MídiaOn

NOTÍCIAS

Irecê: Família busca informações sobre carteiro desaparecido há 7 dias

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018 / Região

Familiares de Euzébio de Cácio Pereira de Souza, 35 anos, buscam informações sobre o seu paradeiro. Euzébio, que é funcionário dos Correios (carteiro), em Irecê, está desaparecido há 7 dias, quando saiu da cidade para realizar uma perícia no Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em Itabuna, Sul do Bahia.

O desaparecido de Euzébio de Cácio está causando sofrimento e preocupação à família e amigos. Ao Correspondente do Blogbraga - Luciano Kastro (Central Notícia), Vitória Pereira, sobrinha do carteiro, disse que liga para o aparelho celular do tio, mas as ligações não são atendidas.

Qualquer informação, pode ligar para os telefones (74) 9 9942 5338, (74) 99929 0629, (74) 9 9945 2587 ou (74) 9 9931 1777.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: Grave acidente deixa uma vítima fatal e um ferido na BR-135 em Riachão das Neves

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018 / Região

 

Vítima Fatal

Um grave acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), na BR-135 altura do Km 138 em Riachão das Neves/BA, deixando uma vítima fatal e um ferido.

Segundo informações, uma picape Fiat/Strada que seguia sentido Riachão perdeu o controle invadindo a mão contrária quando se deparou com um caminhão baú que seguia sentido Barreiras.

Ao perceber que poderia haver uma colisão frontal, o condutor do Fiat/Strada tentou desviar para a esquerda e nisso derrapou na pista na faixa contrária. O motorista do Baú quando percebeu freou mas não conseguiu evitar a colisão fundo/lateral do Fiat.

O impacto foi muito forte o que resultou em grave lesão no pescoço do motorista identificado como José Mário Seabra de Lemos, 39 anos, que veio a óbito no local. Um outro ocupante que estava no Fiat sofreu ferimentos sem maiores gravidade e foi socorrido por um médico que passava no local na hora do acidente conduzindo-o para o Hospital de Riachão. Segundo informações, seu estado de saúde é estável e está em observação.

Uma ambulância do SAMU de Barreiras esteve no local e o óbito foi constatado pelo médico plantonista.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local sinalizando a BR e registrando o acidente. Até o final da reportagem, era aguardado uma equipe do Departamento de Polícia Técnica para periciar a cena e o corpo da vítima.

Amigos de empresa e parentes compareceram no local e lamentaram muito o acidente. Segundo colegas de trabalho, José Mário estava há mais de duas décadas na empresa e era tido como um funcionário exemplar.

Lamentamos o acidente junto aos familiares, parentes e amigos.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: FASB encerra 2018 com a prestação de mais de 5600 atendimentos gratuitos em Fisioterapia para a população

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018 / Região

Com ações descentralizadas e cada vez mais presentes no dia a dia da população de Barreiras e do Oeste da Bahia, a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), segue nestes 19 anos de atuação, firme no propósito de difundir conhecimento e socializar saberes. Prova disso, são as inúmeras participações de acadêmicos e professores, dos diversos cursos, em projetos e ações desenvolvidas, junto a parceiros, durante todos os dias de 2018, e, em anos posteriores.

Ao fechar o relatório de atendimentos oferecidos neste ano que chega ao fim, a coordenação do curso de Fisioterapia atingiu a marca histórica de 5.689 procedimentos realizados, voluntariamente, por acadêmicos, em Barreiras. Estão contabilizados nesta divulgação, os estágios supervisionados no Hospital do Oeste, Clínica Escola da FASB, e os projetos de extensão desenvolvidos no Centro Espírita André Luís e no Abrigo dos Idosos.

“Percebemos que a FASB, ao prestar atendimento à comunidade, acaba por concretizar os objetivos ao qual se propõe como consolidar, discutir, produzir e difundir o conhecimento científico e acadêmico, possibilitando aos discentes a vivência teórico-prática e, ao mesmo tempo, cumprindo com seu papel social, de prestar um atendimento de qualidade a comunidade loco-regional”, avalia a coordenadora do curso, Magda Caino Teixeira Reis.

Os pacientes interessados pelos atendimentos oferecidos gratuitamente na   clínica escola da FASB podem agendar seus horários. Por se tratar de uma clínica escola o funcionamento é apenas durante o período das aulas. Este ano os serviços já foram encerrados e serão reiniciados em março de 2019.  Os interessados devem procurar a Unidade de Serviços da FASB localizada na rua 21 de setembro, nº 202 no bairro Renato Gonçalves, próximo à praça da Maçonaria, subindo à rua da feira. O atendimento ao público é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 14h às 18h. Outras informações na Unidade de Serviços da pelo telefone: (77) 3612 2658


Blogbraga/ Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Mulher morre eletrocutada ao pisar em fio desencapado em Xique-Xique

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018 / Região

Uma mulher morreu neste domingo (16), vítima de um choque elétrico em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco. De acordo coma Polícia Civil, Juvenilda Borges dos Santos, de 25 anos, estava lavando roupas quando tocou em um fio desencapado e foi eletrocutada.

Segundo relato da família da vítima à polícia, a mulher pisou no fio no quintal de sua residência ligado à máquina de lavar roupas e o chão do local estava molhado. O caso aconteceu por volta das 11h30 da manhã na Rua Aristóteles Marçal,  Bairro Santa Marta.

