Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Nelson Leal diz que está solidário com Rui e não irá a Vitória da Conquista para inaugurar aeroporto hoje

Terça-feira, 23 de Julho de 2019 / Bahia

Chefe da ALBA diz que o Glauber Rocha irá impulsionar desenvolvimento do Sudoeste 

O presidente do Poder Legislativo na Bahia, deputado Nelson Leal, não irá à inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (23.07), solidário ao governador Rui Costa e ao povo baiano, após a desnecessária disputa em torno da “paternidade” da obra – anseio de toda a região Sudoeste baiana há mais de duas décadas. 

Para ele, “a inauguração desse equipamento tão importante deveria ser um momento de união – suprapartidária – em torno do desenvolvimento regional para o atendimento das carências e vocações e não uma oportunidade para uma lamentável dissenção”.

O deputado Nelson Leal reitera que “todos os baianos sabem que essa obra só saiu do papel pelo empenho conjunto da nossa gente, através de seus representantes governo, deputados federais, senadores e da própria Assembleia Legislativa – bem como da União, como deve ser”. Finalizou, com um apelo à concórdia e à cooperação harmônica de todos os entes federativos e poderes em prol do Brasil num momento tão difícil da vida republicana.

O presidente do Legislativo entende que o Aeroporto Glauber Rocha será um divisor de águas no desenvolvimento econômico de Vitória da Conquista e de todo o Sudoeste: “Sou de Livramento de Nossa Senhora e sei que o novo aeroporto, um dos mais modernos e bem equipados do país, com capacidade para atender até 500 mil passageiros/ano terá o dobro de capacidade do antigo aeroporto, recebendo grandes aeronaves, além de diminuir a interferência do clima conquistense nos pousos e decolagens.”


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Feira Cidadã leva serviços de saúde e cidadania a Coronel João Sá

Segunda-feira, 22 de Julho de 2019 / Bahia

O domingo (21) é de ação social e solidariedade em Coronel João Sá, no nordeste da Bahia. Com 500 famílias desalojadas, em razão do rompimento da Barragem do Quati, o município recebe uma edição especial da Feira Cidadã, que oferece serviços de saúde e cidadania para a população até segunda-feira (22). A ação é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). 

“A 19ª edição da feira foi solicitada em caráter emergencial pela primeira-dama do estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, devido ao sinistro ocorrido na cidade”, explicou o coordenador da Feira, Edvaldo Gomes. Serão realizados 5 mil atendimentos durante os dois dias. A distribuição de senha começa às 7h.

Estão sendo oferecidas consultas de odontologia, oftalmologia, pediatria, clínica e cirurgia geral, além de exames, como ultrassonografia da tireoide, abdômen total, partes moles, mama, transvaginal, vias urinárias e próstata, eletrocardiograma, preventivo ginecológico, aferição de pressão, medição de glicemia, atualização do calendário de vacinas e orientação sexual com distribuição de preservativos.

Após a feira, os serviços de odontologia permanecem por mais 10 dias no município. Serão oferecidos 120 atendimentos diários de restauração, limpeza, canal, prótese, extração e cirurgias. A lavradora Eunice Souza aproveitou a oportunidade para fazer uma prótese, pois a antiga não servia mais. “Espero em Deus vim colocar amanhã”, declarou.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) está emitindo novas vias de documentos como Carteira de Identidade e CPF, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas estaduais, serviço de ouvidoria e alguns procedimentos do Planserv. Os documentos serão entregues no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. Um protocolo com dia e hora para o recebimento dos documentos é disponibilizado ao fim do atendimento.

A Feira Cidadã já realizou cerca de 200 mil atendimentos em 2019, em todas as regiões do estado. Na quarta-feira (24) será a vez da população de Pedro Alexandre receber a caravana de solidariedade.

Doações

No dia 11 de julho, Coronel João Sá foi atingida pela cheia do Rio do Peixe, que provocou o rompimento da Barragem do Quati, localizada no município vizinho de Pedro Alexandre. Para ajudar vítimas das duas cidades, além da Feira Cidadã, as VSBA estão recolhendo donativos por meio da campanha Bahia Solidária. As entregas são realizadas diariamente. 

Para doar roupas, alimentos, água, brinquedos, entre outros itens, basta se dirigir ao ponto de coleta, que funciona no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, sede das VSBA, em Salvador. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 71 3117-4900.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Mais de 2 mil adolescentes são apreendidos no 1º semestre

Segunda-feira, 22 de Julho de 2019 / Bahia

Apoio: Para tentar manter os jovens longe da criminalidade a SSP, através das Bases Comunitárias, realiza uma série de ações sociais de educação, esporte e lazer.

Tráfico de drogas é o crime mais cometido por adolescentes apreendidos na Bahia, no primeiro semestre de 2019. De janeiro a junho deste ano, 2.401 adolescentes foram encaminhados para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Salvador, e também para outras unidades da Polícia Civil na RMS e no interior, após cometerem atos infracionais, como são nomeadas as ações ilícitas quando cometidas por quem é menor de 18 anos. Destes, 300 acabaram encaminhados para centros de correção ou cumprem medidas em regime de liberdade assistida. 

Segundo a titular em exercício da DAI, delegada Laís de Miranda Accioly, adolescentes de 16 e 17 anos são os mais reincidentes. “Eles geralmente são apreendidos por tráfico de drogas, roubo, ameaça, lesão corporal e roubo a coletivo”, contou. Ela ressalta também que, na maioria dos casos, os menores são flagrados com armas e drogas. “Nas ocorrências sempre recebemos esses materiais apreendidos junto com os jovens. Nos crimes de roubo a coletivo tem sido recorrente encontrá-los armados ou com simulacro”, continuou.

Para a delegada, a falta de estrutura familiar pode ser um dos fatores para tantos menores estarem envolvidos com a criminalidade. “São pessoas que muitas vezes passam necessidades financeiras, geralmente tem ausência da figura do pai. Tudo isso encontramos por aqui”, completou Accioly, acrescentando que existem casos em que o infrator rouba, mesmo tendo uma estrutura familiar sólida e uma vida estável. “Temos ocorrências envolvendo adolescentes que têm todo o conforto em casa, dorme em quartos sozinhos, estudam em bons colégios, mas querem mais luxo, então roubam para ostentar”, relatou.

Prevenção

Com o objetivo de mudar este quadro, comum em todo o país, há nove anos, as Bases Comunitárias de Segurança (BCS) da Polícia Militar buscam melhorar a realidade social, oferecer atividades de lazer e capacitação, além da conscientização de jovens, em áreas carentes, através de projetos culturais focados em educação, esporte e lazer. As unidades estão presentes em bairros de Salvador, Região Metropolitana e interior do estado.

A comandante da Base Comunitária do Calabar, capitã Aline Muniz, relatou que ao longo dos anos, o trabalho social retirou diversos jovens do estado de vulnerabilidade, oportunizando um futuro melhor. “As estratégias utilizadas afastam eles do tráfico de drogas, pois sabemos que a oferta é muito grande”, contou a oficial.

Ainda segundo a capitã, um aluno que atualmente é o maior medalhista do projeto de boxe foi resgatado quando iniciava aproximação com o comércio de entorpecentes “Ele vive em um ambiente familiar instável muito grande. Vencemos essa batalha e hoje, além dele ser um campeão, conseguiu também um estágio em uma empresa, através do programa Jovem Aprendiz, lhe garantindo estabilidade financeira, além de aprender uma profissão”, disse emocionada. Segundo ela, esse é apenas um dos muitos exemplos dos resultados do trabalho da base.

