MídiaOn

NOTÍCIAS

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA COMANDO DE POLICIAMENTO DA REGIÃO NORTE 24ª CIPM/JACOBINA: NOTA DE PESAR

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018 / Bahia

É com profundo pesar que a 24ª CIPM lamenta o falecimento do Sargento PM Edvaldo Batista dos Santos, aos 70 anos de idade, ocorrido no Hospital Sagrada Família em Salvador na noite de quarta-feira, 12 de dezembro de 2018, após seu estado de saúde ter se agravado por problemas cardíacos. O militar da reserva vinha se tratando já por alguns anos, passando por algumas cirurgias, não conseguindo, na presente data, vencer a enfermidade.

O Sargento PM Edvaldo, que é natural de Jacobina, ingressou na Polícia Militar da Bahia no ano de 1978, passando pelo Curso de Formação de Soldado no 3º Batalhão da PMBA em Juazeiro-BA e logo após foi apresentado na 24ª CIPM em Jacobina-BA, na época 4ª CIA pertencente do 3º Batalhão, onde prestou excelentes serviços por diversas localidades desta região até o ano de 2004, onde foi transferido para a gloriosa Reserva Remunerada. Sempre cumpriu seu papel de Policial Militar com muita eficiência e presteza, gerando com isso diversos elogios em sua ficha profissional. Ele sempre foi um apaixonado pela sua profissão e, diante do convívio entre seus irmãos milicianos, sempre foi considerado como um profissional exemplar além de ser um excelente amigo e companheiro.  

“Não apenas para nós, Policiais Militares, mas para todos os familiares e amigos, esta perda é indescritível. O Sargento Edvaldo, mais que um grande colaborador da 24ª CIPM, foi um ser humano digno de elogios, sempre amigo, disposto e pronto para o cumprimento de suas missões.”

FLAILTON FRANKLES ROSA DE OLIVEIRA – Major PM
Comandante da 24ª CIPM


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Cães da polícia são treinados para busca de pessoas desaparecidas e foragidas

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018 / Bahia

A busca de pessoas desaparecidas e foragidas terá um reforço. Cães de detecção das polícias Civil e Militar passaram por treinamento realizado por Ana Albernaiz e Ricardo Cardoso, instrutores fundadores do Grupamento de Busca e Resgate Brasil. O Seminário de Mantrailing – termo que resume a busca através do cheiro - foi realizado na sede do Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas, entre os dias 10 e 14 deste mês.

O treinamento, que é pioneiro na Bahia para este tipo de busca, foi oferecido para os animais dos canis da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, do Batalhão de Polícia de Choque, da Rondesp Leste, 33ª Companhia Independente da Polícia Militar (Valença), além da Guarda Civil de Salvador.

Durante os cinco dias de treinamento teórico e prático foi ministrado o conteúdo fisiológico do poder do olfato dos cães, de algumas raças específicas. Elementos que agregam a fixação como tempo, condições climáticas e da biodiversidade e também as características que devem possuir um cão para este tipo de trabalho.

A seleção do cão, montagem e dificuldade nas pistas, que podem ser criadas a fim de explorar o desenvolvimento do animal, também foram abordadas. “Uma das informações que demonstram o grau de utilidade dos cães de detecção, para a busca de pessoas desaparecidas e foragidas, é que um odor de uma pessoa poderá ficar permanente numa floresta por cinco anos e em superfícies asfálticas e aquáticas, por mais de 40 minutos”, afirmou Marcos Melo, investigador do canil da COE.


Blogbraga/Fonte: Ascom/ Polícia Civil

Compartilhar no Whatsapp

Jumbo Auto Center: Revise seu carro antes de viajar

Sábado, 15 de Dezembro de 2018 / Bahia

Revise seu carro de passeio, sua caminhonete antes de viajar de férias, para pegar a estrada com tranquilidade leve seu veículo na JUMBO AUTO CENTER, lá tem Pneus, Baterias, Alinhamento, Balanceamento 3 D Computadorizado , serviço leva e traz se o cliente não puder esperar, sala de espera e o melhor, qualidade no serviço com garantia.

Aqui você diz como quer pagar. Agora na Jumbo Auto Center você tem pneus novos.

Revise seu carro antes de viajar.

Endereço: Avenida Octogonal, 639 - Jardim Imperial, Luis Eduardo Magalhães - BA

Telefone: (77) 3628-1778 - 9.9977-1778

 

Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM FORMA 321 ALUNOS NO PROGRAMA DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS – PROERD, EM JACOBINA

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Bahia

Na manhã de quarta-feira, 12 de dezembro, mais uma vez a 24ª CIPM realiza a formatura dos alunos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desta vez na cidade de Jacobina. A formatura foi realizada no auditório do COMUJA e alcançou o quantitativo de 321 alunos. Estiveram presentes, além das policiais militares que ministram este projeto, os pais dos alunos e amigos da escola, os quais foram voluntários para ajudar em diversas tarefas da formatura.

Inúmeras autoridades do município se fizeram presentes como o Ilmº Sr. Cap PM Juliano Procópio, respondendo pelo Comando da 24ª CIPM, o Ilmº Sr. Ten PM Adalberto Nascimento, Coordenador do PROERD, a Ilmª Dra. Manuela Rodrigues, Delegada Titular de Jacobina, a Ilmª Sra. Robervânia Rios, Coordenadora da 20ª CIRETRAN, o Ilmº Pastor Fábio Miguel da Igreja Assembléia de Deus, o Ilmº Sr. Antônio Carlos, representando a Loja Maçônica de Jacobina, a Ilmª Sra. Ítala de Oliveira, Representando a Secretaria Municipal de Educação, o Ilmº Sr. João Paulo Dias, Vice Diretor do COMUJA, a Ilmª Sra. Edilania Ribeiro Vasconcelos, Diretora do Colégio Municipal João Belo, além do Ilmº Sr. Adriano Mota, Gerente dos Postos Avenida e Pedra Branca, um dos colaboradores do Projeto.

O PROERD consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, escola e família, para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e os adolescentes. O foco é auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas, que os influenciarão a experimentar as drogas ou mesmo a se engajarem em atividades violentas.

A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e à violência do mundo.

É um programa com caráter social preventivo posto em prática pela Polícia Militar, que trabalha em conjunto com os alunos da Educação Infantil, 5º e 7º anos do ensino fundamental, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula que inserem em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.
“Estou muito feliz por participar de evento tão importante pra nossa sociedade. Os nossos infantes são o bem mais precioso e, representam o futuro da nossa Cidade, do nosso Estado e do nosso País. Parabenizo as nossas policiais militares femininas, a Soldada PM Josabete Ribeiro e Soldada PM Josenilda Vieira pelo brilhante trabalho no PROERD, ao Tenente PM Adalberto pela coordenação do programa e aos colaboradores que apoiaram na realização deste evento.” Disse o Capitão PM Juliano Procópio, Respondendo pelo Comando.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

24 CIPM INICIA CAMPANHA NATAL SEM FOME E FAZ ARRECADAÇÃO EM JACOBINA

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Bahia

A 24ª CIPM deu início a Campanha NATAL SEM FOME, idealizada pelo Comando de Policiamento da Região Norte em Juazeiro-Ba, visando arrecadar, através de doações, alimentos não perecíveis para a distribuição a pessoas mais necessitadas da cidade de Jacobina. 

O ponto de arrecadação está sendo na sede da 24ª CIPM localizada na Avenida Lomanto Junior, s/n, bairro Estação (Antigo Parque do DER-BA).

A distribuição do material arrecadado será definida a partir do dia 21 de dezembro, definida pelo Comandante da 24ª CIPM em comum acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade de Jacobina.

"Reconhecemos a importância desta campanha, e contamos com o apoio e solidariedade de toda sociedade de Jacobina e Região." disse o Capitão PM Juliano Procópio, Respondendo pelo Comando. 