A polícia informou que a vítima ainda foi socorrida para uma unidade hospitalar local, mas veio a óbito. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Irecê  (IML) para ser necropsiado. 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO: Casal é preso por porte ilegal de arma de fogo após invadir Fazenda em Roda Velha

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018 / Região

Atendendo a solicitação via Central telefônica neste domingo (16), por volta das 21h30, a Guarnição da Polícia Militar do Distrito de Roda Velha, município de São Desidério, deslocou-se se até a sede da Fazenda SLC localizada a cerca de 80 km do Distrito sentido Brasília para atender uma ocorrência de porte ilegal de arma de fogo.

Segundo o solicitante um casal portando armas de fogo tipo espingarda teriam invadido a propriedade do grupo SLC sendo em parte contidos pela equipe de segurança da Fazenda, ao chegar no local a Polícia constatou a veracidade dos fatos sendo apreendido uma espingarda calibre .20 de marca rossi e 6 cartuchos de igual calibre intactos, e uma espingarda calibre .22 de fabricação caseira.

O casal foi identificado como Kecio C. da Conceição de 26 anos, natural de São Desidério e N. O. dos Santos, também 26 anos que foi conduzido para a Delegacia de Luis Eduardo Magalhães para as devidas providências cabíveis.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Moto é furtada no centro da cidade de Irecê

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018 / Região

Uma moto foi furtada na noite de sexta-feira (14), por volta das 23h, em frente a uma loja na Rua Professor Joel Lopes, no centro de Irecê.

Conforme informações, a moto furtada é Honda Bros, vermelha, placa JON-5840, licença de Irecê.

Qualquer informação a respeito da moto, entrar em contato com a Polícia Militar pelo 190  ou Polícia Civil 197.

O caso foi registrado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Caminhoneiro morre preso às ferragens após grave acidente na Serra do Saco em Barreiras

Domingo, 16 de Dezembro de 2018 / Região

Mais um gravíssimo acidente aconteceu na Serra do Saco em Barreiras onde infelizmente houve uma vítima fatal.

O acidente aconteceu na manhã deste domingo (16), por volta das 08:40h, na BR-242 quando o motorista identificado como Deivid Oliveira Silva, 35 anos de idade, por algum motivo ainda a esclarecer (talvez perda de freios), não conseguiu fazer a curva e com isso bateu no guard-rail e tombou às margens da BR.

O motorista viajava sozinho de Salvador com destino ao Piauí com uma carga de cloreto de potássio quando então perdeu o controle acidentando-se fatalmente.

No local esteve presente o SAMU que apenas pôde confirmar o óbito. Uma guarnição da Polícia Militar; equipe especializada do Corpo de Bombeiros em socorrer vítimas presas nas ferragens; Polícia Rodoviária Federal estiveram no local apoiando ativamente o resgate do corpo bem como sinalizando e orientando o tráfego.

Demandou horas de trabalho para o resgate da vítima. Uma empresa de guincho “Bel Guincho”, usou um veículo especial para ajudar os Bombeiros no resgate.

Uma equipe da Polícia Técnica esteve no local e o rabecão conduziu o corpo da vítima para o necrotério do DPT.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Xique-Xique: Ex-prefeito Ricardo Magalhães tem contas aprovadas pelo TCM

Domingo, 16 de Dezembro de 2018 / Região

Enquanto esteve à frente poder executivo de Xique-Xique, Ricardo conseguiu aprovação de todas as contas pelo TCM (Foto: Reprodução/ Google)

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), aprovou com ressalvas, após um pedido de reconsideração, as contas referentes ao exercício de 2016 do ex-prefeito da cidade de Xique-Xique, no Vale do São Francisco, Ricardo Magalhães. O parecer foi publicado pelo órgão colegiado na última quinta-feira (13).

Decisão

Provimento parcial, para alterar os trechos consignados no novo voto, revogando-se o parecer prévio atacado, para que outro seja emitido, dessa vez, pela aprovação, com ressalvas, bem assim, revogar a deliberação de imputação de débito, para que outra seja emitida, contemplando a manutenção da multa aplicada ao gestor, na quantia de R$4.000,00 (quatro mil reais).

Vale ressaltar, que Ricardo enquanto esteve prefeito de Xique-Xique, entre os anos de 2013 a 2016, teve todas as contas aprovadas pelo TCM (2013, 2014, 2015 e 2016).


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Amora da Chapada Diamantina é destaque no Bahia Rural deste domingo (16)

Domingo, 16 de Dezembro de 2018 / Região

A primeira safra de amoras pretas da Bahia será tema de matéria exclusiva do programa Bahia Rural (vídeo), da Rede Bahia, afiliada da Globo, que será exibido neste domingo, dia 16, a partir das 6h. Essa safra é de um cultivo ainda experimental que o Sebrae encabeçou com estudo de viabilidade, dando o suporte inicial de planejamento e implantação do cultivo de Amora Preta na região, a conhecida, Black Bary.

Na chamada do vídeo para a matéria de domingo, que está sendo veiculada na tv, a repórter Georgina Maynart, ressalta que a primeira safra de amora do Estado deve fazer com o que as frutas vermelhas ganhem espaço na agricultura baiana.

Fruta bem avaliada no Mercado, a amora está sendo consumida pelo alto teor de oxidantes e compostos naturais que são beneficos á saúde. A princípio, o Sebrae realizou palestras de mobilização com produtores de morango, em parceria com a empresas do segmento, e após a adesão, implantou o projeto piloto com um grupo experimental de 18 agricultores de Barra da Estiva e 1 agricultor de Mucugê.

