MídiaOn

NOTÍCIAS

Barreiras: Dono de açougue é assassinado a tiro e filho teria presenciado o crime

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 / Região

 

Polícia Militar e SAMU no local...

SAMU constatou o óbito...

Chamou muita atenção das pessoas na vizinhança

Polícia Técnica 

Perito técnico do DPT

Rabecão removeu o corpo para o Necrotério do DPT

Na noite desta terça-feira (16), por volta das 18:30h aconteceu um homicídio em um açougue denominado Casa de Carne Silva localizado na Rua Aroldo de Andrade próximo ao Estádio Geraldão.

A vítima foi identificada como Esmeraldo de Oliveira Souza de 44 anos de idade apelidado "Galego" sendo o dono do açougue.

Segundo informações, um homem sem capuz adentrou no estabelecimento pela porta da frente e efetuou um disparo de arma de fogo, provavelmente um revolver atingindo o pescoço da vítima, fugindo a pé encontrando-se na esquina com um comparsa que estaria em uma motocicleta dirigindo na contramão pela rua Professora Guiomar Porto.

O filho da vítima, um adolescente, havia acabado de chegar no local e disse ter presenciado a ação criminosa. O barulho do estampido da arma ainda doía no ouvido dele disse quase chorando.

Uma ambulância do SAMU esteve no local e apesar de todo esforço, teve que constatar o óbito da vítima.

Uma guarnição da Polícia Militar registrou a ocorrência e preservou o local até a chegada do Delegado plantonista e da equipe do Departamento de Polícia Técnica. Depois da perícia o corpo foi removido para o necrotério da Polícia (DPT) para ser necropsiado.

A polícia trabalha com várias linhas de investigação onde não é descartado crime por encomenda e acerto de contas. As câmeras internas estavam travadas. Câmeras das redondezas poderão ser de ajuda nas investigações.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Brasil é apontado como grande promessa na produção e abastecimento mundial de alimentos

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 / Região

A afirmação veio do representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO do Brasil), durante o segundo encontro do Simpósio Regional em Agronegócio e Conservação do Cerrado, realizado em Barreiras (BA)

A projeção que no ano de 2100 o número de habitantes do planeta chegará a 11,2 bilhões de pessoas (hoje são 7,5 bilhões), desperta em pesquisadores e estudiosos a busca constante por alternativas para suprir as necessidades alimentares deste contingente humano. Evitar desperdícios, produzir com sustentabilidade e reduzir o número de subalimentados, hoje, na casa dos 821 milhões, é um desafio. E com base em um propósito único, a produção e o abastecimento de alimentos com segurança, sustentabilidade e o mínimo de desperdício, que as associações Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), se juntaram para um amplo debate sobre o tema agronegócio e conservação do cerrado.

Um primeiro encontro, realizado em setembro, abriu as discussões e na última quinta-feira (11), um novo momento trouxe importantes temas à tona, com enfoque maior para a agricultura familiar. Dentre os convidados, o representante da FAO no Brasil, Alan Bonjic e o diretor de pesquisas do Instituto Water for Food, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, Christopher Neale, que participou ao vivo, por meio de videoconferência. Bonjic ofereceu informações atualizadas sobre a fome mundial e pontuou estratégias para lidar com a crescente necessidade por alimentos em todo o planeta. “É possível sair dentro de cinco a seis anos deste problema da fome mundial que tem só na Ásia (Índia e China), 515 milhões de subalimentados. O Brasil terá papel central para produzir alimentos a partir de estratégias mais precisas para lidar com as mudanças climáticas e com uma agricultura resiliente, com sustentabilidade”, disse.

Já o professor Christopher Neale apresentou um ‘case’ desenvolvido na Etiópia que mostra que é possível a prática agrícola com a utilização de projetos simples de irrigação, a baixo custo. O projeto da Aiba e Abapa em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (MG) e a Universidade de Nebraska que estuda o potencial e uso do Aquífero Urucuia, com sustentabilidade, no oeste da Bahia, foi outro foco do pesquisador. “Uma das atividades deste projeto é oferecer suporte técnico para os pequenos produtores da região com a implantação do pivô compartilhado, além de garantir apoio e orientações sobre o uso sustentável e correto da água em áreas de distritos de irrigação, por exemplo,” explicou. Segundo ele, o ‘Consorcio Circles’ será um prática possível na região oeste.

“O estado da Nebraska é o número um em agricultura irrigada no mundo, chegando a alcançar, em alguns pivôs, a produtividade de 17 toneladas por hectare. Este sistema de irrigação consorciada permite que um único pivô possa ser utilizado por múltiplos usuários. Isso se reverte diretamente na melhoria da qualidade de vida, principalmente para os pequenos, com benefícios diretos a estas comunidades”, explica.

Aziz Galvão, pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, um dos coordenadores do estudo do Aquífero Urucuia destacou o caráter inovador da proposta. “O projeto é inédito. Não é comum uma pesquisa nestes moldes ser financiada por produtores, envolve parcerias, o setor público, e a universidade de Nebraska. É a prova da preocupação dos produtores do Oeste pelo desenvolvimento de uma agricultura sustentável e séria. Fundamental ainda para o fortalecimento da agricultura familiar, considerando que 85% da agricultura praticada no Brasil são de responsabilidade dos pequenos produtores”, destacou, reforçando o caráter social inserido na proposta, que se encontra em andamento, com uma série de ações já realizadas no oeste baiano.