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Em evento do FNDE Eures pede ao Ministro da Educação liberação de recursos do Brasil Carinhoso

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018 / Bahia

FNDE em Ação acontece na sede UPB até esta sexta-feira (14)
 
Foi aberto na manhã desta quinta-feira (13), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, o encontro FNDE em Ação. Realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento segue até esta sexta-feira (14) para capacitar gestores educacionais e prestar atendimento individualizado na solução de pendências para execução dos diversos programas do órgão. A iniciativa trouxe à capital baiana o ministro da Educação, Rossiele Soares, e o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro.

Na oportunidade, o presidente da UPB, Eures Ribeiro, pediu de apoio a Rossiele Soares para liberação de recursos do Programa Brasil Carinhoso, permitindo que os municípios possam contar com esse reforço no fechamento das contas de final de ano. “Pedimos o apoio para que antes do senhor deixar o ministério possa ser pago o Brasil Carinhoso que é um recurso importante para os municípios”, ressaltou Eures Ribeiro, que também pediu a antecipação da contrapartida do Fundeb.

O ministro afirmou que o recurso é de responsabilidade partilhada com o Ministério do Desenvolvimento Social e que estará com o ministro da pasta nos próximos dias para levar o apelo dos prefeitos. Sobre a parte que cabe à Educação, referente às matrículas, afirmou que “os dados estão sendo atualizados e assim que aprovados serão pagos”. Soares também defendeu o apoio aos municípios. “Espero que a gente toque o Brasil continuando a olhar pelos municípios. Sem apoiar verdadeiramente os municípios, a gente não vai sair do lugar”.

Silvio Pinheiro fez um balanço dos dois anos em que esteve à frente do órgão. No período a Bahia recebeu 312 novas obras, com investimentos de R$200 milhões, além de contar com novos mobiliários e equipamentos. Pinheiro também destacou o esforço para criar o cartão do PNAE, reduzir a burocracia, e oferecer assistência técnica na solução jurídica das obras paralisadas. “Tivemos o compromisso de dar uma solução definitiva para 250 mil prestações de contas, que hoje é o maior problema que os gestores públicos do Brasil enfrentam”, apontou. 
 
A disposição de Pinheiro em colaborar com os municípios foi ressaltada pelo presidente da UPB. “Orgulha por ser um baiano”, disse Eures ao completar: “as obras não saiam do papel e com você os municípios puderam concluir o que estava parado e abandonado em todo o Brasil. E para isso você não olhou coloração partidária”. Na ocasião, Eures Ribeiro saudou ainda o ministro Rossiele Soares, que ao lado de Silvio Pinheiro e do assessor do FNDE, Maurício César, foram homenageados pela UPB com a placa de “Amigo do Município”.
 
Melhor Merendeira do Brasil

Durante o encontro, foi homenageada a merendeira Djanira Souza, da escola quilombola de Ilha de Maré. Ela foi escolhida como a ‘Melhor Merendeira do Brasil’, em um concurso nacional do MEC intitulado “Super Merendeira”. O prefeito de Salvador, ACM Neto, lembrou a importância da premiação e se disse orgulhoso em saber que a profissional faz parte da rede escolar do município. “Orgulha saber que ela representa nossa rede em um tema tão sensível. Às vezes, a merenda escolar é a principal refeição do aluno. Hoje, todas as nossas crianças sentem-se premiadas e reconhecidas”, declarou o prefeito.
 
Atendimento

Durante os dois dias do encontro, técnicos do órgão prestarão atendimento especializado aos gestores educacionais para dar orientações e resolver possíveis pendências na execução dos programas. Nos dois dias, o atendimento vai das 9h às 18h, esclarecendo dúvidas sobre prestação de contas, monitoramento e execução de obras, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Haverá ainda apresentações sobre transporte escolar e Plano de Ações Articuladas (PAR).


Blogbraga/UPB - União dos Municípios da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Sete criminosos são inseridos no Baralho do Crime

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018 / Bahia

Sete criminosos foram inseridos, na manhã desta quinta-feira (13), no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública. A ferramenta fecha o ano com 48 cartas alteradas, nos quatro naipes, e apresenta criminosos que atuam em Salvador, Região Metropolitana e Interior do Estado. 

Procurado pelo latrocínio – roubo seguido de morte – do professor universitário Danilo Fortuna Mendes de Souza, ocorrido em setembro deste ano, no Rio Vermelho, Anselmo Santos da Conceição, também chamado de 'Sel', Chico, 'Seu Barriga' ou 'Negão', foi inserido no baralho como o novo 'Rei de Espadas'. Sel retira Edson Valdir Souza Silva, o 'Valdir do Sem Terra'. 

Mateus de Jesus Santos, o Bolinho, procurado por homicídio, entra na ferramenta como o novo 'Quatro de Espadas' no lugar de Vagney dos Santos Aquino ou 'Vaguinho'. Bolinho atua na região de Cajazeiras.

Segunda maior carta modificada, o 'Valete de Copas' exibe o rosto de Daniel dos Santos Silva, apelidado de Wolverine, foragido de Lauro de Freitas, RMS, por homicídio. Wolverine remove Eduardo de Jesus Evangelista, o Dudu. Ainda no naipe de Copas, o 'Seis' expõe o homicida Tiago de Souza Pinto, o 'Manjare' ou 'Thiaguinho', do bairro Dom Avelar. Manjare substitui Marivan Elias da Silva, o Quila.

Preso em novembro, no Espirito Santos, Eldo Ferreira Batista, o Eldinho, antigo 'Nove de Ouros', dá lugar a Anderson Vieira Nunes dos Santos, chamado de Baê. Procurado por homicídio qualificado, Baê é da região de Canabrava, bairro da capital.

Também investigado por homicídio qualificado, Diego Freitas Sacramento, o brabo, está na posição de 'Nove de Paus' e muda Rivandeck Correia Pereira. Já o 'Três de Paus' estampa o rosto do traficante Welington de Jesus Santos, ou Caveirinha, de Peirperi, Subúrbio Ferroviário. 

Através do Baralho do Crime, a população pode conhecer os rostos dos criminosos mais perigosos do estado e contribuir para suas capturas. As denúncias podem ser transmitidas, de forma sigilosa, através do Diques Denúncia 3235-0000 (capital) e 181 (interior do estado).


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem 255 cidades em alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya, aponta Ministério da Saúde

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018 / Bahia

Aedes aegypti é o transmissor da dengue, vírus zika e chikungunya — Foto: Divulgação

Levantamento foi divulgado pelo órgão nesta quarta-feira (12). Salvador está entre os 186 municípios em alerta.

A Bahia tem 255 cidades em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (12) pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o órgão, os dados são resultado do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) deste ano.

Das 255 cidades destacadas no estado, 186 estão em alerta, incluindo Salvador. Outras 69 estão com risco de surto das doenças.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, na Bahia, a maior parte dos criadouros foi encontrada em depósito de água (5.427), seguida de depósitos domiciliares (1.735) e lixo (490).

Dados nacionais

Em todo o país, 5.358 mil municípios - 96,2% da totalidade de cidades - realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas doenças, sendo 5.013 mil por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 345 por armadilha. A metodologia armadilha é utilizada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente.

O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que realizem ao menos quatro vezes ao ano o LIRAa. Em janeiro de 2017, a pasta publicou Resolução nº 12 que torna obrigatório o levantamento entomológico de infestação por Aedes aegypti pelos municípios e o envio da informação para as Secretarias Estaduais de Saúde e destas, para o Ministério da Saúde.

A realização do levantamento está atrelada ao recebimento da segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, recurso extra que é utilizado exclusivamente para ações de combate ao mosquito. Até então, o levantamento era feito a partir da adesão voluntária de municípios.

Dados epidemiológicos nacionais

Dengue: Até 10 de novembro, foram notificados 228.042 mil casos de dengue em todo o país - um pequeno aumento em relação ao mesmo período de 2017, quando foram contabilizados 226.675 mil casos. A taxa de incidência, que considera a proporção de casos por habitantes, é de 109,4 casos/100 mil habitantes. Em comparação ao número de óbitos, a queda é de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 173 mortes em 2017 para 136 neste ano.