Para o técnico do Sebrae em Seabra Heitor Ferrari, a introdução de tecnologia aliada ao manejo orientado é responsável pela produção acima da media, nessa primeira colheita “Já conseguimos produzir mais do em cidades com clima frio, e que tem tradição na colheita de amora. Com a parceria da Holantec, inserimos tecnologia, e as plantas produzem como se estivessem submetidas a baixas  temperaturas. Sem tecnologia provavelmente teríamos uma produção muito pequena, mas com a Indução da flores, e a polinização da abelha, estamos produzindo acima da media”, explica.


Blogbraga/Fonte: Texto e fotos: Nara Zaneli

Compartilhar no Whatsapp

Jovem é assassinado a tiros no Bairro do Ouro em Correntina -BA

Sábado, 15 de Dezembro de 2018 / Região

Um jovem de 22 anos de nome Iuri Alves Vieira, foi morto na noite desta sexta-feira (14), por volta das 23h30 na Rua 03, no Bairro do Ouro em Correntina -BA, em frente a uma residência.

De acordo com a Polícia, à vítima estava envolvida com o tráfico de drogas, e roubo, naquela Cidade. Há um ano foi vítima de tentativa de homicídio.

O jovem não resistiu aos ferimentos vindo a óbito. O corpo foi removido pelo DPT de Santa Maria da Vitória/BA.

De acordo informações passadas a nossa reprotagem, a mãe da vítima estava emocionalmente abalada, inclusive recebeu atendimento médico no hospital. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil local. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas.


Blogbraga/Claudinei Siqueira

Compartilhar no Whatsapp

Adolescente de 16 anos é morto a tiro e uma pessoa fica ferida por bala perdida no bairro Santa Luzia em Barreiras.

Sábado, 15 de Dezembro de 2018 / Região

Um crime de homicídio aconteceu por volta das 12:40h deste sábado (15), na rua Vila Lobos no Bairro Santa Luzia em Barreiras.

Segundo informações colhidas no local, um adolescente identificado como Eriton dos Santos Oliveira, 16 anos, natural de Barreiras, estava descendo a rua Vila Lobos em sua bicicleta quando uma pessoa que estaria a pés, disparou cerca de cinco tiros de revolver sendo que um deles atingiu o tórax da vítima que ainda teria andado por alguns metros caindo logo após.

Nos disparos, um dos tiros acertou um homem que estava sentado na porta de casa, sendo o mesmo atingido em uma das pernas, por “bala perdida”. O mesmo foi socorrido e encaminhado para o Hospital do Oeste. Segundo informações não corre risco de morte.

Uma ambulância do SAMU esteve no local e apenas pôde constatar o óbito da vítima. Uma guarnição da 83 CIPM esteve no local preservando a cena do crime até a chegada do delegado de plantão e equipe do Departamento de Polícia Técnica.

Parentes da vítima compareceram no local que com a chegada da equipe do DPT, chamou atenção de muitas pessoas da localidade acompanhando de longe o trabalho da Polícia.

O delegado plantonista esteve no local e colheu as primeiras informações iniciando o processo investigativo. Segundo informações preliminares, a motivação do homicídio estaria ligada a crime passional. A Polícia segue investigando.

Eriton dos Santos já possuía várias passagens na Polícia, incluindo um roubo de bicicleta esportiva. Com a vítima foi encontrada uma pequena quantidade de drogas.

O rabecão levou o corpo para o necrotério do DPT onde passará por exame de necropsia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Militares fazem apreensão de droga no município de Barro Alto

Sábado, 15 de Dezembro de 2018 / Região

Policiais militares da CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido e da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 7º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma sacola plástica contendo meio quilo de maconha prensada.

O caso ocorreu na última quinta-feira (13), na localidade de Gameleira, zona rural da cidade de Barro Alto, na região de Irecê. Um menor de 16 anos foi apreendido.

Em nota, a polícia informou que fazia buscas a um suspeito identificado por Anderson dos Santos Ramos, o Dan paulista, que não foi localizado.

A droga e o adolescente foram apresentados à delegacia de Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Xique-Xique receberá investimento de US$ 54 milhões em produção de chocolate

Sábado, 15 de Dezembro de 2018 / Região

A empresa MCA Projects Holding FZE, com sede nos Emirados Árabes, pretende produzir 20 mil toneladas de cacau por ano no município de Xique-Xique, no Vale do São Francisco, em um investimento previsto de US$ 37 milhões. O fruto também será beneficiado na região, com a fabricação de 2,3 mil toneladas de chocolate por ano, em outro investimento da mesma empresa de mais US$ 17,7 milhões.

Para isso, um memorando de entendimento com a MCA Projects Holding e um protocolo de intenções com a Copixaba Agro Empreendimentos foram assinados pelo governador Rui Costa e representantes das empresas nesta quinta-feira (13), na Governadoria, em Salvador.

A Copixaba será responsável pela implantação do distrito irrigado, onde trabalharão cinco mil baianos na construção do empreendimento. O distrito irrigado será instalado em Xique-Xique, incluindo obras de infraestrutura hídrica, com investimentos estimados de R$ 600 milhões. As obras devem começar no prazo máximo de dois anos, contados a partir da obtenção da licença de instalação junto ao órgão competente.

Segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Luiza Maia, o investimento é importante para uma região como a de Xique-Xique. “É necessário ter uma atenção com essas regiões secas, onde é preciso investir na geração de emprego e renda. Este é um investimento alto do agronegócio, muito importante e que está dentro da meta proposta pelo governador Rui Costa de promover o desenvolvimento do interior do estado por meio da industrialização”.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Arboviroses e Dezembro Vermelho são destaques em palestras na Unidade de Saúde da Família Martina Clara

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Região

A manhã de quarta-feira (12), foi de muito aprendizado na Unidade de Saúde da Família Martina Clara, em Barreirinhas. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários receberam os pacientes na Unidade para explicar um pouco mais da Campanha Dezembro Vermelho e os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, uma atenção cuidadosa para o período de chuva na região, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

De início, a equipe explicou como é a rotina de atendimento na Unidade, a importância das visitas dos agentes comunitários e de documentos que são essenciais nos acompanhamentos médicos, como o cartão do SUS e o cartão da família. Em seguida uma pequena encenação sobre as consequências da proliferação do mosquito Aedes Aegypti chamou atenção de todos. Com foco em alertar os pacientes de como cuidar do seu quintal nesse período de chuva na região, evitando o acúmulo da água parada, a equipe de agentes comunitários mostraram de forma lúdica as consequências da Zica, Chikungunya e Dengue.

“Esse é um assunto considerado de pouco interesse por muitos moradores, e o alerta através desse pequeno teatro foi para mostrar a importância de tirar 10 minutos do dia, ou pelo menos uma vez na semana para olhar o quintal e os ambientes que servem de armazenamento de água parada. É um período de alerta e todos devem se conscientizar dos benefícios dessas ações, afinal, um mosquito não pode ser mais forte do que todos nós juntos”, destacou Nerailde Ribeiro, agente comunitária.
Seu José Armindo é morador do bairro São Pedro, faz acompanhamento periodicamente com os médicos da Unidade e participa sempre das palestras promovidas no Martina Clara.

“Ouvir a população é muito importante, sempre que posso participo dessas palestras que de forma interativa tira as nossas dúvidas de assuntos importantes, como esses discutidos nessa manhã. Foi muito proveitoso”, disse.

Os acadêmicos do 5º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Regional da Bahia – UNIRB, também mostraram o alerta para as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, através dos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde onde mostra que em 2016, 48 mil pessoas foram infectadas por H.I.V e cerca de 112 mil pessoas têm H.I.V e não sabem. A temática ganha destaque nesse mês com o intuito de chamar a atenção para as medidas de prevenção e tratamento da AIDS.

De acordo com o médico Diego Rafael Santos, a atenção básica trabalhada dentro das Unidades de Saúde da Família, as USFs, devem ser sempre a porta de entrada no que tange as informações acentuadas no cotidiano dos pacientes. “Esses momentos de interação organizados pelas Unidades de Saúde aproxima a comunidade e tem o papel de trazer informações relevantes através da Educação Continuada. Sabemos que quando a Unidade se mostra mais receptiva aos pacientes, temos uma prevenção mais consistente, essas palestras são muito válidas na propagação do conhecimento”, destacou.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Caminhão Baú arrasta fios de alta tensão e poste cai em cima do caminhão

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Região

Na manhã desta sexta-feira (14), um caminhão Baú trafegava na rua Nova Aurora para entrar na rua 2 de Julho quando o Baú arrastou a fiação elétrica fazendo com que um dos postes caísse em cima do caminhão.

“Foi um grande susto pra gente...” comentou a moradora da esquina. A rua foi interditada e medidas de segurança foram adotadas pela Coelba que fez a troca do poste. Além da fiação elétrica, houve o rompimento da fiação telefônica e de internet.

Na parte da tarde os técnicos da telefonia e empresa de internet estavam fazendo os reparos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Vai viajar para o exterior? Barreiras conta com Posto de Emissão de Passaporte funcionando no SAC

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Região

As férias estão chegando! Vai viajar para o exterior? Já tem seu passaporte?

Agora você não precisa ir até Brasília, Salvador, Vitória da Conquista para conseguir seu passaporte. A cidade de Barreiras conta com o Posto de Emissão de Passaporte (PEP), inaugurado pela Polícia Federal no dia 10 de outubro 2018.

As emissões de passaportes são realizadas no SAC de Barreiras, localizado Av. Shopping Center Rio De Ondas, BA 020 ao lado do Terminal Rodoviário.  Funcionamento: Segunda a sexta-feira - 07h às 13h 

O novo Posto de Emissão de Passaporte da Polícia Federal, em parceria com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), conta com modernos equipamentos que possibilita o atendimento de aproximadamente 450 a 500 pessoas por mês.

Segundo Daniel Madruga, Superintendente Regional da Polícia Federal, a emissão de passaportes é um dos serviços mais demandados, cerca de dois milhões e meio de passaportes expedidos por ano em todo o país.

A solicitação do passaporte inicia-se com o cadastramento dos dados do interessado no sistema da PF.

É gerado uma guia GRU que pode ser paga em agências do Banco do Brasil e agendamento para apresentação de documentação e identificação do requerente.