A Base Comunitária de Segurança do Calabar oferece cursos de Inglês, judô, boxe, passarela, reforço escolar, fitdance adulto e infantil, bombeiro civil, recreação, teatro, futsal, vôlei, saúde na melhor idade, primeiro som (instrumento de sopro, iniciação musical e violão), profissionalizantes e preparatórios para o Enem e concursos. Três alunos dos projetos da BCS também já foram aprovados no concurso da Polícia Militar.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal diz que “insultar o Nordeste e os nordestinos não resolve os problemas do país”

Segunda-feira, 22 de Julho de 2019 / Bahia

Chefe da alba diz que o presidente da república tem que descer do palanque e governar
 

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, rebateu hoje (20.07) a fala do presidente Jair Bolsonaro que criticou o Nordeste e os nordestinos, chamando-os de “paraíbas”. “O Presidente da República precisa descer do palanque e, realmente, passar a governar para todos, indistintamente de partido ou credo. Se ele foi eleito pelo voto popular, os governadores do Nordeste também o foram. Temos um exército de 14 milhões de desempregados nas ruas. Que medidas estão sendo tomadas para solucionar o problema? Duzentos dias depois já é hora de apontar soluções e não criar mais embaraços”, dispara o presidente da ALBA.  

Leal diz que tem muito orgulho de suas raízes nordestinas. “Sou brasileiro, nordestino e baiano, com muito orgulho da nossa riqueza cultural e econômica, da nossa gastronomia, das nossas tradições. Eles sabem fritar hambúrguer, enquanto nós fazemos cuscuz, acarajé e moqueca. Nossa região não precisa de esmolas nem de favores, mas deve ser respeitada constitucionalmente, a começar pelo Presidente da República, que é o chefe da Nação brasileira, é o comandante dos nossos destinos”, diz o chefe do Legislativo baiano.

Nelson Leal continuou hoje sua visita aos municípios da Bahia, passando hoje pelo Vale do Paramirim, em Macaúbas, Boquira, Ibipitanga (distrito de Alvinópolis), Rio dos Pires e Paramirim. “Não dá pra conhecer os problemas da Bahia – que tem dimensões de um país – somente ficando em Salvador. Parodiando Milton Nascimento e Fernando Brandt, ‘é preciso ir aonde o povo está’, para que a gente veja de perto os problemas e possa apontar soluções em estradas, hospitais, escolas, abastecimento d‘água etc”, explicou Leal. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Governadores do Nordeste manifestam indignação sobre comentários do presidente

Sábado, 20 de Julho de 2019 / Bahia

O governador Rui Costa divulgou nas redes sociais, na noite desta sexta-feira (19), uma carta dos governadores do Nordeste sobre recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro. No documento, os gestores da região manifestam "espanto e profunda indignação" em relação aos comentários do presidente "transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional". Leia a íntegra da carta:

"Carta dos Governadores do Nordeste
19 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia". 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Industrialização do cacau baiano movimenta R$ 1,3 bi em investimentos

Sábado, 20 de Julho de 2019 / Bahia

O cacau da Bahia vai além das 123 mil toneladas produzidas por ano e lidera nacionalmente, também, no setor industrial. O brilho dos frutos se reflete no chocolate e seus derivados com origem baiana. No estado, os cinco empreendimentos do setor, incentivados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), já injetaram cerca de R$ 1,3 bilhão em investimentos e geram juntos 1,2 mil empregos diretos. O forte da industrialização do cacau é a região Sul, mas também tem presença marcante na capital e já exportou até loja artesanal para Paris.   

Reinventado, o segmento cacaueiro tem visibilidade nacional com o Chocolat Bahia Festival, cuja 11ª edição está ocorrendo desde a quinta-feira (18), em Ilhéus. Os números positivos se refletem também no processamento das amêndoas de cacau. A indústria moageira produz 270 mil toneladas por ano. Dados da SDE revelam a diversidade da cadeia produtiva baiana, que vai do cacau em pó aos chocolates gourmet, com nibs de cacau.   

“A Bahia ocupa espaço importante no cultivo do fruto e no desenvolvimento econômico, especialmente no Sul e Extremo Sul. O cacau se reinventou depois da vassoura de bruxa e temos uma nova oportunidade de crescimento territorial, com grandes variedades e com potencialidade sustentável do cultivo. A industrialização vem como reforço e essa cadeia tem movimentado a economia baiana, gerado empregos e tornado o estado referência mundial, seja no cacau ou no chocolate”, reflete João Leão, vice-governador e titular da SDE.

Numa conexão Ilhéus-Salvador-Paris, com vocação sustentável, a AMMA Chocolate Orgânico investiu R$ 3 milhões para implantação de uma unidade de fabricação de chocolate artesanal. As fazendas de cacau ficam no Sul, nas proximidades de Ilhéus, Itabuna e Itacaré, na capital baiana funciona a planta fabril e as lojas temáticas. Para a capital da França, a marca baiana exporta o chocolate e mantém uma loja modelo. “O cacau que a Bahia e pequenos produtores produzem, com todo o apoio do Governo do Estado, tem sido fundamental para o desenvolvimento, pois estamos vivendo a reestruturação dessa cadeia, de uma forma sólida, com mais valor e mais respeito a todos os integrantes”, destaca Diego Badaró, fundador e diretor da AMMA.

Entre as fábricas que estão implantadas na Bahia, tem também a francesa Barry Callebaut, que possui duas filiais no estado. Maior processadora de cacau do país e também produtora de chocolate, a empresa injetou investimentos de R$ 64 milhões em Ilhéus e de R$ 23,8 milhões em Itabuna. Ao todo, o volume de aporte chegou a R$ 87,8 milhões na ampliação industrial. O grupo gera 526 empregos diretos na região.


Blogbraga/Ascom/SDE/Crédito: Manu Dias/GovBa

Compartilhar no Whatsapp

PETO DA 24ª CIPM, EM DUAS AÇÕES, PRENDE INDIVÍDUOS NO COMETIMENTO DE DELITOS EM JACOBINA

Sábado, 20 de Julho de 2019 / Bahia

Na noite desta quinta-feira, 18 de julho, policiais militares do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional), ao realizarem rondas cotidianas, no Bairro da Serrinha, precisamente na Rua do Cruzeiro, algumas pessoas passaram a declarar que um indivíduo com suas características também informadas, portando uma faca, teria roubado o aparelho celular de uma menor de 15 anos de idade. Munidos das informações, os policiais militares realizaram diligências, conseguindo galgar êxito na captura do acusado, um indivíduo de 18 anos de idade, o qual fora flagrado com o produto do roubo. Este indivíduo, juntamente com a vítima, fora encaminhado para sede da 16ª COORPIN, onde fora lavrado o Flagrante Delito.

Já na madrugada de 19 de julho, os mesmos policiais militares realizando patrulhamento na Avenida Orlando Oliveira Pires, centro de Jacobina, perceberam dois indivíduos embarcados numa motocicleta HONDA/POP de cor vermelha, sem placa e em alta velocidade. Momento em que foi realizado um acompanhamento pela guarnição militar, sendo interceptados no Bairro Leader. Ao ser procedida uma abordagem policial, foi encontrado com o carona, um indivíduo de 20 anos de idade, certa quantia de uma substância análoga à Cannabis Sativa (maconha), um aparelho celular e uma quantia de R$30,00 em espécie. Tanto o condutor de 19 anos de idade, como o carona, não apresentaram nenhum tipo de documentação pessoal nem o da motocicleta. Ambos, juntamente com o material apreendido, foram conduzidos para a Sede da 16ª COORPIN para serem adotadas as medidas cabíveis pelo Delegado Plantonista.