Chikungunya: Até 10 de novembro, foram notificados 82.382 mil casos de chikungunya em todo o país - redução de 55% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram contabilizados 183.281 mil casos. A taxa de incidência, que considera a proporção de casos por habitantes, é de 39,5 casos/100 mil habitantes. Em comparação ao número de óbitos, a queda é de 81% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 189 mortes em 2017 para 35 neste ano.

Zika: Até 10 de novembro, foram notificados 7.544 mil casos de zika em todo o país - redução de 54% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram contabilizados 16.616 mil casos. A taxa de incidência, que considera a proporção de casos por habitantes, é de 3,6 casos/100 mil habitantes. Neste ano, foram dois óbitos por Zika.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Cooperação alemã doa 4 milhões de euros para apoiar projeto de geração de biogás da Embasa

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018 / Bahia

Recursos são para preparativos do projeto a ser financiado pelo banco KfW

Um acordo de cooperação financeira que prevê a doação de quatro milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões) foi assinado, hoje (12), entre o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, e o diretor do banco alemão de desenvolvimento (KfW) no Brasil, Martin Schröder. A doação é uma contribuição do KfW para que a Embasa inicie os preparativos de um empreendimento de grande porte, o Programa de Saneamento Metropolitano, a ser desenvolvido nos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila. O custo total do empreendimento é de 80 milhões de euros, sendo 60 milhões a serem financiados pelo KfW e o restante com recursos próprios da Embasa. 

O Programa de Saneamento Metropolitano inclui a ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário (SES) de Camaçari e Dias D’Ávila e a implantação de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) de alta tecnologia, a ETE Norte. Essa estação fará o aproveitamento do biogás, gerando energia suficiente para suprir cerca de 70% das necessidades energéticas da própria ETE. Além disso, o efluente tratado poderá ser reaproveitado como “água de reuso”, para diversos fins. Outro diferencial dessa ETE será o tratamento terciário (remoção de nutrientes), impactando positivamente para a qualidade dos mananciais da região. 

“Esse projeto é um divisor de águas para a Embasa”, destaca o presidente da empresa, Rogério Cedraz. Ele observa que, ao usar o efluente tratado, a captação de água nos mananciais da região poderá ser reduzida, deixando mais água disponível para consumo humano. Além disso, o empreendimento ampliará a cobertura de esgotamento sanitário dos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila, onde estão localizadas as bacias de importantes mananciais da RMS, o que contribuirá para sua preservação. A perspectiva é que, até 2031, cerca de 28 mil novas ligações de esgoto sejam implantadas, nos dois municípios. 

Doação para preparativos e acompanhamento 

A doação dos 4 milhões de euros pelo KfW, mesmo antes da contratação do financiamento, é uma forma de apoiar a Embasa nas ações de preparação. “Esses recursos serão usados para três fins: capacitação do nosso pessoal para operar o empreendimento no futuro; ações sociais junto à comunidade, para que os moradores tenham uma compreensão dos equipamentos que serão instalados e da sua importância ambiental, e apoio técnico à própria condução do empreendimento”, explica o diretor Técnico e de Planejamento da Embasa, César Ramos.

O diretor do KfW no Brasil, Martin Schröder, destaca que a intenção do banco, ao destinar esses recursos não onerosos para a Embasa, antes mesmo da contratação do empréstimo, “é assegurar o êxito desse empreendimento, que tem um impacto ambiental tão importante, inclusive na redução de emissão de gases que causam o efeito estufa”. Ele observa que estações de tratamento de esgoto avançadas, como a futura ETE Norte, já são comuns na Alemanha atualmente, mas que o processo de implantação foi gradual, como vem acontecendo no Brasil. “Tínhamos, no passado, desafios bem parecidos. Então, estamos trazendo também essa experiência para a nossa parceria”, conclui. 

Após a assinatura do acordo de contribuição financeira, que aconteceu hoje (12), os próximos passos estão relacionados à aprovação das garantias para o financiamento. O projeto básico de uso energético do biogás e da ampliação dos SES Camaçari e Dias D’Ávila está sendo desenvolvido no âmbito da Cooperação Técnica entre a Embasa, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. O consórcio Brasil-Espanha TPF/INCIBRA/INNCIVE, vencedor da licitação internacional, é o responsável pelo desenvolvimento do projeto básico.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Homem é morto a tiros por suspeitos em carro em Jacobina/BA

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018 / Bahia

Um homem de nome Leonardo Diego Santos Bezerra de 32 anos conhecido como "Léo" foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira (12), em frente à um circo na Avenida João Fraga  Brandão na cidade de Jacobina/BA.

De acordo com informações passadas a nossa reportagem, criminosos não identificados chegaram em um veículo e efetuaram diversos disparos contra à vítima que estava comprando ingressos para assistir a um espetáculo do circo junto com a família.

Na hora dos disparos uma mulher que não teve o nove divulgado foi atingida de raspão. Ela foi socorrida para o Hospital. O estado de saúde dela não foi informado.

Já Leonardo, não resisitu aos ferimentos vindo a óbito no local. O SAMU esteve no local para prestar socorro ao mesmo, mas ao chegar foi constatado a ausência dos sinais vitais, os socorristas nada puderam fazer a não ser constatarem o óbito.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) local.

Ainda não se sabe a motivação do crime. A Polícia Militar juntamente com a GCM e a Polícia Civil estiveram no local. A Polícia Civil local deve investigar o caso.


Blogbraga/Fotos de Internauta de Jacobina

Compartilhar no Whatsapp

Caminhão roubado em São Paulo é recuperado pela PRF em Senhor do Bonfim/BA

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018 / Bahia

O veículo, destinado ao transporte de água potável, foi flagrado pelos agentes federais no KM 126 da BR 407.

Na manhã de ontem (11), durante fiscalização realizada na região norte do estado, a Polícia Rodoviária Federal recuperou um caminhão roubado há mais de quatro anos. A ação foi registrada por volta das 10h30, no KM 126 da BR 407, trecho do município baiano de Senhor do Bonfim.

Durante patrulhamento de rotina, os PRFs visualizaram o caminhão-tanque estacionado e iniciaram o processo de averiguação. No decorrer da identificação veicular, a equipe constatou que os elementos identificadores do caminhão estavam em desconformidade com o padrão normal. Posteriormente, após consultar o banco de dados, os policiais constataram que o caminhão possuía registro de roubo, datado em maio de 2014 no estado de São Paulo.

O veículo foi encaminhado juntamente com seu condutor para a delegacia de polícia judiciária local, onde serão adotadas as medidas cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA FEDERAL PRENDE TRÊS MULHERES POR TRÁFICO INTERNACIONAL NO AEROPORTO DE SALVADOR

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018 / Bahia

Salvador/BA – Na noite desta terça-feira (11), no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, a Polícia Federal prendeu três brasileiras que tentavam embarcar em voo com destino a Lisboa, Portugal, levando consigo quase 25 kg de cocaína.

A droga estava acondicionada no forro de três malas e em frascos de cremes, xampus e enxaguantes bucais, e foi localizada pelos policiais federais em inspeção de rotina realizada no momento do embarque.

Na semana passada um casal já havia sido preso em circunstâncias idênticas, tentando embarcar para Portugal pelo Aeroporto de Salvador com 11,5 kg da droga escondida da mesma forma.

As três foram autuadas em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes, previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, e permanecerão à disposição da Justiça Federal.


BlogBraga/ Repórter Paiva / Polícia Federal

Compartilhar no Whatsapp

Abono Salarial do PIS, calendário 2018/2019, começa a ser pago para os nascidos em dezembro

Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018 / Bahia

Mais de um milhão de trabalhadores em todo o Brasil têm direito ao benefício

A CAIXA inicia, nesta quinta-feira (13), o pagamento do Abono Salarial do PIS (Programa de Integração Social) calendário 2018/2019, ano-base 2017, para os trabalhadores nascidos no mês de dezembro. Os valores, que variam de R$ 80 a R$ 954, são relacionados ao tempo de trabalho durante o ano base. Trabalhadores com conta na CAIXA, titulares de conta individual com cadastro atualizado e movimentação na conta, recebem o crédito automático nesta terça-feira (11).