Todo o processo é simples, você pode conseguir as informações necessárias, referentes à solicitação de passaportes, como a lista de documentos necessários, o acesso ao formulário para cadastramento e ao agendamento estão no site da PF.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Governo e setor do algodão brasileiro fecham acordo para implantar Sistema Integrado de Agrotóxicos (SIA)

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Região

Nesta quinta-feira (13), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) assinaram um acordo de cooperação técnica para desenvolvimento do Sistema Integrado de Agrotóxicos (SIA), que vai permitir redução nos prazos de registro de novas substâncias e de produtos genéricos. O Decreto, que regulamenta a Lei de Agrotóxicos, já estabelece a necessidade de desenvolvimento deste sistema desde 2002. Neste ano, o Ministério da Agricultura tomou a frente da iniciativa para cumprimento do marco legal. Atualmente, o tempo médio para os genéricos é de quatro anos e de até oito anos para as novas moléculas.

A Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) também participam do projeto. Segundo o Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, o SIA vai unificar todos os pedidos de registro destes produtos existentes ao sistema do MAPA, no IBAMA e na ANVISA. As vantagens do novo sistema, que funcionará em dois anos, serão a transparência e velocidade no processo de registro. “Em dois anos e meio da gestão do ministro Blairo Maggi, foram realizados mais de 1.100 registros de produtos mais modernos e menos tóxicos ao meio ambiente e à saúde humana”, explicou Rangel. Ainda estão pendentes cerca de 1.500 solicitações de registro.

Os produtores de algodão tomaram a frente do projeto pois esta cultura é a que mais depende de defensivos inovadores, em função da grande incidência e variedade de pragas nas lavouras. Para o vice-presidente da Abrapa, Júlio Busato, acredita que este novo sistema é fundamental para garantir maior agilidade no trâmite burocrático para aprovação destes produtos. “Com uma agricultura de ponta e tecnificada, os produtores poderiam estar utilizando produtos que impactam menos ao meio ambiente e que sejam mais assertivos no combate a pragas. Não podemos nos esquecer dos erros cometidos no passado. Na década de 70, o bicudo, a principal praga do algodão, chegou nas lavouras de São Paulo, e por conta da morosidade e impedimentos legais, não pôde ser combatido, espelhando-se pelo Brasil”.

Ainda segundo Busato, que preside a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a praga dizimou na década de 80, 4 milhões de hectares no Nordeste brasileiro, levando muitas famílias a abandonarem o campo e irem morar na periferia das grandes cidades.  Associados ao novo sistema, serão desenvolvidos aplicativos do SIA para celulares das plataformas Android e IOS. O custo estimado para a implantação do Sistema é de US$ 2,5 milhões. Atualmente, o Agrofit tem registrado cerca de 2 mil produtos formulados, dos quais aproximadamente 50% são genéricos.

O setor do algodão acompanhou este a aprovação do parecer do projeto de Lei 6299/02, em uma comissão especial da Câmara dos Deputados, que pretende modernizar a legislação que regula a aprovação e uso dos defensivos agrícolas para a produção de alimentos no Brasil. Com previsão de ser votada no próximo ano, a nova lei trará benefícios para a sociedade ao permitir o uso de tecnologia mais eficiente no combate a pragas e com menos impacto à saúde e ao meio ambiente. A nova lei também mantém o rigor técnico reduzindo o entrave burocrático na liberação destes produtos. (Fonte: Mapa com edição da Assessoria Imprensa Abapa)


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Polícia prende suspeito de atear fogo em mulher na cidade de Cafarnaum

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Região

Um homem identificado por Milton Glei dos Santos, conhecido por Gefinho, foi preso por uma equipe da Polícia Civil, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. O crime ocorreu em Cafarnaum, na região de Irecê.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito é apontado como autor do crime de lesão corporal gravíssima contra sua companheira. Na ocasião, Milton Glei após uma discussão banal ateou fogo em partes do corpo da vítima.

Jefinho que já responde por tentativa de homicídio contra outra ex-mulher, foi encaminhado à delegacia local onde está preso em uma das celas à disposição da Justiça.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

RONDESP: Três pessoas são detidas com drogas em Barreiras

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Região

Por volta das 20h00min desta quinta-feira 13/12/2018, duas equipes da RONDESP OESTE que realizavam patrulhamento tático no Bairro São Pedro, foram informadas através do Disque Denúncia, que nos finais de tarde estava ocorrendo uma grande movimentação de pessoas fazendo uso de entorpecentes próximas ao estabelecimento comercial denominado Auto Elétrica Shinai.

Diante da denúncia as Guarnições abordaram dois indivíduos que estavam próximos ao local indicado e com eles encontraram uma substância esverdeada análoga à maconha. Ao serem interpelados, os usuários informaram que compraram a droga de um indivíduo de alcunha "Neguim " da Auto Elétrica Shinai e que todos estavam utilizando a droga na casa dele antes de serem abordados.

As Guarnições identificaram "Neguim " como sendo SIDNEY PEREIRA DE ALCÂNTARA JUNIOR, que permitiu a entrada das equipes na Auto Elétrica onde durante as buscas foram encontradas mais drogas no interior do imóvel.

Ante o exposto, foram conduzidos e apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras, para adoção das medidas cabíveis, SIDNEY PEREIRA DE ALCÂNTARA JÚNIOR, 29 anos, na condição de autor do crime de tráfico de entorpecentes ; EDNAILSON SILVA SANTANA, 29 anos, na condição de usuário e JOSÉ DIVINO DA SILVA FILHO, 27 anos, na condição de usuário. 