Representando as instituições Aiba e Abapa, o vice-presidente da Aiba, Luís Pradella fez uma avaliação positiva do evento que voltou às atenções às ações de fortalecimento da agricultura familiar, e, além do encontro na Ufob, reservou o dia de sexta-feira (12) para visitas técnicas na região Unidade de Conservação APA Bacia do Rio de Janeiro, cujo o plano de manejo tem sido apoiado também pelos produtores. Na oportunidade foram visitados atributos ambientais como a Cachoeira do Redondo em Barreiras, empreendimentos rurais, incluindo visita à comunidade de pequenos agricultores do Retiro e São Vicente no Val do Teiu. 

“Durante estes encontros ficou claro que é possível produzir com sustentabilidade, e nós, como associação, não fazemos a distinção entre pequenos e grandes. O que existe é uma diferença de escala, todos têm o objetivo de produzir alimentos com qualidade e respeito ao meio ambiente”, falou Pradella. Ainda durante o Simpósio foi assinado um acordo de cooperação técnica com o Parque Vida Cerrado para condução de ações de educação ambiental associadas ao Projeto de Preservação e Recuperação de Nascentes na região Oeste, que é uma parceira da Aiba, Abapa e instituto Brasileiro do Algodão (IBA).


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Homem com mandado de prisão em aberto é preso em Barreiras

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 / Região

Nesta terça-feira (16), após informe que um indivíduo foragido da justiça estava no Bairro Santa Luzia em Barreiras, uma guarnição PETO deslocou e ao proceder a abordagem identificou o indivíduo de prenome Jefferson, com mandado de prisão em aberto expedido pelo juiz titular da 2 vara criminal de Barreiras, remanescente da Operação Dark West, deflagrada na cidade de Barreiras/BA.

Foi dado voz de prisão e conduzido a Depol para procedimentos cabíveis junto a autoridade judiciária.

Conduzido:

- Jefferson dos Santos Gomes, 23 anos.

83ª CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA!


Blogbraga/83CIPM/PETO

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Após morte de vocalista, Som D’Black anuncia que vai encerrar atividade

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 / Região

O grupo Som D’Black anunciou nesta segunda-feira (15) que vai encerrar as atividades após a morte do vocalista Maciel Santos Oliveira . O artista faleceu na última quarta-feira (10).

Nas redes sociais, o produtor musical da banda, Wesley Almeida, divulgou uma nota lamentando a morte do cantor e, no texto, confirmou que decidiu encerrar. O grupo tinha cinco de formado e atuava em eventos em Irecê e cidades da região.

“Muito obrigado a todos que fizeram parte desse projeto que levou tantas alegrias através da voz do nosso eterno Marciel. Tive a honra de iniciar essa banda do zero e poder formar uma família que tanto evoluiu e deu prazer em ver levantar multidões. Mais esse projeto tem a cara, alma e coração do nosso irmão Marciel, realmente não tem sentido sem ele”. Obrigado a todos!

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/celular/?Pagina=Noticia&Titulo=irece-cantor-de-banda-de-pagode-passa-mal-nao-resiste-e-morre-no-hospital-regional&Id=52494

O cantor estava internado no Hospital Regional de Irecê após se sentir mal. Ele morreu aos 32 anos.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Bombeiros resgatam outra jiboia, desta vez no setor de chácaras em Barreiras.

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 / Região

Na tarde desta terça-feira (16), mais uma vez o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar uma jiboia de cerca de 1,5 metro que estava no quintal de uma residência no setor de chácaras próximo à Cotia zona rural de Barreiras.

No domingo passado, houve o resgate de uma jiboia de aproximadamente dois metros no povoado de Buritis, distante cerca de 20 km da nova ocorrência.

Segundo relato, um gato estaria mexendo com a cobra que por pouco não deu um bote certeiro no bichano. Os moradores acionaram então os Bombeiros.

A cobra estava intacta, sem sinais de ferimento. Após a captura, a guarnição soltou o animal em um local mais seguro para todos.

Não se sabe ao certo, mas provavelmente as queimadas nos quatro cantos da cidade, fazem com que esses animais procurem refúgio próximo a áreas residenciais.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Técnicos da Abapa são apresentados ao novo banco de dados para divulgação dos projetos do setor de algodão

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 / Região

Nesta segunda-feira (15), os coordenadores e técnicos ligados aos programas institucionais da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) foram apresentados a um novo banco de dados para sistematizar e facilitar o acesso de produtores, pesquisadores e sociedade civil aos projetos que vem apoiando o desenvolvimento da cadeia produtiva do algodão no Brasil. Em fase inicial de implementação pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), que financia e garante suporte aos projetos junto às associações de produtores de algodão brasileiras, o “Banco do Conhecimento do Algodão” vai permitir também um maior intercâmbio de informações entre as entidades do setor garantindo maior assertividade na proposição de novos ou renovação dos projetos junto ao conselho gestor do IBA.