Os pagamentos do Abono Salarial do PIS são realizados conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho, com os nascidos naquele mês. Os recursos de todos beneficiários ficam disponíveis para retirada até 28 de junho de 2019. Para os nascidos em dezembro, estão disponíveis mais de R$ 1.3 bilhão para 1.8 milhão de trabalhadores. O valor do benefício pode ser consultado no Aplicativo CAIXA Trabalhador, no site da CAIXA (www.caixa.gov.br/PIS) ou pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

Em todo o calendário 2018/2019, foi disponibilizado R$ 16,3 bilhões para 22,3 milhões de beneficiários. Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2017, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2017.

Quem possui o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento CAIXA Aqui ou aos terminais de autoatendimento da CAIXA. Caso não tenha o Cartão do Cidadão e não tenha recebido automaticamente em conta CAIXA, o valor pode ser retirado em qualquer agência da CAIXA, apresentando o documento de identificação.

Dados Regionais

No estado da Bahia,  97.754 beneficiários do abono salarial do PIS, nascidos em dezembro, tem direito a receber o montante de R$ 74.133.284,00.

Calendário 2017/2018

Os trabalhadores que não sacaram o Abono Salarial PIS/Pasep calendário 2017/2018, ano-base 2016, que terminou em 29 de junho, têm nova oportunidade para sacar o benefício. Para esses trabalhadores, o valor está disponível para saque até 28 de dezembro de 2018.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Jacobina decreta Situação de Emergência

Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018 / Bahia

Os prejuízos causados pelas chuvas torrenciais na cidade do ouro, geraram prejuízos diversos em ruas, avenidas, residências, estabelecimentos comerciais, além de danos a prédios e equipamentos públicos e, algumas famílias que ficaram desabrigadas.

Certamente que nos próximos dias, a Prefeitura de Jacobina terá que reunir esforços na reestruturação urgente de vários locais afetados pelo temporal que caiu em nossa cidade, durante a madrugada do último domingo, (09).

O Decreto de Situação de Emergência tem como premissa atender os serviços mais emergenciais. Por isso, a Coordenação de Defesa Civil do Município de Jacobina já solicitou desde as primeiras horas o apoio da Superintendência de Defesa Civil do Governo do Estado da Bahia, para que juntos possam reunir esforços e otimizar o apontamento dos riscos causados pela chuva.


Blogbraga/ASCOM/PMJ

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24 CIPM FORMA 416 ALUNOS NO PROGRAMA DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS - PROERD

Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018 / Bahia

Na noite de sexta-feira, 07 de dezembro, mais uma vez a 24ª CIPM realiza a formatura dos alunos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desta vez na cidade de Umburanas. A formatura foi realizada nas dependências da Igreja Assembléia de Deus e alcançou o quantitativo de 416 alunos. Estiveram presentes, além das policiais militares que ministram este projeto, os pais dos alunos e amigos da escola, nos quais foram voluntários para ajudar em diversas tarefas da formatura.

Inúmeras autoridades do município se fizeram presentes como o Exmo Sr. Roberto Bruno, Prefeito, o Ilmº Sr. Sorlando Batista, Vice Prefeito, a Ilmª Sra. Vanessa Nunes, Secretária Municipal de Educação, o Ilmº Sr. Jocelin Costa, representante da Empresa Engie, o Ilmº Sr. Sostenes, representando o Pastor Isaías Cirilo, o Ilmº Sr. Subtenente PM Manoel Messias, Comandante do 5º Pelotão, representando o Ilmº Sr. Major Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, além do Ilmº Sr. 1º Tenente PM Hugo Marx, que presidiu a Solenidade.

O PROERD consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, escola e família, para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e os adolescentes. O foco é auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas, que os influenciarão a experimentar as drogas ou mesmo a se engajarem em atividades violentas.

A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e à violência do mundo.

É um programa com caráter social preventivo posto em prática pela Polícia Militar, que trabalha em conjunto com os alunos da Educação Infantil, 5º e 7º anos do ensino fundamental, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula que inserem em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

"Parabenizo as policiais militares femininas, Soldada PM Josenilda Vieira e Soldada PM Josabete Ribeiro pelo brilhante trabalho no PROERD e aos colaboradores da região, os quais proporcionaram o apoio logístico para que este Programa Educacional tivesse sucesso. Tenho enorme satisfação de participar de um evento tão importante. As crianças são o que há de mais precioso numa sociedade e não mediremos esforços neste projeto no intuito de protegê-las.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Jovens de assentamento na Chapada Diamantina investem agroindústria e obtêm bons resultados

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018 / Bahia

Nove jovens e três assentados investem na criação de uma agroindústria, que já manufatura 17 produtos diversificados, ampliando a renda de suas famílias. Os jovens são filhas e filhos de trabalhadores rurais assentados, da área de reforma agrária Baixão, situado na zona rural do município de Itaetê, na região da Chapada Diamantina. 

O grupo criou a agroindústria Agryba Sabores, que todo mês fabrica 397 quilos de produtos, além de 375 unidades de outros itens. Entre os produtos estão: biscoitos, broa de milho, cocada, bolos, temperos e o carro-chefe do projeto, polpa de frutas. Os preços variam entre R$ 0,50 a R$ 20,00.  

Eles entregam produtos para as escolas municipais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de produzirem por encomenda. Mesmo com estrutura enxuta, os jovens empreendedores da reforma agrária fabricam, por mês, 50 kg de tempero de arroz, 150 kg de polpa de fruta, 150 pamonhas e 100 kg de chimango (que é um biscoito típico da região do Sudoeste do estado). 

“Hoje temos uma variedade de produtos, mas a nossa principal matéria prima é a mandioca e as frutas da região” conta Alana Oliveira, uma das fundadoras da agroindústria. A Agryba comercializa também produtos in natura como mandioca, banana da prata, café, batata-doce, inhame e abóbora. 

De acordo com Alana, o faturamento diminui com o fim do período escolar. “Até o retorno das aulas, focamos nas encomendas e na participação de feiras da agricultura familiar”, acrescenta. 

Histórico

O assentamento Baixão foi criado no ano 1999, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), numa área de 3,5 mil hectares, onde vivem 140 famílias. 

Decididas a permanecer com suas famílias no assentamento, em 2014, Alana, que tinha acabado de concluir o curso superior de Tecnologia em Agroindústria, e a amiga Maria Aparecida Coelho, formada em magistério, começaram a investir em produção e venda de crepe suíço. 

Explorando novos caminhos, em 2015, as sócias entraram para o PNAE, onde começaram a fabricar polpa de frutas oriundas do assentamento. “Decidimos construir nossa cozinha com o apoio de nossas famílias. Assim, agregamos valor aos produtos da agricultura familiar”, frisa Alana sobre o começo da Agryba Sabores, que hoje é composta por nove jovens filhos de assentados e três assentados.

Apesar das dificuldades com a infraestrutura e suporte técnico para a aquisição do selo da agricultura familiar, Alana e Maria Aparecida, as idealizadoras do projeto, afirmam que a iniciativa tem dado certo. “Essa é a forma que encontramos de continuar no assentamento e ajudar nossas famílias. Já conseguimos ampliar o espaço e compramos alguns equipamentos para ajudar na fabricação”, conta Alana.

Curiosidade

O nome da agroindústria Agryba Sabores é de origem indígena. O termo “Agr” vem de agricultura e “yba”, de fruto ou árvore, em tupi-guarani. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA

Compartilhar no Whatsapp

Chuva causa alagamentos em ruas de Jacobina; parte de uma casa desabou

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018 / Bahia

Foto internauta do Blogbraga: Cachoeira do Paulista em Jacobina

A chuva que caiu na madrugada deste domingo (9) na cidade de Jacobina, no norte da Bahia, deixou casas e ruas alagadas. Segundo informações da Polícia Militar (PM), uma casa desabou parcialmente, mas a família, que estava dentro do imóvel, foi resgatada sem ferimentos graves.