“Parabenizo o empenho destes policiais militares pela persistência nas abordagens desenvolvidas durante o serviço, garantindo assim a segurança e paz públicas da sociedade. A Polícia Militar da Bahia sempre estará de prontidão para atender e proteger o cidadão.” Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Em Nordestina, Rui entrega obras de abastecimento de água e assina convênios do Bahia Produtiva

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Bahia

O município de Nordestina, no semiárido baiano, recebeu reforço em diversas áreas nesta sexta-feira (19). Em visita à cidade, o governador Rui Costa entregou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água com dessalinizador, na localidade de Retiro, e autorizou a celebração de dois convênios do Projeto Bahia Produtiva, no âmbito dos editais ‘Qualificação de Agroindústrias’ e ‘Socioambientais Quilombolas’.  

”Além dessa entrega na área de abastecimento de água, autorizei a implantação de mais um sistema simplificado na zona rural da cidade. Eu digo sempre que água é sinônimo de saúde e de vida. Por isso continuamos percorrendo o interior para entregar esse tipo de equipamento. Ainda nesta sexta, assinei mais dois contratos do Bahia Produtiva, para ajudar o nosso povo a produzir mais”, destacou o governador. 

A capacitação no novo sistema de abastecimento é feita diretamente através de um poço tubular a partir de bomba submersa. O investimento de R$ 180 mil irá beneficiar 16 famílias. A chegada da água potável na casa da agricultora Alexandrina Ferreira foi a realização de um sonho. “A gente vivia aqui numa seca muito grande e muitas vezes a água salobra era a única coisa disponível para beber. Essa obra aqui mudou pra sempre nossas vidas”. 

Agricultura familiar

O Bahia Produtiva é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), voltada para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado. Em Nordestina, os dois projetos contemplados somam um investimento de mais de R$ 451 mil, que vai beneficiar 41 famílias.  

Também na oportunidade, o governador Rui Costa participou da inauguração do novo Ginásio de Esportes e da Sala de Raio-X do Hospital Otto Alencar.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Lavouras de algodão na Bahia atingem novo recorde em certificação sustentável

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Bahia

Segundo maior produtor de algodão do Brasil, a Bahia garantiu mais um recorde nesta safra 2017/2018. Foram certificadas como sustentável 77,7% da área plantada. Ao atuar em benchmarking com a entidade suíça Better Cotton Iniciative (BCI), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), certificou uma área total de 247.840 mil hectares. Em relação à última safra, houve um acréscimo de 29,4% da área de algodão certificada, abrangendo um total de 66 unidades produtivas que vem cumprindo os critérios de sustentabilidade. Desde quando foi iniciado este trabalho, em 2011, houve um crescimento gradual de 21,1% da área certificada para os atuais 77,7%.

Para a coordenadora de sustentabilidade da Abapa, Bárbara Bonfim, o trabalho desenvolvido pela Abapa na orientação aos agricultores e nos processos de auditoria vem consolidando a incorporação dos critérios de sustentabilidade, que checa um total de 225 itens ligados ao respeito à legislação, além dos critérios de sustentabilidade na produção agrícola. “Isto coloca os produtores baianos nos mesmos níveis de excelência com parâmetros mundiais de boas práticas sociais e ambientais seguidos internacionalmente, com respeito aos trabalhadores no campo, a exemplo do cumprimento de normas de saúde e segurança; e da legislação trabalhista e de preservação de meio ambiente”, afirma.

Estes resultados, segundo o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, só demonstram o quanto os cotonicultores baianos estão comprometidos em produzir e comercializar uma fibra de qualidade, utilizando as mais modernas tecnologias, e com sustentabilidade garantida para os mercados brasileiro e internacional. “Nós, agricultores, estamos fazendo a nossa parte entregando a melhor fibra para o mercado. Estamos trabalhando junto com o governo brasileiro no sentido de reforçar estas características junto ao mercado internacional, principalmente aos países asiáticos, com a instalação de um escritório na Ásia para divulgar e incrementar a exportação do algodão brasileiro, cuja produção está em ritmo de crescimento. Ter essa comprovação de comprometimento com a sustentabilidade somente chancela o excelente trabalho já desenvolvido pelos produtores de algodão na Bahia e no Brasil”, afirma.

O programa ABR tem como alicerce o incremento progressivo das boas práticas sociais, ambientais e econômicas nas unidades produtivas de algodão na Bahia e em todo o Brasil, por meio das entidades ligadas à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Na fase de colheita do algodão baiano, iniciada no último mês, a previsão é de crescimento de 15% na produção em relação à safra passada, baseado no incremento de 25,5% de área cultivada, alcançando os 331.028 mil hectares plantados. Cerca de 40% do algodão baiano é exportado para países asiáticos, como Indonésia, Bangladesh e Vietnã, e 60% é comercializado para as indústrias têxtis no Brasil. A Bahia contribui com a participação de 25% da safra nacional, sendo considerada a área agrícola com a maior produtividade de algodão não irrigado do mundo.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Rui vistoria obras em Vitória da Conquista e faz visita guiada ao novo aeroporto

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019 / Bahia

O governador Rui Costa esteve em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, nesta quinta-feira (18), quando vistoriou três obras em execução pelo Governo do Estado. A primeira visita foi às obras da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) e, em seguida, à Policlínica Regional de Saúde, que está com a construção nos últimos ajustes. 

A agenda desta manhã foi finalizada com a vistoria das obras do Aeroporto Glauber Rocha, que será inaugurado na próxima terça-feira (23). Na ocasião, o governador realizou uma visita guiada ao equipamento com diversos veículos de imprensa. Os voos começam a operar no equipamento a partir de 25 de julho. “O Governo do Estado tem um total de R$ 455 milhões de investimentos em obras no município de Vitória da Conquista, que ainda estão em andamento.Hoje, visitei três delas, que farão a diferença no desenvolvimento da cidade e de toda a região. O aeroporto, por exemplo, demanda antiga da população, será entregue com uma estrutura moderna e capacidade para operar voos que antes não era possível”, explicou o governador. 

As obras do novo aeroporto foram executadas pelo Governo do Estado. Os recursos para a construção do equipamento foram liberados ainda na gestão da ex-presidente Dilma Roussef e tem contrapartida do Governo da Bahia. O valor investido pela gestão estadual no aeroporto Glauber Rocha supera R$ 31 milhões.

“O primeiro convênio que deu início a essa obra, ainda com o contrato para a construção da pista, foi realizado pelo senador Jaques Wagner, então governador da Bahia, em 2012. Quando assumi a gestão, em 2015, voltei à presidente Dilma Roussef para continuar as obras e garantir a expansão do contrato da pista, para a construção desse novo equipamento. O último pagamento desse convênio foi pago no governo de Michel Temer, em novembro de 2018. Nesses últimos seis meses, foi finalizada toda a parte burocrática, incluindo também os testes de voos, necessários que o aeroporto obtivesse autorização para operar voos comerciais”, explicou o governador Rui Costa. 