A assessora da presidência e comunicação institucional do IBA, Natalia Braga, explica que o “Banco do Conhecimento do Algodão” poderá garantir um salto qualitativo ao trazer novas soluções para os problemas enfrentados no dia a dia pelos produtores ou técnicos que trabalham diretamente no campo. “A troca de experiência por meio da plataforma vai permitir, por exemplo, otimizar tempo e recursos financeiro e humano ao atingir de forma mais rápida e eficiente os resultados, espelhando-se nas ações de sucesso já empreendidas em outras áreas agrícolas”, afirma.

Dentre os programas institucionais da Abapa que possuem recursos do IBA estão o Programa Fitossanitário do Algodão para prevenção e combate a doenças e pragas do algodão, o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia para capacitação da mão de obra do setor agrícola e o Patrulha Mecanizada para a recuperação de estradas vicinais. Segundo Natalia Braga, estes são exemplos de projetos desenvolvidos na Bahia e cujos resultados, por meio de relatórios, vídeos, gráficos, planilhas e divulgação na imprensa,  passarão a estar disponíveis no Banco do Conhecimento do Algodão, e que servirão de amparo às propostas de projetos em outras áreas produtivas do algodão no Brasil.

O diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, acredita que a cadeia produtiva do algodão tem muitos resultados que podem ser apresentados para toda a sociedade, pois não apresentam benefícios  somente para os cotonicultores. “No caso da Bahia, temos toda uma agenda de programas institucionais com ações ligadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, a exemplo da execução do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que certificou como sustentável cerca de 75% da área de algodão, e suporte e apoio aos municípios do oeste da Bahia para a recuperação de nascentes, que vem fazendo a diferença na região”, afirma. Além dos coordenadores dos programas institucionais da Abapa, também participaram da reunião os técnicos da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Fundação Bahia, que participam como parceiros de projetos desenvolvidos pela Abapa com o financiamento do IBA.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Mais uma vítima é enganada na fila de caixa eletrônico, desta feita na Caixa Econômica Federal

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 / Região

Muito cuidado e atenção na hora de usar as dependências bancárias, em especial os caixas eletrônicos.

Crimes praticados por oportunistas sem escrúpulos que fingem ajudar os incautos, - como troca de envelopes, troca de cartão  e até saidinha de banco - acontecem com mais frequência do que imaginamos em Barreiras.

A vítima da vez foi uma mulher que estava na fila para utilizar o caixa eletrônico a fim de realizar um saque na Caixa Econômica Federal localizada na Avenida Antonio Carlos Magalhães, centro da cidade.

Ali a vítima foi abordada por um casal sendo uma mulher de pele clara, cabelo liso, e um homem de estatura mediana, forte, usando um chapéu (Tom Jobim), que percebendo que a mulher estava efetuando um saque, ofereceu ajuda dizendo que a vítima havia deixado cair um papel (extrato).

Enquanto conferia, de alguma forma e muita rapidez, seu cartão foi trocado, sendo que percebeu isso somente dez minutos depois. A dupla de oportunistas ainda teria sacado a quantia de R$ 3.240,00 de sua conta bancária.

Mais um caso registrado recentemente na delegacia de polícia. Câmeras de segurança poderão ajudar nas investigações.

Dicas preventivas:

- Não aceite ajuda de estranhos. Se tiver alguma dificuldade, guarde seu cartão, documentos e procure um funcionário devidamente identificado ou o segurança do banco.

- Se alguma pessoa de certa forma te distrair, segure bem firme seu cartão e documentos ou envelope.

- Ao digitar sua senha verifique se há alguém muito próximo olhando. Tape a senha para que ninguém possa identificar.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

IBOTIRAMA: Acidente grave envolvendo seis veículos deixa dois feridos na BR-242 na Serra do Cercado

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 / Região

Foto: Gazeta 5

Duas pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo seis veículos entre eles carretas/caminhão, na manhã desta terça-feira (16), por volta das 6h,  na altura do Km-572 da BR-242, mas precisamente na Serra do Cercado, no município de Ibotirama/BA. A rodovia ficou interditada nos dois sentidos causando um grande congestionamento de seis quilômetros.

De acordo com informações passadas a nossa reportagem, duas carretas seguiam sentidos opostos quando se envolveram em uma colisão frontal. Ambos os motorista ficaram feridos e foram socorridos por duas ambulâncias do SAMU. Quando uma terceira carreta tentou desviar das outras carretas envolvidas no acidente, a mesma foi atingida na traseira por um caminhão que não conseguiu parar e a carreta que foi atingida na traseira caiu em uma ribanceira às margens da BR.

O caminhão estava carregado com biscoitos, o motorista saiu ileso como também da terceira carreta. Outros dois veículos de dados ignorados também se envolveram no acidente, mas ninguém ficou ferido apenas danos materiais.

O motorista de uma das carretas da primeira colisão, ficou preso às ferragens, mas o estado de saúde dele ainda é desconhecido.

Equipe da Polícia Rodoviária Federal foi acionada para registrar o acidente.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Homem é vítima de – saidinha bancária - enquanto saia do Banco do Brasil próximo à Câmara de Vereadores em Barreiras.