De acordo com a PM, a chuva começou por volta das 2h. O caso mais grave aconteceu no bairro Índios, onde uma família ficou presa após a casa desabar. Policiais militares e voluntários de uma igreja realizaram o resgate.

A Polícia Militar informou que não há informações sobre o número de desalojados em Jacobina, mas muitas casa sofreram com alagamentos.

Nathalia Souza, de 25 anos, moradora do bairro da Jacobina II, informou ao G1 que a chuva dessa madrugada invadiu a casa dela.

"Começou a chuva e a casa encheu logo. Essa história começou há três anos, quando construíram a UPA no fundo da nossa casa, e agora a casa sempre alaga, porque só temos um bueiro no bairro", disse.

Nathalia informou que a UPA foi construída no lugar de um campo de futebol que ajudava a absorver a água da chuva. Desde então, a casa dela, que fica ao lado do bueiro, tem sofrido com alagamentos.

Em postagem nas redes sociais, Nathália contou que caso parecido ocorreu na casa dela, há cerca de três anos. Ela explicou que uma manilha colocada no local para escoamento da água não dá conta do volume da água que desce de todo conjunto habitacional Jacobina II.

A moradora diz que a maioria das bocas de lobos do local está entupida e que a pista também é mais alta. Por isso, sempre que chove, a água vai toda para a manilha, que não suporta um volume alto.

"Eu peço encarecidamente que a prefeitura tome alguma providência. Não deixe o nosso clamor esquecido, como fizeram há três anos", diz.


Blogbraga/G1 - Fotos Internauta do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Produtores de uva já calculam perdas devido à chuva no Vale do São Francisco

Domingo, 09 de Dezembro de 2018 / Bahia

A chuva tanto pedida pelos agricultores veio, mas, choveu demais. Na zona rural de Petrolina, no interior de Pernambuco, produtores de uva calculam os prejuízos, que, em seis dias de precipitação, já chegam a R$ 7 milhões e uma perda de 650 toneladas da fruta. Os pomares estão molhados, trabalhadores parados e os produtos perecendo.

Segundo cálculos do Sindicato dos Produtores Rurais do município (SPR), feitos a partir dos relatos dos fruticultores, há a estimativa de que 35% da produção de uva que estava pronta para colheita tenha sido comprometida com a chuva, que registrou uma média de 90 milímetros nas regiões de fazendas. “A maioria das variedades de uva não suporta tanta água”, comenta o gerente executivo da entidade, Flávio Diniz.

Flávio explica que os prejuízos dos últimos seis dias se concentram nas frutas que seriam colhidas para o consumo interno durante o Natal. Mas as consequências podem se estender para o próximo ano. “Os produtores já vêm se preparando há algum tempo para a safra 2019.1, só que a uva tem um ciclo, ela obedece a tratos culturais. E por conta da chuva poderá existir uma redução de produtividade”.

No Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, a Fazenda Ara Agrícola cultiva 175 hectares de uva de mesa e, nesse período de chuva, tinha 14 mil quilos da fruta para serem colhidos. De acordo com o gerente de campo da propriedade, Ivan Lopes, lá as perdas alcançam 40%. “A maioria era da variedade Crimson, um tipo de uva que não aguenta chuva, então elas apodreceram e nós estamos com uma perda aí de no mínimo R$ 50 mil”, disse. Na Ara Agrícola, apenas 20% do planejamento para esta semana foram executados.

“Quando contamos a diária com a mão de obra parada o prejuízo cresce mais ainda. O trabalhador rural não pode trabalhar durante a chuva; quando ela passa, eles também não podem entrar na área de plantação porque ela está molhada, e tudo isso só vai se acumulando”, afirmou Ivan.

 Enquanto isso, o gerente do SPR, Flávio Diniz, conta que os prejuízos na região só não são maiores porque os produtores já haviam colhido a maior parte da produção e começaram a tomar as providências para minimizar os prejuízos. “Eles vão agora se preocupar com um novo planejamento para atender as demandas da fruta em 2019, por conta desse período chuvoso”, finalizou ele.


Blogbraga/CLAS Comunicação & Marketing

Compartilhar no Whatsapp

Ação conjunta da PRF e PM prende traficante em Senhor do Bonfim/BA

Sábado, 08 de Dezembro de 2018 / Bahia

O homem foi preso após ser flagrado com entorpecentes dentro de um ônibus na BR 407.

A Polícia Rodoviária Federal com apoio da Polícia Militar prendeu um passageiro de ônibus transportando crack e cocaína durante fiscalização na noite de ontem (7), em Senhor do Bonfim, região norte da Bahia.

O flagrante ocorreu após abordagem ao coletivo, que havia saído de Salvador (BA) com destino a Juazeiro (BA). Ao fiscalizar o compartimento de bagagens, os policiais encontraram 5,4 kg de crack e aproximadamente 100 g de cocaína.

Um dos passageiros foi identificado como sendo o proprietário das drogas. Ele relatou que embarcou no ônibus na cidade de Feira de Santana (BA) e pretendia levar os entorpecentes até o Rio Grande do Norte.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil em Senhor do Bonfim. O crime de tráfico de entorpecentes tem pena prevista de até 15 anos de prisão.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM recupera motocicleta furtada em Jacobina/BA

Sábado, 08 de Dezembro de 2018 / Bahia

Na manhã deste sábado (08), policiais militares do 2º Pelotão da 24ª CIPM em Jacobina, tomaram ciência de uma motocicleta Honda CG Titan 150Cc, furtada em frente à residência do proprietário, localizada no Bairro Jacobina IV.

Prontamente, estes policiais iniciaram diligências pelas localidades próximas e, precisamente no Conjunto Habitacional Novo Amanhecer, fora avistada uma motocicleta nas mesmas características e, o condutor ao notar a presença da viatura policial, empreendeu fuga sentido a um matagal das proximidades, momento este que o condutor suspeito do furto, abandonou o veículo e adentrou a mata de difícil acesso, tomando sentido ignorado.

A motocicleta foi apresentada na Sede da 16ª COORPIN em Jacobina, aos cuidados do Delegado Plantonista, e a vítima orientada a registrar a ocorrência para recuperar o seu bem.

“Parabenizo os policiais militares na eficaz ação, recuperando assim um bem material de um cidadão. Este comando garante atender toda e qualquer solicitação para que a ordem e paz públicas prevaleçam na área de nosso domínio de atuação”. Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Mais de 7,8 mil contribuintes da Bahia recebem restituição do IR no 7º lote

Sábado, 08 de Dezembro de 2018 / Bahia

Na Bahia, 7.821 contribuintes vão receber a retistuição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas, no sétimo lote. A Receita Federal liberará a consulta à lista de quem terá direito ao crédito na segunda-feira (10). O valor será depositado no dia 17 de dezembro.

Conforme o órgão, o lote abrange também restituições de exercícios anteriores (2008 a 2017). Na Bahia, o total do valor que será pago aos contribuintes é de R$ R$ 15.658.326,45 milhões.

A maior parte é relativa ao exercício 2018: 4.885 contribuintes, num valor total de R$ 9.378.583,97.

Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas pelo site da Receita Federal. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo para tablets e smartphones.

Malha Fina
Terminado o processamento das declarações do IRPF 2018, 30.779 baianos permaneceram retidos na malha. No ano passado, foram 33.466.

A quantidade de declarações retidas hoje em malha fiscal corresponde a 2,62% do total de 1.172.546 declarações do IRPF 2018 apresentadas, na Bahia, neste ano. Desse conjunto de declarações retidas em malha, 71,69% apresenta imposto a restituir, 23,99% tem imposto a pagar e 4,32% não apresenta imposto a restituir ou a pagar.