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti, o novo aeroporto poderá receber o dobro de passageiros. “Atualmente, o aeroporto da cidade opera com aproximadamente 300 mil passageiros, por ano. O novo equipamento terá capacidade para mais que o dobro, com possibilidade de expansão. A pista terá mais de dois mil metros e o aeroporto terá condições de receber as maiores aeronaves que operam no tráfego nacional. Sem dúvida, é um equipamento muito importante para a cidade e região”, afirmou. 

Case

As obras da Case Wanderlino Nogueira Neto tem investimento de R$ 22,3 milhões, e a unidade terá capacidade para receber 90 internos. O equipamento está instalado em uma área de 22 mil metros quadrados e está com mais de 50% das obras executadas. Segundo Rui Costa, a Case deverá ser entregue no próximo mês de janeiro. “Vamos concluir a obra, que está bastante acelerada, e licitar a gestão desse equipamento que vai dar dignidade e ajudar a recuperar os nossos adolescentes que cometeram algum tipo de infração. Trata-se de um centro socioeducativo, que vai atender toda a região sudoeste, utilizando a tecnologia para educar, treinar, capacitar e reinserir esses jovens na sociedade.”, destacou. 

Policlínica

A Policlínica Regional de Saúde no município de Vitória da Conquista fica localizada em uma área de mais de 15 mil metros quadrados, sendo que, deste total, aproximadamente três mil metros quadrados são de área construída. O Governo do Estado investiu mais de R$ 24 milhões na implantação da Policlínica, recurso distribuído entre obras e equipamentos. Em fase de conclusão, as obras da unidade de saúde estão 98% concluídas. A previsão é que a inauguração ocorra no dia 16 de agosto de 2019. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, acompanhou o governador na visita às obras da unidade, nesta quinta.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Rui vistoria obras do Governo do Estado em Vitória da Conquista nesta quinta

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Bahia

O governador Rui Costa vistoria três obras do Governo do Estado em Vitória da Conquista nesta quinta-feira (18). A agenda oficial na cidade terá início às 8h30, com visita às obras da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), cujo investimento é de R$ 22,3 milhões. Na sequência, o governador vai à Policlínica Regional de Saúde que está em construção no município e deve ser inaugurada no mês de agosto.

O último compromisso de Rui Costa na cidade será no Novo Aeroporto Glauber Rocha, onde o governador concederá entrevista coletiva após vistoriar o equipamento, que será inaugurado no dia 23 de julho. Os assessores Eudes Benício (71 99102-5306) e Edmundo Filho (71 99935-3177) acompanharão a agenda e poderão atualizar a imprensa, em tempo real, sobre o andamento das vistorias. O horário previsto da chegada de Rui ao Aeroporto Glauber Rocha é 10h.

Agenda em Ilhéus

Ainda na quinta, ele segue para a cidade de Ilhéus, no sul do estado, onde participa da abertura oficial do XI Festival Internacional do Chocolate e Cacau, às 16h.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado realiza nestas quinta e sexta-feira (18 e 19) matrícula para os cursos técnicos de nível médio

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado realiza, nestas quinta e sexta-feira (18 e 19), a matrícula para os cursos técnicos de nível médio para o segundo semestre na rede estadual de ensino. São mais de 20 mil vagas ofertadas para duas formas de articulação. Deste total, 12.510 vagas são para a forma de articulação Subsequente, para aqueles que se inscreveram e foram classificados no sorteio eletrônico, cujo resultado está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). 

As outras 7.720 vagas são para cursos do PROEJA Médio, direcionadas a aqueles com mais de 18 anos, que concluíram o Ensino Fundamental e que não precisaram de inscrição prévia.

A matrícula para as duas formas de articulação será realizada, presencialmente, nas unidades de ensino. No caso do subsequente, os candidatos devem se dirigir às unidades escolares indicadas na inscrição do sorteio eletrônico e para os quais foram contemplados. Os do Proeja devem observar as unidades ofertantes conforme lista disponível no Portal da Educação. Nos dois casos, no ato da matrícula, o estudante deve apresentar documentos como o original do histórico escolar; originais e cópias da cédula de identidade ou certidão de registro civil; do CPF; e do comprovante de residência. As aulas serão iniciadas no dia 29 de julho.

As vagas ofertadas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas na capital, e em mais 97 municípios dos 27 Territórios de Identidade, entre os quais estão: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Gandu, Ipiaú, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Barreiras, Seabra, Itaberaba, Serrinha, São Domingos, Bom Jesus da Lapa, Xique-xique, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Alagoinhas, Macaúbas e Caetité

Ao todo são 45 cursos disponibilizados, a exemplo de: Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Contabilidade, Farmácia, Química, Cozinha, Alimentos, Panificação, Recursos Humanos, Edificações, Desenho da Construção Civil, Rede de Computadores, Secretariado, Conservação e Restauro, Artes Visuais, Instrumento Musical, Documentação Musical e Regência.

Para mais informações acesse: www.educacao.ba.gov.br


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia/Foto: Ilustrativa/ Claudionor Jr

Compartilhar no Whatsapp

Turismo cresce 11% na Bahia no mês de maio, aponta pesquisa divulgada pelo IBGE

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 / Bahia

A Bahia ficou na segunda colocação nacional em crescimento do turismo, com 11% em maio, em comparação com o mesmo mês de 2108, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE. O resultado da Bahia é maior do que o dobro do nacional (5,1%), na mesma base de comparação.

“A pesquisa mostra a força do setor turístico da Bahia, que ficou na segunda colocação nacional. A tendência é que o setor avance ainda mais, com o pacote de incentivos assinado pelo Governo do Estado com as empresas Gol, Azul e Passaredo, que resultará em 161 novos voos, e a sinalização de empresas como a Prima (Espanha) e a Hirmer (Alemanha) em investirem em empreendimentos turísticos Litoral Norte e no Sul do Estado, dentre outras”, afirmou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.

As variações positivas vieram do Ceará (13,0%), Bahia (11,0%) e São Paulo (8,4%). Em contrapartida, as principais unidades que puxaram o volume para baixo foram: Distrito Federal (-6,6%), Santa Catarina (-4,8%) e Paraná (-1,2%). Pinheiro lembrou ainda que pesquisa do Instituto Datafolha cravou a Bahia como o melhor destino turístico do país, e a capital baiana foi a única cidade brasileira a constar na lista anual do The New York Times, com os melhores lugares a serem visitados em 2019.


Blogbraga/Fonte: Ascom - Seplan

Compartilhar no Whatsapp

Contas do Consórcio do Portal da Chapada Diamantina são rejeitadas

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 / Bahia

Na sessão desta terça-feira (16/07), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas do Consórcio do Portal da Chapada Diamantina – COPCHAD, da responsabilidade de Luzinar Gomes Medeiros, relativas ao exercício de 2015. As contas não foram prestadas voluntariamente pelo gestor, razão porque foram tomadas por técnicos do TCM. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa.

O gestor foi multado em R$3 mil pelas irregularidades apuradas durante a análise das contas. E, terá que devolver aos cofres municipais a quantia de R$5,8 mil, com recursos pessoais, em virtude da ausência de comprovação da despesa.

As contas do Consórcio, com sede no município de Mundo Novo, relativas ao exercício de 2014, foram igualmente tomadas em razão da ausência de prestação de contas mensal referente aos meses de julho a dezembro, o que caracteriza a reincidência na prática da irregularidade.