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 / Região

Um homem de 57 anos foi vítima de assalto - a chamada “saidinha bancária”, na porta da agência do Banco do Brasil em frente à Câmara de Vereadores de Barreiras. O crime aconteceu perto das 21:00h de sexta-feira (12).

Segundo informações, dois elementos, sendo que um aparentando ser travesti, estava armado com uma faca e o outro pelo menos simulando que estava armado. Os mesmos deram voz de assalto subtraindo da vítima um celular, carteira com todos os documentos e a quantia em espécie de R$ 1.000,00.

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia e com a ajuda de câmeras de segurança poderá ajudar na identificação dos meliantes.

O que é "saidinha" de banco?

A chamada 'saidinha' é um dos golpes mais comuns contra clientes de bancos. Consiste na abordagem e roubo, fora do ambiente das agências, de clientes que tenham sacado dinheiro - geralmente grandes valores - nas agências ou nos caixas eletrônicos. Também pode ocorrer o roubo de clientes que estejam indo ao banco para realizar depósito em espécie.

Se tiver de realizar saques de valores altos, veja quais são as medidas preventivas:

- Nunca conte dinheiro em público. Se houver necessidade disso, faça em local reservado da agência. Algumas instituições possuem locais reservados para essa finalidade. Informe-se com um funcionário do banco;

- Não comente com estranhos sobre a operação que realizou ou realizará;

- Procure ir ao banco sempre acompanhado;

- Seja discreto e rápido ao conferir o seu dinheiro e sair do banco;

- Procure mudar seus trajetos e horários de ida à agência;

- Desconfie de pessoas que fiquem por longo período dentro das agências sem realizar qualquer operação;

- Caso sinta que está sendo observado ou seguido, entre num local movimentado, acione a Polícia Militar (tel. 190) e informe as características do observador;

- Ao efetuar depósitos no caixa eletrônico, tome cuidado para que não haja troca de envelopes. Não peça, nem aceite ajuda de estranhos. Procure, sempre, a ajuda de um funcionário identificado do banco;

- Se desconfiar de que está sendo observado por suspeitos no interior de uma agência, procure um funcionário identificado do banco ou um segurança.

- Em caso de assalto, jamais reaja.

Fique atento para evitar ser vítima dos bandidos. A segurança na área externa das agências é uma responsabilidade da Polícia Militar.

Fonte: Federação Brasileira de Bancos (Febraban)


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Fogo em lote atinge instalações de Clínica de Saúde em Barreirinhas

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 / Região

Um lote vazio com vegetação seca foi queimado, não se sabe ainda se foi para a limpeza ou algum outro fator que teria provocado a queima. As labaredas tomaram conta do local e atingiram algumas instalações externas da clínica Saúde e Vida como sistema de refrigeração (ar condicionado), instalação elétrica e cerca elétrica do estabelecimento, telhado e sistema elétrico do portão.

O corpo de bombeiros foi acionado pelos vizinhos para conter as chamas. Não há registro de que alguém tenha se ferido, mas sim danos materiais à propriedade alheia. O caso registrado aconteceu na tarde desta sexta-feira (12), na rua dos Andrades no bairro Barreirinhas.

O uso do fogo para limpeza de terrenos no perímetro urbano também é proibido conforme Lei Municipal n°1.264/2017. A queima em lotes vazios além de causar desconforto para a população, pode sair do controle e gerar danos materiais conforme registrado acima.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

FAÇA UMA CRIANÇA FELIZ 17ª EDIÇÃO EM CORRENTINA/BA

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 / Região

O Dia das Crianças foi movimentado em Correntina/BA, e repleto de brincadeiras e muita diversão proporcionadas por diversos eventos promovidos por Joaquim do Guincho, Pastoral Familiar, As fadas, Pé No Gerais e outros parceiros. A festa da criançada começou às 7h na última sexta-feira (12), no Ginásio de Esportes.

Essa foi a 17ª edição, foram distribuídos brinquedos e lanches para a criançada, que também participaram de muitas brincadeiras, além de doação de roupas e sapatos.

A criançada se divertiu em comemoração ao Dia das Crianças, em Correntina. O Ginásio foi tomado por brinquedos e muita diversão.

Parabéns a todos pelo belo evento. "Criança deve ser feliz sempre".


Blogbraga/Claudinei

Compartilhar no Whatsapp

Motorista morre eletrocutado após caçamba atingir fios de alta tensão em Muquém do São Francisco/BA

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

O motorista de uma Carreta Caçamba Basculante morreu eletrocutado, na manhã desta segunda-feira (15), depois que a caçamba do veículo atingiu a rede de fios de alta tensão, em Muquém do São Francisco/BA.

Geu Gonçalves Alves de 32 anos estaria descarregando britas próximo a um frigorífico na BA/160 e manteve a caçamba levantada no local, sem se dar conta que tinha encostado nos fios.

Quando o motorista desceu da carreta, nesse momento, ele recebeu uma forte descarga elétrica e morreu na hora.

O corpo caiu ao lado da roda dianteira, do lado do motorista, onde permaneceu até a chegada do SAMU, que constatou o óbito. A Polícia Militar de Muquém do São Francisco esteve no local e registrou a ocorrência. 