Foram apresentados também 150 gramas de maconha , 20 gramas  de cocaína e R$ 399,00 em diversas cédulas, conforme ocorrência.

RONDESP OESTE
"Braço forte do oeste baiano "


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Governo inicia recuperação de BA entre os municípios de Presidente Dutra e Uibaí, na região de Irecê

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Região

Recolhendo o que restou de asfalto e preparação do solo para o novo pavimento são alguns dos serviços executados pela empresa Rodocom.  O investimento é do Governo do Estado para a reconstrução da rodovia BA-148, que interligam os municípios de Presidente Dutra e Uibaí a BA-052, na região de Irecê.

A obra vai beneficiar diretamente milhares de pessoas dos municípios de Presidente Dutra, Uibaí e cidades das da região, garantindo mais segurança e comodidade para os motoristas que circulam diariamente pela estrada.

“Esta é uma obra de grande importância para a população dos dois municípios, pois também contribui para o desenvolvimento local, da economia e da agricultura.

Com uma estrada de qualidade mais pessoas circulam e as cidades se desenvolvem”, ressaltou João Machado, leitor. 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Preso suspeito de roubo foge da delegacia de Iraquara, na região de Irecê

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Região

Um homem identificado por André Souza Lima fugiu do interior da Delegacia de Polícia Civil de Iraquara, na região de Irecê.

Segundo a PC, André responde pelos crimes de furtos e roubos na região. Quem souber de alguma informação sobre o fugitivo, pode entrar em contato com as Polícias Civil ou Militar.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Projeto Frutos do Cerrado está entre os 13 contemplados pela Fundação Cargill em todo o Brasil

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Região

O Projeto Frutos do Cerrado, realizado pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), que tem o objetivo de capacitar comunidades a desenvolver tecnologias para agregar valor aos frutos regionais, é um dos 13 contemplados pela Fundação Cargill, em todo o território nacional. O Edital selecionou as melhores iniciativas de combate à perda e ao desperdício de alimentos, que incentivam o empreendedorismo na cadeia da alimentação e promovem soluções e pesquisas no setor. Este é o segundo ano em que o projeto da FASB consta entre os vencedores.

"Neste ano, recebemos inscrições de 14 estados. Foram 31% de projetos a mais em comparação com o edital anterior. O sucesso corresponde ao ótimo trabalho que a nossa equipe tem feito em busca da promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, do campo ao consumidor", disse Yuri Feres, diretor-presidente da Fundação Cargill, durante o anúncio dos projetos selecionados.

No primeiro edital da Fundação Cargill em que o Projeto Frutos do Cerrado foi contemplado, em 2018, foram destinados recursos da ordem de R$ 100 mil, para custear a realização de oficinas na comunidade do Val da Boa Esperança, zona rural de Barreiras, para ensinar os pequenos produtores rurais a aproveitar os frutos sazonais. O processo de instrução, que utiliza também a estrutura do laboratório de tecnologia de alimentos da Faculdade São Francisco de Barreiras, abrange todas as etapas, desde uma explanação sobre as características dos frutos, a coleta, os cuidados com as árvores, e prossegue com a produção de bolos, tortas, almôndegas, compotas e geleias. Outros aspectos, como a rotulagem e a exposição dos produtos, também são abordados.

“Temos também as pesquisas, em que os estudantes recebem bolsas para financiar os estudos de espécies do cerrado”, destacou Emília Karla Amaral, diretora de Pesquisa e Extensão da FASB. “Para o Edital de 2019, a Fundação Cargill vai financiar, ao custo de R$ 200 mil, o período de dois anos desse projeto. Então, com um período mais longo de apoio financeiro, decidimos ampliar o foco, com um número maior de frutos a serem pesquisados e trabalhados nas oficinas. Essa parceria entre a FASB e a Cargill é fantástica, uma grande aliada na preservação do Cerrado baiano”, finalizou. 


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Vereadores denunciam ex-prefeito de Irecê por alta dívida deixada junto ao INSS

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 / Região

Os vereadores de Irecê Tertuliano Leal Libório (Tertinho), Rogério Santos Amorim, (Figueredo), Fabiano Oliveira Silva dos Santos (Fabiano Bia), Luciano Pereira da Silva, Meire Joyce Souza Figueiredo (Meirinha) e Murilo Franca Paiva Silva protocolaram uma denúncia no Ministério Público Federal (MPF) contra Luis Pimental Sobral, ex-prefeito do município entre os anos de 2013 a 2016.

Segundo a denúncia, a Prefeitura de Irecê recebeu no início de 2013, quando Luizinho Sobral havia tomado posse, pouco mais de R$ 21 milhões de reais de dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No final de dezembro de 2016, Sobral entregou o município ao atual prefeito, Elmo Vaz, com um débito muito superior em relação às três últimas gestões, que também acumularam dívidas com a previdência social no montante de R$ 21 milhões. A dívida deixada por Sobral e herdada pela atual gestão chega a quase R$ 80 milhões.