As principais razões pelas quais as declarações no estado foram retidas são:

Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: 17.765 declarações com esta ocorrência.
· Despesas médicas: 9.252 declarações com esta ocorrência.
· Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 8.468 declarações com esta ocorrência.
· Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 6.359 declarações com estas ocorrências.
Autorregularização
Para saber se a declaração está na malha fina, os contribuintes podem acessar o Extrato de Processamento da DIRF no sítio da Receita Federal na internet. Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Ao acessar o extrato, é importante prestar atenção na seção "Pendências". É nessa seção que o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

Se a declaração estiver retida em malha fiscal, nessa seção, o contribuinte encontra um link para verificar com detalhes o motivo da retenção e consultar orientações de procedimentos. Constatando erro na declaração apresentada, o contribuinte pode regularizar sua situação apresentando declaração retificadora.

Inexistindo erro na declaração apresentada e estando de posse de todos os documentos comprobatórios, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal.

O agendamento para declarações do exercício 2018 começa a partir de janeiro de 2019.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24 CIPM RECUPERA VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE FURTO NA CIDADE DE PIRITIBA

Sexta-feira, 07 de Dezembro de 2018 / Bahia

Na tarde de quarta-feira, 06 de dezembro, policiais militares do 4º Pelotão em Piritiba, durante realização da Operação Cidade Segura, nas proximidades da BA-422 na cidade já citada, ao abordarem um indivíduo de 30 anos de idade conduzindo um veículo GM/CLASSIC, ano 2012 de cor prata e placa policial com licença de Itamarajú-Ba, na averiguação do licenciamento, foi feita a comparação da numeração do chassi e motor com a do veículo e observou-se que não eram correspondentes.

Diante da constatação de uma suposta adulteração, foi realizada uma consulta pelo número do chassi do veículo abordado e verificou-se que se tratava de um automóvel equivalente ao modelo e cor, porém correspondente ao ano 2010 e com licença da cidade de Salvador-BA, onde fora constatada uma restrição de ROUBO/FURTO. 

O veículo, juntamente com o indivíduo, que é natural de Serrolândia-BA, foi apresentado pelos policiais militares na sede da 16ª COORPIN em Jacobina, onde fora lavrado o Flagrante Delito por Receptação.

“Elogio a atuação de cada policial militar no empenho em nossas Operações Policiais, gerando assim inúmeras ações exitosas em toda área de responsabilidade da 24ª CIPM. Garanto a continuidade destas Operações, no intuito de cada vez mais, a Polícia Militar da Bahia proporcione a segurança pública para nossa comunidade." Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante. 

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Diseps reforçam segurança e dinamizam atendimento à população

Sexta-feira, 07 de Dezembro de 2018 / Bahia

Foto Blogbraga: DISEP de Luis Eduardo Magalhães

O novo modelo de instalação dos Distritos Integrados de Segurança Pública (Disep) tem beneficiado tanto a população dos locais onde estão instalados quanto os funcionários das unidades. Nos últimos quatro anos, com um investimento de R$ 94 milhões, 32 Diseps foram inaugurados em Salvador, região metropolitana e cidades do interior, como Uruçuca, Juazeiro, Paulo Afonso e Caetité. 

A depender do modelo e do porte da cidade, as unidades reúnem os serviços das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros. “Temos uma avaliação muito positiva da reestruturação da infraestrutura de segurança pública. Faz parte do nosso projeto, além das ações de inteligência e aquisição de equipamentos, também a reformulação da nossa rede física. O Disep veio para prover às instituições melhores condições de trabalho", avalia o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. 

O secretário acrescenta que a instalação dos Diseps "prima, em especial, pela integração entre as polícias. Então, nós temos Diseps, como o caso de Vera Cruz, onde há uma unidade das polícias Militar, Civil, Técnica e do Corpo de Bombeiros. Assim, todo mundo trabalha junto, de forma integrada, diminuindo custos e melhorando o acesso da população às forças de segurança”. 

São 15 tipos de Disep, com padrões pré-fabricados de pequeno, médio ou grande porte, além do porte vertical. A unidade de Salvador está instalada no bairro de Cajazeiras e é do tipo IV, modelo que abriga uma delegacia, neste caso, a 13ª Delegacia Territorial. 

Já os Diseps de Bom Jesus da Lapa, Porto Seguro, Serrinha, Alagoinhas e, Barreiras são do tipo I, que reúne prédio administrativo, guarita, unidades das polícias Militar e Civil, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e necrotério. As do tipo XV, como a de Vera Cruz, são completas.

“Fomos os pioneiros no Brasil. É um projeto muito bem avaliado pelo prazo que nós tínhamos para aplicação do recurso, prestação de contas e conseguimos fazer 32 unidades, espalhadas por todos os cantos da Bahia, em um estado grande como o nosso. Eu acredito que foi muito bem realizado e que seja uma tônica para os próximos anos. A satisfação do servidor policial e da população reflete o sucesso do projeto”, conclui Maurício Barbosa.


Blogbraga/Fonte: Secom/BA

Compartilhar no Whatsapp

Vice-presidente do TCM aponta desafios para melhorar Educação

Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2018 / Bahia

O vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Fernando Vita, citou, em palestra, números que indicam o tamanho do desafio a ser enfrentado para se melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas, e que impõem o envolvimento de toda a sociedade, “de modo a se evitar que estudantes das camadas menos favorecidas da população, no futuro, se transformem em cidadãos de segunda classe, em face da deficiência da Educação oferecida pelo Estado”. O conselheiro fez a palestra na abertura do II Seminário Nacional “Educação é da Nossa Conta”, nesta quinta-feira (06/12), no auditório da Cimatec, em Piatã. O evento é promovido pelo TCM e pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado da Bahia.

Participaram da solenidade, também, o presidente do TCE, conselheiro Gildásio Penedo, o deputado estadual e senador eleito, Ângelo Coronel, o diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves, o presidente do Instituto Rui Barbosa (órgão vinculado à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas – Atricon), conselheiro Ivan Bonilha, o conselheiro Cezar Miola, do Rio Grande Sul, além de autoridades estaduais, educadores, prefeitos, secretários de Educação de diversos municípios da Bahia e especialistas em Educação.

Para dar uma noção dos obstáculos que precisam ser superados no esforço para melhorar a qualidade da Educação em nosso Estado, o conselheiro Fernando Vita destacou que, das contas de prefeituras municipais que foram examinadas pelo TCM, referentes a 2016, e que foram rejeitadas, nada menos que “12,5% o foram porque os prefeitos não aplicaram na Educação o percentual mínimo exigido pela Constituição, em seu artigo 212, que é de 25% da receita resultante de impostos provenientes de transferências. Isto, 30 anos após a aprovação da Constituição, que em boa hora estabeleceu esta obrigatoriedade”. Em números absolutos, segundo ele, foram 69 municípios que tiveram contas reprovadas por descaso dos prefeitos com a Educação, “algo inaceitável, mesmo que fosse apenas um”.

O conselheiro observou que este desapreço tem consequências graves porque, em sua maioria, ocorreu em municípios pequenos e médios, “situados nas regiões menos desenvolvidas do estado, municípios onde a maioria da população é carente, e, portanto, mais dependente do estado, da escola pública, para adquirir conhecimento”. Ele apresentou alguns números para dar a dimensão de grandeza e o tamanho do desafio que precisa ser vencido pela sociedade, de modo a formar cidadãos e profissionais qualificados para disputar emprego no mercado de trabalho.

– A rede escolar dos 417 municípios conta com mais de dois milhões de alunos no ensino fundamental. Os orçamentos municipais dos gastos com Educação somaram R$ 35 bilhões e os gastos com a remuneração dos professores alcançaram R$ 3,7 bilhões. Somente em transporte escolar os municípios gastaram algo em torno de R$ 360 milhões – e bem sabemos, na maioria dos casos, quão precária é a qualidade deste transporte. E mais grave: o grande volume de irregularidades, de desvios constatados, denunciados, que exigem, muitas vezes, intervenção policial para conter a ação de verdadeiras quadrilhas.