O corpo após a perícia foi encaminhado para o necrotério de Bom Jesus da Lapa para exame de autópsia.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Barreiras promove Baile Safira Azul em homenagem ao Dia do Professor

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

O evento foi marcado pela alegria mas, também, pela gratidão aos educadores que conseguiram elevar de seis para 14 o número de estudantes destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática

A noite de sábado, 13, foi de festa. Pelo segundo ano, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, comemorou o dia dedicado ao Professor com muita dança e música no Baile Safira Azul. Centenas de educadores municipais se reuniram no espaço Le Rêve, para comemorar a data e receber as homenagens pela dedicação à educação no município. Durante a festa, foi realizada também a premiação das escolas que tiveram melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.

Segundo dados da Secretaria de Educação, em 2015, seis alunos receberam menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), já em 2017, foram 14 alunos e uma medalha de bronze, assim, os professores das escolas municipais: CAIC Murilo de Avelar Hingel, Centro Educacional Luiz Viana Filho, Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, Eurides Sant’Anna, Padre Vieira e Costa Borges, receberam menções honrosas pelo desempenho.

Um grupo de professores fez uma apresentação de dança, chamando a atenção dos convidados pela performance à frente do palco, e abrindo oficialmente o salão de dança do Baile Safira Azul. O baile que seguiu noite adentro, teve também sorteio de brindes. A professora Arleide Oliveira que trabalha há 22 anos em sala de aula, foi uma das premiadas na noite, ela ganhou uma viagem para Natal e relatou a satisfação. “Foi uma noite mais que especial, ganhei pela primeira vez uma premiação e estou satisfeita por essa festa, a valorização dos professores contribui de forma positiva no nosso dia a dia”, destacou.

A secretária de Educação, Cátia Alencar, acompanhada da subsecretária Emília Moreno, falou da alegria de mais um ano comemorar esta data tão especial junto com os professores e funcionários da rede municipal de educação. “O Baile é uma festa, uma homenagem que estamos dedicando aos professores pelo seu reconhecimento e dedicação à educação de Barreiras. Realizamos a premiação dos professores que tiveram destaque com seus alunos, como também às escolas que foram destaque no IDEB, Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. O nosso município tem o privilégio de ter um quadro de professores muito bom e a valorização permeia pelo lazer, reconhecimento do trabalho e valorização salarial”, disse Cátia.

O prefeito Zito Barbosa, interagiu com os professores e agradeceu a cada um, pela dedicação ofertada à rede de ensino municipal. “Hoje é um dia de muita alegria, temos priorizado a educação e queremos cada vez mais estreitar essa parceria. Sabemos dos sacrifícios que os professores enfrentaram nas escolas municipais em 2017, com estruturas que não condiziam com a realidade do nosso município. Já no início de 2018 entregamos a reforma de 32 escolas com espaço físico bem melhor para se trabalhar. Esse é o nosso objetivo, oferecer condições dignas aos profissionais da educação de Barreiras, com os salários sendo pagos rigorosamente dentro do mês e a continuidade de construção e reformas de novas escolas. Parabéns professores pelo seu dia e sua dedicação ao nosso município”, falou Zito.

Em sala de aula há 15 anos, o professor de matemática Eduardo Ribeiro, relatou a importância dessas ações que valorizam os professores municipais também como protagonistas. “Parabenizo ao município pela valorização, esse é um momento motivador. Nunca fomos tão valorizados como estamos sendo nessa gestão, principalmente pelos destaques em matemática. Ganhamos a medalha de bronze da OBMEP e trabalhamos também essa vertente de valorização e motivação com nossos alunos em sala de aula”, finalizou Eduardo.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Cliente de banco é enganado na fila do caixa eletrônico ao receber ajuda de desconhecido

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

Mais um caso de  cliente de banco que é enganado por aceitar ajuda de estranhos para operar o caixa eletrônico foi registrado na delegacia de polícia em Barreiras.

O acontecido se deu na agência do Banco Bradesco localizada na R. D. Pedro I no centro da cidade. A vítima ia realizar um depósito, quando um homem desconhecido, de estatura alta, cabelos grisalhos ofereceu ajuda alegando que a vítima estava efetuando o depósito de forma errada.

Sem desconfiar de nada, a vítima deixou o desconhecido “efetuar o depósito”, mas no ato o envelope foi trocado, e nessa troca o meliante furtou R$ 1.000,00 do depositante.

Ao perceber que o depósito não havia caído na conta, a vítima juntamente com o gerente do banco, observou as câmeras de segurança e então pôde ver a atuação do homem desconhecido sendo este flagrado trocando os envelopes.

O boletim de ocorrência foi registrado na quinta-feira (11), a polícia investiga o caso.

A recomendação é esta:

Não aceite a ajuda de estranhos. Procure um funcionário do banco devidamente identificado!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Corpo de rapaz de 20 anos é encontrado carbonizado dentro de carro em Morro do Chapéu

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

Um corpo foi encontrado carbonizado na última sexta-feira (12) as margens da rodovia BA-144, nas imediações do município de Morro do Chapéu, região da Chapada Diamantina. Segundo a polícia, o corpo estava no banco traseiro do carro, um Celta.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e removeu o corpo, a princípio sem identificação, para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML).