O gestor não comprovou a aplicação de recursos oriundos de repasses dos entes consorciados, e, ainda, não colocou as contas em disponibilidade pública. Também não foi apresentado o Estatuto Social, o Protocolo de Intenções e o Contrato de Rateio do Consórcio, nem as leis que ratificaram tanto o protocolo quanto o contrato.

O gestor não inseriu os dados exigidos no sistema SIGA do TCM, nem encaminhou o orçamento da entidade, as demonstrações financeiras e a sua declaração de bens.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

UNIJUD DIGITAL: TJBA CUMPRE A META DE IMPLANTAÇÃO DO PJE EM TODAS AS UNIDADES NÃO CRIMINAIS

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 / Bahia

A Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) compartilha com a sociedade mais uma meta cumprida na atual gestão, voltada para a valorização do 1º Grau. Desde o dia 17 de junho deste ano, todos os novos processos não criminais do TJBA tramitam, exclusivamente, pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Atualmente são três milhões de processos (3.041.718) em movimentação no TJBA. Desse total, 949.730 já estão no PJe. Isso representa 31,22% do acervo, um trabalho que é resultado da implantação do sistema em 100% das unidades não criminais. Esse é um novo marco na história do TJBA.

“Atingimos o total das 353 unidades não criminais com o PJe instalado. Só falta o módulo criminal, que está em planejamento, para completar a implantação do PJe em todo o Judiciário”, comemora o Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto.

As unidades cíveis do estado, que ainda não usavam o PJe, passaram pela implantação assistida com a equipe do Unijud Digital, projeto estratégico do TJBA. A proposta é reunir as bases de dados, dispostas em quatro sistemas no estado (PJe, SAJ, Projudi e Saipro), em uma única plataforma, o PJe.

“O Unijud Digital é uma prioridade da nossa gestão para valorizar ainda mais o 1º Grau. Entre os benefícios do projeto estão a celeridade na tramitação de processos e o aumento da produtividade. Isso provoca um ganho para advogados, juízes, defensores, promotores e toda a sociedade”, destaca o Presidente.

O Secretário Judiciário do TJBA, Antonio Roque N. Neves, ressalta que o cumprimento da meta se deve aos esforços envolvidos em uma força tarefa, iniciada em agosto do ano passado e finalizada no mês de junho deste ano, para implantação do sistema. Em cada unidade visitada, a equipe Unijud promove um treinamento do uso da ferramenta para servidores, magistrados e representantes de órgãos externos (Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado, Procuradoria-Geral do Município). Logo em seguida, realiza a implantação e acompanhamento presencial, por uma semana, do uso do PJe.

As unidades cíveis (da 1ª a 10ª Vara), a Vara de Auditoria Militar e a Vara de Registros Públicos, da Comarca de Salvador, foram as últimas a passarem por esse processo. “Eu agradeço pela confiança e todos nós continuaremos juntos para melhor servir ao jurisdicionado”, finalizou o Desembargador Gesivaldo Britto.

A equipe do Unijud continua as avaliações para aprimorar a ferramenta, a fim de atender às demandas e às sugestões para melhorias do PJe. O Unijud Digital mantém equipe de suporte realizando o pós implantação para esclarecer dúvidas até 19 de julho. A partir de 22 de julho, os questionamentos devem ser direcionados para o Service Desk – canal de atendimento ao usuário do TJBA.

Service Desk: 0800 071 8522 e 71 3324-7400, em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O Unijud está envidando esforços para fornecer um reforço constante para consolidação do aprendizado do PJe e realizará visitas às unidades quando necessárias.


Blogbraga/ TJBA

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal participa da posse da nova diretoria da Associação Comercial da Bahia, sob comando do empresário Mário Dantas

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 / Bahia

Chefe da alba acredita nos ventos renovadores da associação mais antiga das américas
 
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, participou hoje (15.07), da posse da nova diretoria da Associação Comercial da Bahia – ACB, a mais antiga das Américas, com 208 anos de existência. Leal fez parte da mesa solene, ao lado do vice-governador João Leão, do prefeito de Salvador, ACM, Neto, do senador Angelo Coronel e do presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Junior, entre outras autoridades, que empossou o empresário Mário Dantas como presidente da ACB, ao lado dos vice-presidentes Teobaldo Costa, Carlos Henrique Gantois, Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcante, Marcos Galrão e Rosemma Maluf. A chapa ainda tem os nomes de Carlos Sampaio e Ricardo Luzbel como secretários; e Maria Constança Galvão e Ana Ferraz Coelho, como tesoureiras.

 “São novas lideranças do empresariado baiano, de natureza renovadora, que assumem uma instituição bicentenária, que sempre teve participação ativa em um Estado em que o setor de comércio e de serviços tem peso relevante na economia. Espero que possamos, a Assembleia Legislativa e a Associação Comercial, discutir os rumos da nossa economia, para que possamos sair dessa crise econômica que nos atormenta há cinco anos. Muito sucesso à nova diretoria”, disse Leal, elogiando também a Medalha Conde dos Arcos outorgada a Henri Armand Slezynger, presidente do Grupo Unigel.

Durante a solenidade, bastante concorrida, também foram empossados membros do Conselho Superior da ACB, sob a presidência do empresário Wilson Galvão Andrade. O presidente Mário Dantas destacou que está assumindo um grande desafio. “É uma honra muito grande para nós. Enquanto entidade empresarial mais antiga das Américas, o desafio é redinamizar a casa, além de retomar o seu brilho e protagonismo no Estado”, disse Dantas.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Rui entrega sistema integrado de água para quatro municípios do centro-norte baiano

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 / Bahia

Levar água de qualidade às casas dos baianos que moram no interior, seja nas sedes ou nos distritos, é uma das prioridades do governo estadual, e a entrega da ampliação de um sistema integrado de abastecimento que beneficia 78 mil habitantes de quatro municípios do centro-norte da Bahia é mais um passo nessa direção. Orçada em mais de R$ 26 milhões, a obra foi inaugurada pelo governador Rui Costa, durante agenda em Várzea do Poço, na manhã desta segunda-feira (15).

Executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a intervenção representa a segunda etapa das fases 2 e 3 do sistema integrado de Pedras Altas, alcançando, além de Várzea do Poço, os municípios Várzea da Roça, Mairi e Quixabeira. “Estamos fazendo a entrega de um projeto que envolve R$ 40 milhões em adutora, somando todas as etapas. São mais de 100 quilômetros de adutora para integrar os sistemas e melhorar a qualidade da água, substituindo a água salobra por água doce, pronta para o consumo nas casas. Até o final do ano, entregaremos outros equipamentos para a população. Além desse valor, temos em execução nessa região uma obra de aproximadamente R$ 30 milhões de uma adutora que vai ligar as barragens Ponto Novo e Pedras Altas, aumentando a segurança no abastecimento das cidades do entorno”, explicou o governador.  

A obra entregue na manhã desta segunda envolveu a extensão da adutora em mais 38 mil metros e a colocação de duas estações elevatórias e de dois reservatórios apoiados, bem como a construção de uma estação de tratamento de água com vazão de 143 litros por segundo.

Agricultura Familiar 

Outro equipamento de fundamental importância para a população de Várzea do Poço, e que tem ligação direta com a agricultura familiar – outra prioridade de gestão –, o Centro de Abastecimento, conhecido na região como Mercadão, foi totalmente reformado pelo Governo do Estado. A obra, orçada em R$ 300 mil e executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), permitiu a colocação de esquadrias metálicas e de madeira, instalação de novo revestimento, piso nas áreas externa e interna, nova cobertura, paredes e painéis, além de instalações sanitárias e elétricas.