Apesar dos números grandiosos, segundo ele, “o que vemos hoje, infelizmente – e que justificam os péssimos números da Bahia no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) -, são jovens sendo conduzidos em verdadeiras carroças para escolas sem a menor condição de funcionamento, onde falta de tudo”. Lembrou que, recentemente, o TCM, realizou, sob a coordenação do TCU, auditorias para avaliar a qualidade e disponibilidade das instalações e equipamentos das escolas públicas municipais do ensino fundamental, e o resultado foi frustrante.

– Em parte da escola havia inclusive risco iminente à própria segurança dos estudantes. Risco de desabamento de parte das instalações em suas cabeças. Isto para não falar da ausência de equipamentos básicos, como biblioteca, refeitório, quadra esportiva, laboratório de informática – hoje indispensável à Educação -, entre outros

Para o vice-presidente do TCM, estes fatos mostram que o trabalho a ser desenvolvido em prol da melhoria da qualidade da Educação deve começar do básico, ou seja, “é preciso, antes de mais nada, convencer os gestores públicos sobre a importância de se aplicar na Educação para a promoção, não apenas do desenvolvimento social das nossas populações, mas também para estimular o desenvolvimento econômico do estado e do país”.

Disse estar convencido de que os órgãos de controle externo podem contribuir para dar mais eficiência aos investimentos públicos em Educação, e assim melhorar a sua qualidade. “Faltam recursos? É possível. Mas ninguém duvida de que há um sério problema de gestão que, por falta de planejamento, de qualidade da administração, de desperdícios, de desvios criminosos – temos que reconhecer -, acabam por agravar o problema”.

Ele elogiou as ações que estão sendo implementadas pelo TCM e TCE dentro do programa “Educação é da Nossa Conta”, que na Bahia tem a coordenação da conselheira Carolina Costa, do TCE, e do conselheiros Raimundo Moreira e Alex Aleluia (substituto), do TCM. Destacou o Índice de Performance da Educação nos Municípios (IPEM), que foi criado, com base no IDEB, e que irá permitir que se identifiquem as experiências bem sucedidas em cidades das diversas regiões do estado, e que podem ser replicadas em municípios vizinhos.

O IPEM, que foi lançado durante este II Seminário Nacional “Educação é da Nossa Conta”, irá mensurar o Desempenho de Gestão, o Desempenho dos Estudantes, medido pela proficiência em leitura, escrita e matemática, e o Cumprimento das Obrigações legais, por parte dos prefeitos municipais.

Com este índice, que foi elaborado pelos técnicos do TCM e TCE, e validado pela SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, será possível conhecer e entender porque em alguns municípios o IDEB é satisfatório, ou tem melhorado, e em outros, situados na vizinhança, é muito baixo. “A meta, ao final – disse -, é disseminar as práticas bem sucedidas pelos municípios que têm nível semelhante de desenvolvimento econômico e que enfrentam as mesmas dificuldades sociais e climáticas.”

Já o presidente do TCE, conselheiro Gildásio Penedo, destacou,em seu pronunciamento, a responsabilidade dos tribunais de contas e a contribuição que podem dar para a melhoria da qualidade dos investimentos em Educação e, consequentemente, em seus resultados. “Não devemos examinar as contas a posteriori, mas sim acompanhar de perto a aplicação dos recursos, para que gerem de fato benefícios para a população, que sejam produtivos. Desta forma, vamos prevenir desperdícios, auxiliar no planejamento e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação oferecida aos nossos jovens.”

Ele destacou a qualidade do trabalho que vem sendo realizado em conjunto pelo TCE e TCM, que certamente, em breve, vai gerar frutos. Mas reafirmou que para mudar o quadro atual da Educação em nosso estado, é preciso o envolvimento de toda a sociedade, de todas as instituições e movimentos sociais. Também o deputado Ângelo Coronel, presidente da Assembleia Legislativa e senador eleito falou sobre o tema. Ele prometeu, no Senado, lutar contra a emenda constitucional que “congelou” os investimentos primários em Educação pelos próximos 20 anos. Disse que os efeitos da emenda serão ainda mais graves nos estados do Nordeste brasileiro e vai prejudicar mais acentuadamente os estudantes mais pobres.

Na parte da manhã o II Seminário Nacional “Educação é da Nossa Conta” foi encerrado com uma palestra do professor Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, sobre o “Regime de colaboração e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”.


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

CRA-BA abre inscrições para seleção de representantes em Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e outras cidades

Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2018 / Bahia

O Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) abre inscrições para seleção para Delegado no município de Barreiras e Representantes nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Candeias, Capim Grosso, Santo Antônio de Jesus, Paulo Afonso, Luís Eduardo Magalhães, Cruz das Almas, Irecê, Serrinha, Ribeira do Pombal, Paripiranga, Jacobina, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim, Itaberaba e Brumado. O objetivo é oferecer ao Administrador e instituições sob sua jurisdição o apoio necessário ao desenvolvimento do exercício ou atividade profissional.

É necessário que os candidatos sejam Administradores com diploma há pelo menos três anos, entre outros pré-requisitos. O edital com os detalhes requeridos para preenchimento ao cargo foi publicado no site do CRA-BA (http://www.cra-ba.org.br/) e será feito mediante análise documental e currículo.

Os interessados poderão enviar a sua documentação até o dia 11 de dezembro de 2018, para o e-mail: gerencia@cra-ba.org.br.


Blogbraga/CREA-BA

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: 24 CIPM REALIZOU NESTA TERÇA-FEIRA EM JACOBINA O PROJETO "RODA DE LEITURA INFANTIL"

Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2018 / Bahia

EVENTO FOI REALIZADO NO COMUJA, IMPORTANTE UNIDADE DE ENSINO DA CIDADE.

Na manhã de quarta-feira, 05 de dezembro, o Major Flailton, Comandante da 24ª CIPM, proporcionou as atividades do projeto “Roda de Leitura: Polícia Militar e Comunidade na Corrente do Bem”, a partir de cartilha elaborada pelo Comando Geral da Polícia Militar da Bahia. A Roda foi coordenada no COMUJA pela instrutora do Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência (PROERD), a Soldada PM Josenilda Vieira.

O projeto “Roda de Leitura: Polícia e Comunidade na Corrente do Bem” será aplicado em diversas escolas, tanto em Jacobina quanto nos municípios que compõe a 24ª CIPM, e tem como objetivo maximizar o alcance do livro da PMBA, criado pelo Soldado Orlando Lima Júnior, “Polícia e Comunidade na Corrente do Bem” que mostra em linguagem adequada a crianças de 03 (três) a (sete) 07 anos de idade, quais e como são as atividades da Policia Militar, aproximando assim, PM e comunidade.

“Tenho a honra e a felicidade de participar de um evento tão importante. As crianças são o que há de mais precioso numa sociedade e tanto eu quanto minha equipe não mediremos esforços para protegê-las. Também parabenizo a nossa policial militar feminina, Soldada PM Josenilda Vieira pelo brilhante trabalho desenvolvido.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Na Bahia, 97% dos municípios têm gestão educacional ineficiente

Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018 / Bahia

Na Bahia, a gestão da educação em 398 municípios – 97% do total – é classificada como ineficiente no ensino fundamental. Por outro lado, apenas 14 (3%) são eficientes em termos de gestão educacional nessa mesma etapa da educação básica. Essas constatações estão no Atlas da Eficiência da Gestão Municipal da Educação, lançado na semana passada em Brasília (DF). Do total de 417 municípios baianos, 412 estão no atlas – apenas 5 não dispõem de informações na publicação.

Dos 398 municípios considerados ineficientes, 186 (45%) têm ineficiência moderada; 188 (46%) apresentam ineficiência crítica; e 24 (6%), ineficiência extrema.

O Atlas, que conta com o apoio institucional da Universidade de Brasília (UnB), compara a gestão pública entre municípios de um mesmo estado, traduzindo-a em números e permitindo verificar quais são mais ou menos eficientes em diferentes setores. No caso da Educação, são observados critérios como valor investido por aluno, retenção escolar, aprovação e proficiência.