No final de semana, a vítima foi identificada como sendo jovem Fábio Oliveira da Silva, 20 anos, e  foi sepultada na comunidade de Barrocão de Cima, próximo a Cafelândia, em Jacobina, na manhã deste domingo (14).

A autoria e motivação para o crime são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o caso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Incêndio atinge “Serra Azul” em Uibaí

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

Um incêndio atinge, desde a última quinta-feira (11), a “Serra Azul”, em Uibaí, na região de Irecê. Segundo informações de populares, voluntários se uniram para tentar combater as chamas, que já consumiram boa parte da vegetação.

Neste período do ano, a vegetação fica seca e o fogo se espalha com facilidade, dificultando o trabalho das equipes voluntárias. A reportagem ainda não tem informações de como iniciou o fogo, nem as proporções da destruição.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem é morto a tiros na zona urbana de São Desidério/BA.

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

Clébson Jesus de Souza, 23 anos de idade, natural de São Desidério/BA, foi morto por disparos de arma de fogo na manhã de sábado (13), próximo à EMBASA no município de São Desidério. A vítima chegou a ser socorrida a uma unidade médica na cidade, mas chegou sem vida.

Segundo informações que são apuradas pela polícia, um dia antes Clébson teria ameaçado de morte seu cunhado, que até então seria um dos suspeitos do homicídio. O crime é investigado.

O corpo foi necropsiado no necrotério do Departamento da Polícia Técnica em Barreiras sendo liberado aos familiares na tarde deste domingo (14).


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Jiboia de aproximadamente 2 metros é resgatada no povoado Buritis, em Barreiras

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

A cobra estava em cima de uma árvore quando foi avistada pelos moradores da comunidade.

Uma jiboia de aproximadamente 2 metros de comprimento foi capturada por uma equipe do 17º Grupamento de Bombeiros Militar na tarde deste domingo (14), no povoado de Buritis, em Barreiras.

A cobra estava em cima de uma árvore quando foi avistada pelos moradores da comunidade. Temendo pela segurança do animal, algumas pessoas do povoado acionaram o resgate.

Depois de capturada, a jiboia foi solta pelos bombeiros em uma área de vegetação distante da cidade. Conforme os militares, a cobra não tinha sinais de ferimentos e aparentava estar saudável.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Fonte: Gazeta 5 Parceiro do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso suspeito de fazer desmanche de moto roubada e com arma em Morpará região Vale São-Franciscano

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

Por volta das 13h10 do último final da semana, a guarnição do 3° Pel da 28 CIPM/ Morpará foi informado que na Ilha Quinteto localizado neste município, estava sendo usado pra desmanche de motos e tráfico de drogas.

Ao se deslocar ao local denunciado, foi encontrado um elemento em uma roça em posse de uma espingarda caseira e foi encontrado duas motos parcialmente desmontada; uma CG vermelha que se encontrava com a placa de uma Honda NX-4 Falcon, onde foi constatada que era furtada e uma moto de marca Dayun de chassi (x8dckl7b4000150) com sinal de adulteração.

O mesmo de nome Nemilson Lima Nascimento encontrava-se com 3 celularesde marca LG, Positivo e Smartphone Microsoft. Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado com os materiais apreendidos pra delegacia de Ibotirama/BA, para devidos fins.


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso acusado de agredir companheira no Povoado do Javi

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

Acusado - Agressor

Por volta das 23h30min deste domingo (14), a guarnição do 2° Pel da 28 CIPM/Muquém do São Francisco, realizava rondas no Povoado do Javi quando a guarnição foi solicitada por duas pessoas e as mesmas passaram a relatar que a jovem de iniciais M. R. N. menor de 17 anos, encontrava-se no interior de sua residência sendo agredida pelo companheiro.

Momento então que a Guarnição deslocou até o local e foi constatado o fato. Passou então a serem adotada as medidas cabíveis e em desfavor ao agressor foi dado-lhe voz de prisão; momento no qual o mesmo passou a ameaçar os componentes da Guarnição e as vitimas (denunciante).

Tanto o agressor quanto as vitimas foram conduzidas a DP da cidade de Ibotirama- BA, ficando o caso a disposicão da autoridade policial civil.


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Abapa prestigia posse de novo presidente da Embrapa em Brasília (DF)

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

O vice-presidente, Luiz Carlos Bergamaschi, e o conselheiro, Celito Breda, representaram a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) na posse de Sebastião Barbosa como novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sebastião Barbosa. A solenidade foi realizada na última quarta-feira (10), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente, Michel Temer. Contratado pela Embrapa em 1976, ele foi chefe-geral da Embrapa Algodão, centro de pesquisa localizado em Campina Grande (PB) e se especializou em entomologia atuando em programas de controle e erradicação de pragas.

Para o vice-presidente da Abapa, Luiz Bergamaschi, a entidade de pesquisa é uma grande parceira dos agricultores baianos garantindo suporte à vinda de tecnologias para possibilitar o desenvolvimento da agricultura nos solos do cerrado do oeste da Bahia. “Estamos prestigiando esse momento importante que vai trazer como presidente da Embrapa um pesquisador experiente e que vai possibilitar mais avanços e investimentos para a agricultura na Bahia e em todo o Brasil", afirma.