Ainda na área da Agricultura Familiar, assim como tem feito em outros municípios por onde passa, o governador Rui Costa fez a entrega de 320 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O documento, entre outras finalidades, possibilita que pequenos produtores tenham acesso a financiamentos, o que viabiliza o aumento da produção.

Outras ações

Também fez parte da agenda na cidade a entrega da grama sintética do Estádio Municipal Plácido Paulo de Oliveira. A ação, da Secretaria do Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre), contou com recursos de aproximadamente R$ 585 mil. 

Entre os beneficiados pela iniciativa estão jovens como Tulio Mota, de 15 anos, que é participante do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), executado pela Setre. "Esse gramado permite que a gente treine e encare, em igualdade de condições, adversários nos campeonatos regionais e, assim, o sonho de ser profissional se torna possível", afirmou.

Ainda nesta segunda-feira, foram entregues uma ambulância tipo van e um aparelho de raio-x, este último para a prefeitura da vizinha Serrolândia. A extensa agenda em Várzea do Poço foi encerrada com a visita do governador Rui Costa ao Colégio Estadual Felipe Cassiano.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Boas Práticas no Serviço Público vai distribuir R$ 32 mil aos premiados

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Bahia

Encerram no dia 22 de julho as inscrições para o prêmio Boas Práticas no Serviço Público. A premiação vai distribuir um total de R$ 32 mil para servidores públicos estaduais que desenvolvem ações, projetos ou atividades inovadoras, que promovam a melhoria da qualidade do serviço público. O primeiro lugar receberá R$ 10 mil, enquanto o segundo colocado leva R$ 7 mil e o terceiro R$ 5 mil. Ao todo serão contemplados os dez primeiros classificados. Podem ser inscritas iniciativas de qualquer área do estado, pertencente a um dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

O foco da premiação são projetos que visam o aperfeiçoamento dos serviços públicos, a melhoria do atendimento ao cidadão, o aprimoramento de processos ou economia para os cofres do Estado. As inscrições devem ser feitas no Portal do Servidor, clicando no banner do Boas Práticas. Podem ser inscritas iniciativas desenvolvidas pelos servidores nas suas áreas de atuação como um software de computador, ou uma ação para melhorar as rotinas de trabalho, ou ainda um projeto que aprimore o atendimento ao público. Valem ações, programas ou projetos de qualquer área do Estado: saúde, segurança pública, educação, administração, dentre outras.

O Prêmio de Boas Práticas de Trabalho no Serviço Público Estadual é concedido a cada dois anos, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28/10) e como parte da política de valorização do funcionalismo estadual. Instituído pela Lei número 10.848, o Boas Práticas completa dez anos em 2019, com cerca de uma centena de servidores públicos contemplados e muitos projetos, ações ou programas implementados, que ajudam no aprimoramento da gestão pública.

Os ganhadores são escolhidos em duas etapas. Primeiro é feita uma pré-seleção dos melhores projetos, elegidos por uma comissão composta por representantes de vários órgãos públicos e entidades (Secretaria da Administração, Secretaria do Trabalho, Casa Civil, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Ministério Público e Defensoria Pública. Em seguida, é realizada uma visita in loco, quando é feita uma segunda avaliação. Dentre os critérios analisados estão abrangência e sustentabilidade do projeto, benefícios, tempo de dedicação do servidor e economicidade gerada pela ação.

Valores da premiação de acordo com as colocações:

Premiação 1º Lugar: R$ 10.000,00

Premiação 2º Lugar: R$ 7.000,00

Premiação 3º Lugar: R$ 5.000,00

Premiação 4º Lugar: R$ 3.000,00

Premiação 5º Lugar: R$ 2.000,00

Premiação do 6º ao 10º Lugar: R$ 1.000,00


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Rui realiza série de entregas em Várzea do Poço nesta segunda

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Bahia

O governador Rui Costa realiza uma série de inaugurações na cidade de Várzea do Poço a partir das 9h desta segunda-feira (15). A maior delas é a entrega das obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Pedras Altas, que vai beneficiar os municípios de Várzea da Roça, Várzea do Poço, Mairi e Quixabeira.

Rui também vai entregar a implantação do Sistema de Abastecimento de Água, rede de distribuição e ligações domiciliares para a Avenida Durval Gama; uma quadra coberta; a grama sintética no Estádio Municipal; uma Academia de Saúde; a reforma do Centro de Abastecimento; pavimentação de vias urbanas; e 320 Cadastros Ambientais Rurais.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bombeiros e Defesa Civil descartam risco de rompimento da barragem de Boa Sorte

Sábado, 13 de Julho de 2019 / Bahia

Em vistoria realizada na tarde deste sábado (13), o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Estado descartaram o risco de rompimento da barragem localizada no povoado de Boa Sorte, em Pedro Alexandre. Na noite desta sexta-feira (12), técnicos do Governo do Estado orientaram 80 famílias a deixarem suas residências, por precaução, em razão do risco iminente que existia de rompimento do equipamento.

Até o momento, segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, 400 pessoas estão desabrigadas e 1.500 desalojadas, em decorrência da cheia do Rio do Peixe, que provocou o rompimento da Barragem do Quati, localizada em Pedro Alexandre, e que também atingiu o município Coronel João Sá. O Governo do Estado continua realizando ações nos municípios, com o objetivo de oferecer assistência aos moradores.

Todas as barragens e aquíferos da região estão sendo monitorados, com o apoio da atuação de 79 bombeiros militares. Além disso, a Defesa Civil está fazendo visitas técnicas em diversas ruas e verificando as casas atingidas, para avaliação de interdição ou condenação das estruturas físicas. 

Desde ontem, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) estão recebendo doações de donativos na sede da instituição, no Campo Grande, em Salvador. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, roupas e produtora de higiene pessoal, que serão entregues, a partir de segunda-feira (15), à população dos municípios Pedro Alexandre e Coronel João Sá.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Doação da Cipe Nordeste ajuda famílias de Coronel João Sá

Sábado, 13 de Julho de 2019 / Bahia

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Nordeste) doaram roupas, agasalhos e alimentos para famílias desabrigadas de Coronel João Sá, após rompimento da barragem do Quati. A entrega aconteceu na tarde desta sexta-feira (12) e, na oportunidade, os policiais prestaram solidariedade aos moradores do município, além de oferecerem ajuda no que for necessário.

“Todo o São João fazemos uma campanha de doação de roupas e alimentos nas cidades de Ribeira do Pombal, Quijingue, Teofilândia, Adustina e Fátima, com o apoio das rádios das cidades, e sempre doamos para a população carente desses municípios. Com a ocorrência de ontem entramos em acordo e resolvemos ajudar os moradores que perderam tudo”, ressaltou o comandante da Cipe Nordeste, major Wellington Morais.

Ainda segundo o major, a situação dos municípios afetados é bastante complicada. “É muito triste ver tanta gente desabrigada, além de trazer os donativos também viemos oferecer nosso serviço para a comunidade”, disse emocionado.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Rui Costa visita Coronel João Sá após fortes chuvas

Sábado, 13 de Julho de 2019 / Bahia

O governador Rui Costa visitou o município de Coronel João Sá, que foi fortemente atingindo pela chuva que cai na região, provocando a cheia do Rio do Peixe e grandes prejuízos para a população local e também da cidade de Pedro Alexandre, na região nordeste do estado. Acompanhado do secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, e do secretário de saúde, Fábio Vilas Boas, o governador visitou as ruas afetadas, conversou com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Teles, e se reuniu com o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral.