Por conta disso, os vereadores requerem ao MPF que investiguem o ex-gestor [Sobral] por atos e ações irrazoáveis relacionados com a dívida do município e o INSS.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Embasa esclarece população sobre implantação de sistema de abastecimento de água no Sítio do Rio Grande, em São Desidério

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018 / Região

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu na última terça-feira (4) uma reunião comunitária para sensibilizar os moradores da localidade do Sítio do Rio Grande, em São Desidério, sobre a construção do sistema de abastecimento de água. Cerca de 30 pessoas compareceram ao encontro que levou informações sobre o funcionamento do sistema, etapas de tratamento, consumo racional de água, tarifas e conta de água. Executada pela Embasa, a obra, orçada em R$ 1,092 milhão, com recursos do Fundo de Combate a Erradicação da Pobreza (Funcep), vai garantir que a água tratada seja levada para 450 famílias da localidade.

Responsável pela condução da reunião, a assistente social da Embasa , Geisa Mendes, disse que o encontro permitiu que as pessoas pudessem entender os benefícios da implantação do sistema, principalmente nos processos de tratamento e das análises realizadas que atendem a portaria do Ministério da Saúde. “Foram evidenciados todos os procedimentos para a manutenção da qualidade da água. É um investimento importante para a população que terá mais qualidade de vida em contrapartida com a implantação e operação do serviço”, afirmou.

Ação socioeducativa – Ainda na localidade, a Embasa promoveu duas palestras educativas para 150 estudantes da educação infantil e ensino fundamental da Escola Municipal Dep. Luiz Braga. Com o tema “Cuide da Água: Proteja a Vida”, as atividades reforçaram sobre a importância do consumo racional de água. Na oportunidade, foram entreguem cartilhas educativas e brindes.  A obra de implantação do sistema de abastecimento de água do Sítio do Rio Grande tem previsão para ser concluída até meados do próximo ano.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Mulher desaparecida é encontrada através de câmeras do CICOM, em Irecê

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018 / Região

Uma mulher identificada por Alzirene Souza Neiva Oliveira, moradora do Distrito de Mirorós, no município de Ibipeba, na região de Irecê, foi localizada por volta das 22h20 desta quarta-feira (12), nas imediações da Praça Clériston Andrade, área central da cidade de Irecê.

De acordo com familiares, Alzirene está com problemas psicológicos e havia saído de casa há dois dias. Ela foi encontrada por câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Comunicação – Cicom.

“Ocorreu que na noite de ontem 12/12/2018, por volta das 22h21min, este CICOM recebeu uma ligação via 190, dizendo que a senhora teria sido vista nas imediações da Praça Clériston Andrade. Passamos a diligenciar via câmeras de monitoramento até encontrá-la nas imediações do ministério público. Foi acionado uma Guarnição da Polícia Militar que foi até o local juntamente com uma equipe SAMU para medicá-la. Depois foi feito contato com os familiares da desaparecida para dar-lhes a notícia”.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=miroros-de-ibipeba-mulher-desaparecida-foi-vista-pela-ultima-vez-em-irece&Id=55366


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Seminário apresenta produções científicas de Ciências Humanas e Sociais da UFOB

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018 / Região

Professores, estudantes e técnicos da UFOB terão uma ótima oportunidade para apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas no I Seminário de Ciências Humanas e Sociais - A vida reimaginada: pensamento e transformação. O evento, que acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro, no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, busca estabelecer um local de debate qualificado acerca de temáticas que desafiam a sociedade contemporânea.

Também apresentará para a comunidade as linhas de pesquisa e área de concentração do recém-criado Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB), que terá sua primeira seleção no primeiro trimestre de 2019.

A programação do Seminário terá painéis temáticos, sessões de apresentação de trabalho, lançamento de livros e conferência com o professor Marcio Caetano, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas aqui. Os estudantes que desejem submeter trabalhos podem enviar resumo ou resumo expandido até o dia 7 de dezembro, indicando uma das seis áreas temáticas: Gênero e sexualidade; Relações étnico-raciais; Direitos Humanos e Democracia; Saúde e Qualidade de Vida; Educação e formação docente; e Sustentabilidade e Desenvolvimento. As inscrições como ouvinte podem ser feitas até 13 de dezembro.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB), com apoio do Pet-Humanidades, o Seminário integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Mais informações podem ser obtidas no:

https://www.even3.com.br/seminarioppgchs


Blogbraga/UFOB

Compartilhar no Whatsapp

BARRERIAS: Acadêmicos da FASB participam de atividades lúdicas e recreativas nas comunidades

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018 / Região

Por compreender a importância das atividades práticas no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) tem incentivado, em todos os cursos, que seus alunos promovam e participem de projetos junto às comunidades da região Oeste. Dois eventos, que servem para ilustrar essa forma de enxergar as relações entre a instituição e a sociedade, ocorreram no último dia 24 de novembro. O primeiro, uma manhã recreativa no povoado de Mucambo, na zona rural de Barreiras, e o segundo, a entrega de brinquedos e alimentos para crianças que vivem sob a ponte que liga o centro da cidade ao bairro Barreirinhas, via BR-242.

Esses momentos especiais, em que teoria e prática se encontram, permitindo uma formação com maior qualidade para o futuro profissional, são propícios para interação, movimento e muita diversão. “O lugar escolhido para essa atividade foi a Escola Abílio Faria, no povoado do Mucambo. Participaram dessa manhã recreativa cerca de 60 crianças, com idades entre 6 e 14 anos”, explicou a professora de Educação Física, Carolina Adam. “Mesmo sem espaço adequado e vestimentas apropriadas, as crianças aproveitaram o máximo a presença dos acadêmicos do curso e se divertiram muito com os jogos e brincadeiras”, disse a docente, que, na atividade citada, avaliou os alunos do 2º semestre na disciplina “Jogos e Recreação”.