O conselheiro da Abapa, Celito Breda, acredita na pesquisa e tecnologia como fundamental para incrementar a área agrícola com excelência e alta produtividade. "Temos potencial para viabilizar de forma sustentável cerca de 10 milhões de hectares em área produtiva agricultável do Matopiba, incluindo a agricultura familiar, mas que depende de investimento e fortalecimento em pesquisa, inclusive sediando os pesquisadores e experimentos nas áreas produtivas", explica. Engenheiro agrônomo recém aposentado pela Embrapa, Sebastião Barbosa assume a presidência da entidade ao substituir Maurício Antônio Lopes.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

PRF recupera veículo roubado e prende dois por receptação em Seabra (BA)

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

Durante fiscalização na BR 242 em Seabra na manhã de sexta-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo Ford/Fiesta roubado em Brasília e prendeu dois homens por receptação.

O flagrante ocorreu por volta das 11h, após o condutor de 38 anos apresentar um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) com sinais de falsificação. No automóvel também foram encontradas adulterações e, após trabalho de identificação, foi verificado se tratar de veículo com registro de roubo. Roubado em fevereiro na capital federal, o carro teve as placas originais trocadas por outras de um Fiesta de características semelhantes.

Além do condutor, estavam no veículo seu primo, um homem de 31 anos, e mais quatro crianças. Os policiais entraram em contato com a mãe dos menores e foram informados que eles estavam viajando com pai sem o seu consentimento.

Os homens foram levados para a Delegacia de Polícia Civil em Seabra (BA). Os menores ficaram sob os cuidados da polícia judiciária até serem encaminhados para o Conselho Tutelar.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Homem é morto a facadas em Ibotirama/BA

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

Um homem conhecido como "Jó"  foi morto a facadas na tarde deste domingo (14), na rua R do bairro Alto do Cruzeiro, em Ibotirama.

O SAMU esteve no local, mas nada pode fazer a não ser constatar o óbito. A Polícia Militar registrou a ocorrência, à vítima foi atingida por várias facadas.

A autoria e a motivação ainda são desconhecidas. A Polícia Civil (PC) vai investigar o caso.

Após a perícia recolheram o corpo para o Instituto Médico Legal - IML para exame de necropsia. De acordo informações, o homem tinha passagem pela polícia.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Mulher de 23 anos é morta a pedradas em Irecê; caso é investigado pela 14ª Coorpin

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018 / Região

Uma mulher de 23 anos foi morta a pedradas na madrugada deste domingo (14), na Rua A, Vila Nobelino, em Irecê, cidade localizada no norte da Bahia. Este é o segundo caso de assassinato de mulheres que acontece em Irecê em menos de 48 horas, lembre clicando no link:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=mulher-e-assassinada-e-corpo-e-carbonizado-dentro-de-casa-em-irece&Id=52578

De acordo com a Polícia Civil, após receber informação sobre o homicídio, equipes foram até o local do crime e constataram o fato. A vítima foi identificada por Fabíola Souza Silva.

Segundo o delegado Michael Alves e conforme informações preliminares, durante a madrugada a vítima estava em uma festa em um bar tendo saído por volta das 04h juntamente com algumas amigas, sendo que pouco tempo depois, seu corpo foi encontrado com sinais de esmagamento do crânio, com o uso de pedradas.

A autoria e motivação para o crime são desconhecidas. Próximo ao corpo foram localizadas pedras com marcas de sangue. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeram o corpo para o Instituto Médico Legal de Irecê - IML.

Ao Correspondente do Blogbraga, o delegado Michael Alves disse que o crime pode estar relacionado ao tráfico de drogas já que a vítima esteve presa recentemente em Santa Maria da Vítória, oeste do estado, acusada de tráfico.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP - da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Jovem é provável vítima de bala perdida no bairro Santa Luzia em Barreiras

Domingo, 14 de Outubro de 2018 / Região

Na noite deste domingo (14), aproximadamente às 21:30h um jovem foi alvejado por disparo de arma de fogo nas proximidades do Colégio Santa Luzia, no bairro Santa Luzia em Barreiras.

Segundo informações passadas à nossa reportagem, o jovem estava próximo à sua residência quando foi atingido. Ainda segundo sua tia, o rapaz não teria desafetos ou rixas na localidade. O autor do disparo não foi visto. Supõe-se que teria sido vítima de bala perdida.

Populares levaram a vítima para o hospital, mas no caminho encontraram com uma ambulância do SAMU que estava a caminho do socorro ao jovem, e então encaminhou o paciente ao Hospital do Oeste.

Uma guarnição da 83 CIPM esteve no local e registrou a ocorrência.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Caminhoneiro perde o controle do cavalo mecânico e invade uma residência no bairro Ribeirão em Barreiras.

Domingo, 14 de Outubro de 2018 / Região

Um tremendo susto passou um caminhoneiro na noite deste domingo (14), por volta das 20:30h quando ao frear o cavalo mecânico para passar pelo quebra-molas na BR-135 nas mediações do bairro Ribeirão, teve as rodas dianteiras travadas, jogando o caminhão contra uma residência.