A publicação foi desenvolvida por uma startup de inovação e pesquisa sem fins lucrativos do Distrito Federal, com a coordenação técnica de um professor da UnB e de um consultor internacional. Trata-se de uma ferramenta com a intenção de melhorar a gestão do dinheiro público, reduzindo o desperdício e otimizando os serviços do Estado brasileiro.

As duas primeiras edições do Atlas, apresentadas no dia 27 de novembro, têm como temas a Educação e os tribunais de Justiça estaduais. Saúde, água e saneamento são outros assuntos a serem apresentados nos próximos meses. Além disso, em breve, serão lançadas publicações sobre os Tribunais Regionais do Trabalho e os Tribunais Regionais Eleitorais.

Gestão por Eficiência

Com o lançamento dos primeiros atlas, também estará disponível, online, a plataforma Gestão por Eficiência, uma base de dados robusta que disponibiliza diversas opcões de pesquisa. Desta forma, gestores e a população podem fazer suas próprias buscas em um ambiente que processa as informações e devolve o cálculo individualizado de eficiência.

Por um Brasil mais Eficiente

Para viabilizar a pesquisa que resultou na plataforma e no atlas, o professor Alexandre Maduro-Abreu, da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE) da UnB, e o consultor Kayton Fernandes de Ávila, fundaram o Instituto de Inteligência em Gestão e Sustentabilidade (I3GS), sem fins lucrativos. Assim, nasceu o movimento apartidário Por um Brasil mais Eficiente.

"O termo eficiência, principalmente em função da crise político-econômica pela qual passa o País, tornou-se protagonista para a gestão pública. Há uma exigência social para que o Estado seja mais eficiente quanto à utilização dos seus recursos. Esse fenômeno está permitindo desmistificar a carga ideológica que o termo carrega", explica Alexandre Maduro-Abreu.

Selo Efi 10.001

Segundo o I3GS, a eficiência é estimada comparando-se os municípios - e os tribunais - a partir dos recursos utilizados e os resultados alcançados. Isso permite identificar as unidades mais eficientes, que se tornam "benchmarks", indicando os ajustes necessários para que as outras alcancem os valores de referência.

Os municípios e tribunais que obtiverem os melhores resultados dentro de um mesmo estado serão chancelados com o selo Selo Efi 10.001, a ser concedido anualmente.

"O reconhecimento pelo Selo deve consolidar-se como um importante referencial a ser almejado pelos gestores públicos, destacando-os dos demais em relação à eficiência na gestão. Assim, os Atlas da Eficiência serão excelentes instrumentais para que os gestores priorizem as melhores práticas de gestão", acredita Alexandre Maduro-Abreu.


Blogbraga/EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: 24ª CIPM APRESENTA RESULTADOS DE AÇÕES POLICIAIS MILITARES

Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018 / Bahia

JACOBINA – 24ª CIPM PRENDE SUPOSTA AUTORA DE HOMICÍDIO CONTRA SEU COMPANHEIRO EM JACOBINA

Acusada

Na tarde do úlimo sábado, 1° de novembro, policiais militares do 2º Pelotão em Jacobina, receberam uma informação da Central 190 que havia um indivíduo caído, supostamente esfaqueado, na Estrada do Boiadeiro no Bairro da Bananeira. De imediato estes policiais deslocaram, onde foi constatada a veracidade do fato, onde a vítima já se encontrava desfalecida. Tratava-se de um jovem de 26 anos de idade, residente nas proximidades de onde foi encontrado.

Após informações colhidas no local, a autora do crime foi de sua companheira, uma Sra de 33 anos de idade, na qual se encontrava no local do crime. Prontamente os policiais deram a suspeita voz de prisão e foi conduzida, juntamente com a arma utilizada no crime (faca de mesa), para a 16ª COORPIN em Jacobina.

PIRITIBA - 24ª CIPM PRENDE AUTOR DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA SUA ESPOSA EM PIRITIBA

Na manhã de segunda-feira, 03 de novembro, policiais militares do 4º Pelotão em Piritiba deslocaram para o Distrito de Porto Feliz, pertencente à cidade já citada, para averiguar denúncia que uma mulher que foi esfaqueada pelo seu companheiro. Situação esta que foi constatada e, de imediato fora dada voz de prisão ao autor da agressão, um Sr. de 46 anos de idade que estava com a arma (uma faca tipo peixeira), que foi utilizada na agressão contra sua esposa, uma Sra. de 35 anos de idade. O autor da tentativa de homicídio, juntamente com a vítima, foram conduzido para a Sede da 16ª COORPIN onde fora lavrado o Flagrante Delito. 

“Parabenizo os policiais militares nas duas ações em que tiraram de circulação os autores dos respectivos crimes. A 24ª CIPM está atenta para atender ao cidadão e cumprir as ordens judiciais com o máximo de empenho.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA FEDERAL PRENDE CASAL POR TRÁFICO NO AEROPORTO DE SALVADOR

Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018 / Bahia

Salvador/BA – Na noite desta segunda-feira (03), no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, a Polícia Federal prendeu um casal de brasileiros que tentava embarcar em voo com destino a Lisboa, Portugal, levando consigo cerca de 11,5 kg de cocaína.

A droga estava acondicionada no forro de duas malas e em frascos de cremes, xampus e enxaguantes bucais, e foi localizada pelos policiais federais em inspeção de rotina realizada no momento do embarque.

Os dois foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes, previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, e permanecerão à disposição da Justiça Federal.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Cofinanciamento do SUAS: municípios querem que o governo pague, até o final do ano, quatro parcelas em atraso

Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2018 / Bahia

Em reunião na tarde desta segunda-feira, dia 03, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, reivindicou que o secretario de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Cézar Lisboa, leve até o governador Rui Costa a proposta que, até o final do ano, sejam pagas mais quatro parcelas do cofinanciamento Estadual da Assistência Social, que foram pactuadas em 2018 e estão atrasadas. Sendo as duas, que já estavam previstas no orçamento, até o dia 13 e as outras duas até o dia 31. “Isso pode amenizar um pouco a nossa situação. Resolveria parte do problema”, disse Eures. 
A reunião aconteceu na sede da UPB e contou com a participação de prefeitos e secretários, além do presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia- (COEGEMAS-BA), Jailton Fernandes, e de integrantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Os prefeitos presentes relataram sua extrema preocupação diante dos repasses atrasados, ainda mais graves uma vez que o governador está no final do seu primeiro mandato.

Além disso, para o exercício de 2019, a UPB quer receber a lista dos municípios com pendências na prestação de contas, para atuar no apoio aos inadimplentes impossibilitados de receberem os repasses. A entidade também pretende ampliar a interlocução com o governo no que diz respeito ao acesso a informação sobre a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Precisamos fazer o acompanhamento continuo dos repasses”.

As propostas fizeram parte do termo de compromisso que o secretário levou para análise. “Eu vou ler, analisar e propor alternativas no caso de divergências diante desse termo. Vamos fazer um esforço junto ao governador sobre esse assunto”, disse Cezar.


Blogbraga/UPB - União dos Municípios da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
G&G Magazine Expressofia Casa da Ferramenta Coyote Fontana Dupará Açaí Contabilidade Rondon Global PM Kenni Henke Unopar Segurança em Eventos Polícia Civil DPVAT Barreiras Dr. Márcio Rogério Click Tec Gil Mineiros DBT Extreme renda extra Clinica Vitoria Evolucao G7 Grupo Marabá Imperial Pantanal Neli DM Reparos Mimogás Digital Informatica Querência Máquinas Agrícolas Mimoso Segurança Guarda Municipal Online Celulares Oeste Manutenção Sporttime Cultura SKY Luz motos Dique Denuncia àguia motos MaxCar Mundo Verde AUTOCAR Rabelo Delicia Compre Bem Casas Baiana Effect Silvano Santos P&F CISO