“O que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e formam um efeito cascata e uma onda de água. Nossa medida imediata foi trazer aqui o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil; trouxemos máquinas e equipamentos para desobstruir bueiros, facilitar o deslocamento da população. Agora vamos monitorar os outros pequenos barramentos para que a eventual elevação da água não comprometa a vida de ninguém tomando, inclusive, medidas para a prevenção da saúde das pessoas”, declarou o governador durante a visita.

De acordo com o prefeito Carlos Sobral, foi decretado estado de emergência na cidade, que já estava em estado de emergência por conta da estiagem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 500 famílias desalojadas foram encaminhas para escolas e ginásio de esportes.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Vendas no comércio varejista baiano cresceram 5,2% em maio

Sábado, 13 de Julho de 2019 / Bahia

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), as vendas no comércio varejista baiano cresceram 5,2% em maio de 2019, quando comparado a igual mês de ano anterior. No varejo nacional, o volume de negócios expandiu apenas 1,0%, em relação à mesma base de comparação.

“O aumento das vendas do varejo na Bahia reflete muito as políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado, uma vez que lideramos a geração de empregos formais no Nordeste em 2019. Esta geração de emprego ampliou as vendas de varejo exatamente nos segmentos que respondem pelo consumo das famílias, a exemplo dos artigos farmacêuticos, cosméticos, hipermercados e produtos alimentícios, dentre outros. Além disso, a Bahia é o segundo estado da federação que mais investe, principalmente em grandes obras, o que faz crescer o consumo de materiais de construção”, analisa o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

O resultado das vendas do varejo baiano em maio foi influenciado pelos estímulos da comemoração do Dia das Mães, mas também ao efeito-calendário, pois maio contou com um dia útil a mais do que em igual mês de 2018. Além da baixa base de comparação, uma vez que no ano passado o setor mostrou tímido desempenho refletindo os efeitos da paralisação dos caminhoneiros que afetou o volume de vendas do varejo no país. Outro fator que explica o comportamento do setor foi o aumento da ocupação, principalmente, dos empregos formais que no mês de maio aumentaram em mais de dois mil postos de trabalho.

Por atividade, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a maio de 2018, revelam que cinco dos oito segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento positivo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: Combustíveis e lubrificantes (15,7%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (11,5%); Móveis e eletrodomésticos (7,3%); Tecidos, vestuário e calçados (4,0%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,6%); e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,7%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que registraram variações positivas, Móveis (14,0%); Eletrodomésticos (4,2%); e Hipermercados e supermercado (1,3%).


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Motorista fica gravemente ferido após capotar carro no Assentamento Vila IV zona rural de Barreiras

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Bahia

O carro ficou destruído com o impacto do capotamento

Interior do veículo

O carro bateu no barranco e posteriormente capotou

O SAMU socorreu às vítimas (Motorista/Carona)

O motorista ficou gravemente ferido - o carona sofreu ferimentos leves

O carona deu entrada na UPA

Por volta das 17h20 desta sexta-feira (12), aconteceu um grave acidente tipo capotamento no Assentamento Vila IV, zona rural de Barreiras, distante 60 Km de Luis Eduardo Magalhães, deixando feridos.

Segundo informações do carona de nome Valdeci Souza Santos, ele e o motorista de nome Francinaldo Neres dos Santos de 34 anos, estavam na Vila fazendo uso de bebidas alcoólicas, quando o motorista pegou o carro de um amigo sem permissão para ir até a roça de outro amigo, ao passar em alta velocidade em um quebra-molas perdeu o controle da direção colidindo contra um barranco e capotando por três vezes. Com o impacto do capotamento, a porta do carona abriu e o mesmo por não fazer o uso do cinto de segurança saiu do veículo rolando em meio ao mato.

Já o motorista que também não fazia o uso do cinto de segurança foi arremessado para fora do veículo pelo para-brisa caindo no mato de bruço e ficando desacordado.

Um morador de uma propriedade próximo do local do acidente, viu um poeirão e foi até o local junto com sua esposa e encontraram o motorista no chão desacordado, rapidamente eles ligaram para o 190 - Polícia Militar que orientou a ligarem para o SAMU - 192, após receber o chamado a equipe se deslocou de imediato para o local, encontrando o motorista gravemente ferido.

Francinaldo, foi estabilizado, entubado e encaminhado direto para o Hospital do Oeste (HO) em Barreiras com traumatismo cranioencefálico grave (TCE). Já o carona foi levado para a UPA de Luis Eduardo Magalhães, com dores no pescoço.

O veículo um VW/Parati ficou destruído.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Barragem de Pedro Alexandre não estava entre as 13 de risco listadas pela ANA e inspecionadas por Comissão da Assembleia

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Bahia

Presidente Nelson Leal entrou em contato com prefeitos para acompanhar situação
 
“Logo no início de agosto, iremos realizar uma Sessão Especial para discutir a situação das barragens na Bahia. A Assembleia Legislativa da Bahia realizou, através da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, presidida pelo deputado José de Arimateia (PRB), inspeção em 13 barragens de risco localizadas no território baiano. O relatório está pronto e será apresentado à sociedade. O rompimento, hoje (11.07) da barragem de terra, no distrito de Quati, no município de Pedro Alexandre, norte baiano, mostra que o sinal de alerta foi aceso”, disse Nelson Leal, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, que se inteirou com os prefeitos de Pedro Alexandre e Coronel João Sá sobre a calamidade.

Leal disse que as 349 barragens públicas situadas em território baiano são de responsabilidade dos governos Federal e Estadual. “Os acidentes em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, e agora este episódio em Pedro Alexandre, na Bahia, reforçam o que digo há muito: precisamos fazer uma revisão geral das barragens no país inteiro. Sou totalmente a favor da livre-inciativa, mas o Estado não pode deixar de exercer o seu papel de regulação e fiscalização. Felizmente, o rompimento de Quati não ocasionou vítimas até o momento. E espero que fique assim até as águas baixarem”, diz o chefe do Legislativo baiano.  

O prefeito de Pedro Alexandre, Pedro Gomes Filho, já decretou situação de emergência e calamidade no município. “Conversamos também com o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral, que se organizou para levar assistência para os moradores da beira do Rio do Peixe. Moradores de localidades como Beira Rio, Bomfim, José Antônio dos Santos, Santo Antonio (Rua Velha), Galo e Barroquinha foram acomodados em escolas públicas. O governador Rui Costa já mobilizou a Defesa Civil, a CERB e o Inema para monitorarem a situação em Pedro Alexandre e região”, diz Leal.

 “Segundo o relatório da Agência Nacional das Águas (ANA), a Bahia tem atualmente 10 barragens com risco de rompimento e 45 no Brasil com algum nível de alerta. A nossa Comissão de Meio-Ambiente da ALBA realizou a inspeção nas 10 e ainda visitamos outras três. Inspecionamos as barragens de Mirante, Araci, RS1 e RS2, em Camaçari; Afligidos, Mineração Caraíba, Cetrel, Apertado, Pinhões, Luiz Vieira, Tabua II e a do Zabumbão. Seguimos o relatório da ANA, que sofre com falta de pessoal e equipamentos para a fiscalização das barragens, mas o desastre hoje, de Pedro Alexandre – que não estava na lista do risco – mostra que a situação pode ser muito grave”, diz o deputado Arimateia.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Serviço de demarcação de lotes em assentamento precisa de autorização do Incra

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Bahia

A Superintendência Regional do Incra na Bahia esclarece que, com autorização prévia da autarquia federal, as associações dos assentamentos podem contratar profissionais de georreferenciamento credenciados, para realizar a medicação e a demarcação de lotes.