Por sorte não havia ninguém na calçada e dentro da casa onde funciona uma loja de concertos eletrônicos. No impacto o motorista feriu a perna mas sem gravidade, seu filho que também estava no caminhão teve ferimentos leves.

A Polícia Militar compareceu no local e registrou o acidente que causou danos consideráveis tanto para os proprietários da casa como para o caminhoneiro.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros esteve no local do acidente avaliando a situação e os riscos pertinentes. O acidente chamou muita atenção das pessoas que moram nas redondezas.

O que chamou atenção também, foi que apesar do nervosismo normal que uma situação dessas gera para os diretamente envolvidos, eles procuraram resolver de uma maneira civilizada o imprevisível acidente.

O caminhoneiro foi conduzido para a Delegacia para prestar esclarecimentos. Dois homens em uma motocicleta estavam causando certo tumulto incitando revolta contra o caminhoneiro. Os mesmos foram detidos pela Polícia Militar e encaminhados à Delegacia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Homem é encontrado morto no interior de uma construção em Barreiras.

Domingo, 14 de Outubro de 2018 / Região

Cícero João Ferreira, foi encontrado morto na tarde deste sábado (13), no interior de uma residência em construção no bairro Morada Nobre em Barreiras.

A Polícia Técnica foi acionada e encontrou a vítima em óbito aparentando ter ocorrido há poucos dias. Não foi encontrado sinais de violência externa no corpo, provavelmente teria sido morte natural.

O rabecão removeu o cadáver para o necrotério do DPT onde passará por exame de necropsia que poderá determinar de forma mais precisa a causa da morte.

É aguardado familiares para a documentação necessária e posterior liberação para o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Homem cobra dívida e é morto com golpe de faca no pescoço na zona rural de Barreiras

Domingo, 14 de Outubro de 2018 / Região

Sala de necropsia do necrotério do Departamento de Polícia Técnica

Um crime de homicídio foi comunicado à polícia no começo da madrugada deste domingo (14), na estrada vicinal que liga a BR-020 zona rural de Barreiras quase na divisa com Luís Eduardo Magalhães, próximo a um restaurante.

Segundo informações passadas à polícia, Luís Alves Soares, teria supostamente ingerido bebida alcoólica e então se deslocado até a residência do suposto autor  do crime para cobrar uma dívida. Após discussão, o suspeito desferiu um golpe certeiro de arma branca (provavelmente um facão), quase decepando o pescoço da vítima atingindo a veia jugular.

O delegado plantonista registrou a ocorrência no local e deverá remeter o crime para a Delegacia de Homicídios. Uma equipe do DPT fez a perícia, e removeu o corpo para o necrotério onde nesta tarde passa por necropsia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

SESC promove Maratoninha no Parque de Exposições de Barreiras.

Domingo, 14 de Outubro de 2018 / Região

Mais de noventa crianças participaram da “Maratoninha”, evento promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) para comemorar o Dia das Crianças, que aconteceu na manhã deste domingo (14), em Barreiras.

De maneira gratuita, a corrida foi realizada no Parque de Exposições, no bairro Barreirinhas. Além da prova, sorteio de brindes, distribuição de lanches, parque de diversão e outras atividades fizeram a alegria da criançada.

Para completar a diversão, os pequenos ganharam banho de mangueira e ainda tiraram fotos no caminhão do Corpo de Bombeiros. Uma equipe do 17º Grupamento de Bombeiros Militar participou da programação.

Conforme o gerente do serviço, Ismael Donato, o objetivo de divulgar a prática esportiva e incentivar estilos de vida saudáveis foi alcançado. Ele afirmou que a meta para o próximo ano é aumentar o número de participantes.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 17º Grupamento de Bombeiro Militar de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Incêndio atinge Serra da Bandeira, em Barreiras

Sábado, 13 de Outubro de 2018 / Região

Um incêndio atinge, desde a sexta-feira (12), a Serra da Bandeira, em Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo informações do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), neste sábado (13), equipes do Centro continuam combatendo as chamas que já consumiram boa parte do cerrado.

Neste período do ano, a vegetação fica seca e o fogo se espalha com facilidade, dificultando o trabalho das equipes. O Prevfogo ainda não tem informações de como iniciou o fogo, nem as proporções da destruição.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
PM Pantanal Silvano Santos Dr. Márcio Rogério àguia motos Global Cultura Expressofia Imperial Mundo Verde Mimogás Dique Denuncia Evolucao Effect Fontana Delicia Clinica Vitoria DBT Neli CISO Sporttime Rabelo Luz motos Unopar Real Coyote Digital Informatica G7 Grupo Marabá DPVAT Barreiras Segurança em Eventos Querência Máquinas Agrícolas SKY Mineiros DM Reparos Casas Baiana Extreme Mimoso Segurança renda extra Contabilidade Rondon Polícia Civil Click Tec P&F G&G Magazine Kenni Henke Online Celulares Oeste Manutenção Compre Bem MaxCar Guarda Municipal Protegendo Seguros Gil AUTOCAR