Em seguida, foi realizada a segunda ação do dia, com as famílias que vivem debaixo da “ponte de cimento”. No local, foram entregues para as crianças, brinquedos de sucatas produzidos pelos próprios acadêmicos e alimentos não-perecíveis. A confecção dos brinquedos de sucata faz parte do cronograma da disciplina de “Jogos e recreação” e é pré-requisito de nota. “Gostei muito de vivenciar uma manhã recreativa com as crianças no Mucambo e, em seguida, entregar brinquedos recicláveis produzidos por nós mesmos e alimentos. Pude ver que com tão pouco podemos proporcionar muitas alegrias a quem precisa de apoio. Além disso, foi uma dinâmica lúdica, criativa, que estimula a reciclagem”, pontuou o estudante Josias Castro Frota Neto, do 2º semestre do Curso de Educação Física da FASB.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Mirorós de Ibipeba: Mulher desaparecida foi vista pela última vez em Irecê

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018 / Região

Alzirene Souza Neiva Oliveira está desaparecida há cerca de 48 horas. Ela saiu da casa onde mora no Distrito de Mirorós, no município de Ibipeba, região de Irecê e até o momento não retornou.

Familiares disseram que ela sofre com problemas psicológicos e foi vista a última vez em Irecê.

Quem souber do paradeiro de Alzirene Souza, pode ligar para o telefone (74) 9 9944 2200.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Assaltantes levam dinheiro de igreja evangélica quando fiel ia fazer depósito bancário!

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018 / Região

Delegacia de Polícia em Barreiras

Um tesoureiro, membro de uma igreja evangélica localizada no Bairro Vila Amorim, foi assaltado nesta terça-feira (11), às 13:00h enquanto trocava o pneu de seu carro Fiat/Pálio numa travessa da rua do antigo aeroporto, bairro Bela Vista.

Na ocasião, dois indivíduos em uma motocicleta Honda/CG preta um deles portando um revólver oxidado, anunciaram o assalto levando um envelope de depósito bancário com mais de R$ 4.000,00 pertencente à igreja que estava em cima do banco do carro.

Segundo a vítima, os meliantes apresentavam as seguintes características: o primeiro é alto, magro, pardo, idade aproximada de 30 anos trajava camisa cor ignorada e bermuda Tactel, o segundo é baixo, forte, pardo, também idade aproximada de 30 anos e trajava camisa cor ignorada e bermuda Tactel. Não se sabe se os assaltantes já estariam de olho na vítima.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Suspeitos de roubo de motocicleta morrem em confronto com a PM em João Dourado

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018 / Região

Dois suspeitos de roubar uma motocicleta no povoado de Caldeirão do Jacó, zona rural da cidade de João Dourado, na região de Irecê, foram mortos em confronto a Polícia Militar. O caso correu no último domingo (09).

Os suspeitos foram identificados por Alexsandro dos Santos, o "Guguete", 27 anos, natural de Pojuca-BA, com diversas passagens pela polícia e Felipe Sebastião da Silva Costa, natural de João Dourado-BA, também com diversas passagens, inclusive por roubo de motocicletas.

Com os resistentes foram apreendidos, inicialmente, os seguintes materiais:

▪ 03 (três) celulares, sendo um deles da vítima;

▪ Motocicleta Honda/CG, p/p EWG-6743;

▪ 01 (um) revólver calibre 38, carregado com seis cartuchos, sendo três percutido (pinado) e três intactos.

A PM informou que após a prestação de socorro, a guarnição retornou ao local da ocorrência para remover a motocicleta utilizada pelos acusados quando encontrou no chão, a segunda arma de fogo utilizada no crime, um revólver, calibre 38, com quatro cartuchos intactos e dois deflagrados.

Ainda segundo a nota, a guarnição recebeu uma ligação anônima no celular funcional da viatura, informando que existia uma casa no bairro Gogó da Ema, em João Dourado, que estava sendo utilizada pelos envolvidos no confronto. De imediato foi feito o deslocamento até o local, sendo encontrados no interior da residência os seguintes materiais:

▪ 05 (cinco) pacotes de maconha, pesando 5,125 kg (cinco quilos e cento e vinte e cinco gramas);

▪ 1.397 (um mil trezentos e noventa e sete) pinos de cocaína, pesando 1,025 kg (um quilo e vinte e cinco gramas);

▪ 03 (três) estojos calibre 7,62;

▪ 03 (três) cartuchos calibre 7,62 intactos;

▪ 03 (três) estojos calibre . 40.

Todo o material foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Global Silvano Santos Coyote Mimogás Mimoso Segurança Dupará Açaí àguia motos Gil Guarda Municipal Extreme SKY Querência Máquinas Agrícolas AUTOCAR Casa da Ferramenta Oeste Manutenção Online Celulares Dique Denuncia DM Reparos DBT Pantanal Polícia Civil G7 Mundo Verde Digital Informatica G&G Magazine PM Click Tec Sporttime Delicia Grupo Marabá Compre Bem Evolucao Clinica Vitoria renda extra Effect MaxCar Mineiros Unopar Neli Rabelo CISO Expressofia Casas Baiana DPVAT Barreiras Segurança em Eventos Fontana Contabilidade Rondon Dr. Márcio Rogério Luz motos Cultura Kenni Henke P&F Imperial