Para que o serviço seja contratado de acordo com as determinações da Nota Técnica Conjunta 01/17 do Incra, é preciso atenção para as etapas a serem cumpridas:

1. A associação dos assentados cadastrados no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra) precisa protocolar junto ao Incra o requerimento solicitando autorização para realizar a medição e demarcação dos lotes. Além disso, é necessário apresentar a ata de reunião das famílias, decidindo pela contratação do serviço.
2. Só profissionais de georreferenciamento, credenciados junto ao Incra, podem realizar esses serviços.
3. As peças técnicas exigidas e o trabalho para medição e demarcação serão analisados e fiscalizados pela autarquia federal.
4. Os serviços contratados pela associação de assentados só podem ser iniciados com a anuência do Incra.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA

Compartilhar no Whatsapp

Delegados de Barreiras apresentam propostas na 10° Conferência Estadual de Saúde em Salvador

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Bahia

Os delegados escolhidos na 7ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no mês de abril pela Prefeitura de Barreiras em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, apresentaram entre os dias 7 e hoje, 10 de julho, as propostas para a melhoria e o desenvolvimento de políticas públicas do SUS na 10ª Conferência Estadual de Saúde, em Salvador.

As conferências acontecem a cada quatro anos, e contemplam três etapas: municipal, estadual e nacional. Com o tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a 10ª Conferência faz parte da segunda etapa que irá apresentar propostas na 16ª Conferência Nacional de Saúde, e é resultado de um processo de construção coletiva, envolvendo os conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde, através de um processo de articulação, chegando a propostas estaduais e nacionais, separadas por eixos temáticos.

Na etapa municipal foram definidas diretrizes e propostas que foram encaminhadas à etapa estadual. A assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Messias, representou a gestão municipal acompanhada de André Alves de Oliveira, representando o Conselho Municipal de Saúde, Oseias Ribeiro Paes, representando as Instituições de Ensino, Luciano Pereira, representando a classe dos trabalhadores, José Carlos Ferreira, representando os prestadores de serviços, Irene Alves e Cleice Maria da Silva representando os usuários, e destacou a importância dessa nova etapa da Conferência.

“Nessa nova etapa elegemos as propostas que serão apresentadas e apreciadas na Conferência Nacional. Barreiras e outros 416 municípios baianos apresentaram suas propostas que serão encaminhadas para a Plenária Nacional, e que beneficia diretamente o município de Barreiras e toda região Oeste, uma vez que a Gestão Municipal tem se destacado com significativos avanços em busca da humanização e ampliação da cobertura da saúde básica, com certeza, essas propostas contribuirão positivamente na estrutura da saúde municipal”, destacou a assessora.

Seguindo o objetivo de cumprir a determinação da Constituição Federal de 1988, que garante o direito à Saúde como um dever do Estado, assegurando a participação da comunidade em prol de conquistas para a saúde, as conferências municipais, estaduais e a nacional têm como base as Leis Orgânicas da Saúde 8.080/90 e 8.142/90. As ações e propostas contemplam desde o fortalecimento da imunização e vigilância, passando pela promoção e prevenção da saúde até a capacitação e qualificação dos recursos humanos.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Empresários do comércio e indústria de Portugal conhecem oportunidades para investir na Bahia

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Bahia

Diversas oportunidades de investimentos na Bahia e comércio bilateral com empresas portuguesas foram apresentadas nesta terça (09) e quarta-feira (10), pela missão do Governo da Bahia, para a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, a Câmara de Comércio e Indústria de Portugal e a Associação de Indústrias de Portugal.

A missão, composta pelo Secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, e o superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães, apresentou oportunidades de investimentos e parcerias em setores como construção civil, atividades de serviços e operação de aeroportos e centro de convenções, turismo, hotelaria, recuperação de centros históricos, têxtil e de produtos agrícolas, a exemplo do chocolate, do café e da cachaça.

“As reuniões mostraram-se positivas e as associações portuguesas se comprometeram a apresentar as oportunidades a seus associados e organizar sua ida à Bahia, bem como a realização de eventos nas diversas regiões de Portugal para discussões diretas com setores e empresas específicas, no segundo semestre de 2019”, informou o secretário Pinheiro.

Segundo o superintendente Paulo Guimarães, nessas oportunidades o Governo da Bahia pretende, além de apresentar as oportunidades de investimentos, levar empresários baianos para Portugal, com o objetivo de apresentar seus produtos e discutir parcerias com as empresas portuguesas.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Ex-prefeita de Jacobina terá que devolver R$ 1,2 milhão

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Bahia

Na sessão desta quarta-feira (10/07), o Tribunal de Contas dos Municípios votou pela procedência parcial do Termo de Ocorrência lavrado contra a ex-prefeita de Jacobina, Valdice Castro Vieira da Silva, em razão de irregularidades em uma concorrência pública, envolvendo um total de R$10 milhões, homologada em 28.06.2012, e na Tomada de Preços, homologada em 01.07.2012, no montante global de R$ 665.639,62. O objeto das licitações era a pavimentação de ruas em paralelepípedos, no exercício de 2012. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, a quem compete apurar a prática de ato de improbidade administrativa pela gestora.

Os conselheiros do TCM determinaram o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 1.278.966,63, que foram pagos por serviços que sequer foram realizados pela empresa contratada. A ex-prefeita foi multada em R$15 mil.

As irregularidades apontadas no Termo de Ocorrência lavrado pela Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM foram comprovadas em inspeção “in loco”, durante auditoria técnica realizada por servidores do TCM enviados à cidade, após solicitação feita pelo Ministério Público de Contas.

O conselheiro relator, ao examinar o relatório, disse que os técnicos da Corte não conseguiram identificar, mesmo com ajuda de funcionários públicos municipais, todos os logradouros públicos que teriam sido pavimentados. Além disso, foram comprovadas inúmeras irregularidades formais no contrato e no cumprimento das exigências legais, como o recolhimento, por parte da empresa contratada, CSC Engenharia LTDA, do seguro-garantia estipulado em 5% do valor contratado, em inobservância ao instrumento convocatório, bem como a Lei de Licitações.

Em sua defesa, a ex-prefeita conseguiu descaracterizar apenas as irregularidades em relação ao fato das duas licitações possuírem o mesmo objeto, com valores diferentes. Isto porque, da análise técnica restou constatado que os procedimentos licitatórios mencionados possuem especificações diversas, de modo a não tratar-se de licitações com objetos semelhantes.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Dr. Márcio Rogério Paraíba Sutrans Luz motos Forte Grãos P&F PM Grupo Marabá Coyote Unopar Casa da Ferramenta Fontana Vida Farma Click Tec Polícia Civil MaxCar DM Reparos Elo Aço CISO G7 DPVAT Barreiras Oeste Manutenção Extreme Kenni Henke Silvano Santos Guarda Municipal Bem Brasil Pastel Sportime Mineiros Global Dupará Açaí DBT Imperial Dique Denuncia Mimoaço Delicia Rabelo Contabilidade Rondon Evolucao Jaú Neli