Governo da Bahia

NOTÍCIAS

BARREIRAS: HOMEM DESCONTROLADO AGRIDE ESPOSA E JOGA O CARRO CONTRA ENTEADA

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 / Região

Por volta da 01:00h da madrugada deste domingo (22), no conjunto habitacional Arboreto I, um homem descontrolado agrediu sua esposa com idade de 44 anos, proferindo palavras de baixo calão inclusive lhe ameaçando de morte com uma faca inox tipo peixeira.

Durante o episódio o homem também é acusado de agredir sua enteada de 20 anos de idade, onde teria propositalmente tentado atropelar jogado o carro em cima dela.

A Polícia Militar da 84 CIPM foi acionada e a guarnição conseguiu prender em flagrante o acusado, de 42 anos, que foi conduzido até a Delegacia de Polícia e responderá por Ameaça; Injúria; Violência doméstica.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

IDENTIFICADA A VÍTIMA DO ACIDENTE FATAL NA BR-242 EM BARREIRAS

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 / Região

Foi identificada a vítima do acidente fatal ocorrido na BR-242 Km 798, por volta das 12:00h deste domingo (22), próximo à entrada da pista que leva até o aeroporto onde envolveu três veículos.

Elisabete Alves Pires, 61 anos, natural de Vacaria/RS, teria sido arremessada para fora do veículo e infelizmente não resistiu aos ferimentos.

Após a necropsia, o corpo de Elisabete será liberado aos familiares para o sepultamento.

Matéria relacionada no link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-pelo-menos-oito-ficam-feridos-e-uma-mulher-morta-apos-colisao-entre-tres-veiculos-na-br-242-proximo-a-entrada-do-aeroporto&Id=69306


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Em Ibipeba, na região de Irecê, carro roubado é apreendido pela CIPE

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 / Região

Na madrugada deste domingo (22), por volta das 03h30, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, patrulhamento na rodovia BA-148, abordou o veículo marca VW, modelo GOL, cor vermelha, ano 2010/2011 placa NYK- 8871 licença de Salvador-BA.

A corporação informou, que durante averiguação, a equipe identificou sinais de adulteração no chassi, vidros e etiquetas. Após consulta via sistema, acusou restrição de roubo/furto. A placa original do veículo é NYP-7804 licença da capital baiana.

Segundo a polícia, o condutor foi identificado por Miguel Santos Figueredo. Ele e o veículo foram apresentados ao Plantão Central da Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Estudantes de Barreiras são empossados como agentes mirins de combate a perdas

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 / Região

Dentro do programa “De Olho nas Perdas”, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) envolveu na última terça-feira (17) estudantes de Barreiras no combate às perdas de água. Em uma série de quatro atividades, pela manhã e de tarde, cerca de 120 estudantes da Escola Casinha Feliz, localizada no bairro Barreirinhas, participaram das palestras educativas com foco no consumo racional de água e identificação de possíveis perdas de água como vazamentos dentro dos imóveis e na rede de água. Na oportunidade, eles foram empossados, de forma simbólica, como agentes mirins de combate a perdas.

Ao promover as ações, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, acredita que a formação dos agentes mirins pretende levar a importância do uso racional de água ainda na infância. “Eles já incorporam desde cedo a importância de economizar água influenciando também os pais e os irmãos dentro de casa”, explica. Além de dicas práticas, eles aprendem sobre os processos de tratamento e do controle de qualidade. Os estudantes também ganharam cartilhas educativas com foco no consumo racional de água, e brindes como boné, camisa, e garrafinha.

A área social da Embasa vem sensibilizando a população em área onde vem sendo realizadas ações das áreas operacionais, comerciais e sociais para reduzir os índices de perdas no sistema de abastecimento. Em Barreiras, a posse simbólica de ACP`s mirins também já aconteceram em escolas dos bairros Santa Luzia, Centro, Morada Nobre e São Miguel, onde o setor operacional da Embasa também promoveu intervenções para reduzir as perdas como retirada de ligações clandestinas e by pass e identificação e reparo de vazamentos na rede distribuidora e substituição de hidrômetros violados ou adulterados. Denúncias ou informações de irregularidades ou vazamentos na rede distribuidora de água, a população pode entrar em contato pelo 0800 0555 195.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Compartilhar no Whatsapp

Abapa inicia pré-cadastro para programa de educação de jovens e adultos no campo

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 / Região

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), inicia o processo de pré-cadastro para o programa de educação de jovens e adultos no campo, período compreendido entre 23 de setembro a 31 de outubro. Com vagas exclusivas para os trabalhadores que atuam na cotonicultura das áreas agrícolas das Placas, em Barreiras; Roda Velha, em São Desidério; Rosário, em Correntina; e de Cocos, as aulas acontecerão na modalidade de Ensino à Distância (EAD) – Semipresencial.

O projeto é destinado aos trabalhadores das fazendas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio. Os encontros serão realizados quinzenalmente nos respectivos núcleos. A previsão é que as aulas tenham início em fevereiro de 2020.

Aqueles que concluírem o curso, com êxito dentro do período proposto, serão certificados com o devido registro no Ministério da Educação (MEC). As inscrições são limitadas e devem ser realizadas em Luís Eduardo Magalhães, na sede do Centro de Treinamento da Abapa - Parceiros da Tecnologia, localizado no Complexo Bahia Farm Show. Outras informações pelo telefone: (77) 98825-6078 ou pelo e-mail: ct2@abapa.com.br


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

PRF e entidade parceira realizam ações alusivas ao Setembro Amarelo: Campanha de Conscientização Sobre a Prevenção do Suicídio

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 / Região

A ação teve por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o tema, quebrar tabus e alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção. O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu neste sábado (21), atividades de conscientização sobre a Prevenção do Suicídio. As ações ocorreram às margens da BR 110, em Paulo Afonso e contou com a participação da entidade Lar da Criança Vicentina.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo. No Brasil, 32 brasileiros se suicidam diariamente. Cerca de 96% dos suicídios registrados no mundo têm alguma relação com transtornos mentais. Transtorno de humor, transtorno de substância, transtorno de personalidade e esquizofrenia estão entre as doenças mais comuns entre as vítimas de suicídio. O suicídio é a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos de idade em todo o mundo.

A dinâmica dos trabalhos consistiu em reforçar o trabalho de prevenção, através de uma blitz educativa. O objetivo foi orientar e conscientizar motoristas, passageiros e demais usuários sobre a temática e estimular o diálogo, esclarecendo as principais dúvidas, como reconhecer os primeiros indicativos e sinais de alerta que podem indicar necessidade de ajuda.

Isolamento, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, são indícios marcantes de mudanças.

Foram expostos cartazes e ministradas palestras. Ao todo 130 pessoas foram sensibilizadas.

É um esforço contínuo, que representa a atenção da instituição para com o tema e enfatiza o compromisso social da PRF: garantir segurança com cidadania.

O Movimento Setembro Amarelo

É uma campanha de prevenção ao suicídio iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. É uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Xiquexiquense ganha concurso de beleza e representará a Bahia em SP

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 / Região

Uma jovem de 15 anos foi eleita no concurso de beleza Miss Bahia Model's Secret Teen, que foi realizado na noite deste sábado (21), em Ibipeba, na região de Irecê. Vitória Kawara é natural da cidade de Xique-Xique.

A disputa foi acirrada. Em 3º ficou com Maria Clara Oliveira, 16 anos, da cidade de Gentio do Ouro e em 2º Jady Barreto, de Ibipeba.

Participaram do evento, candidatas de 14 a 17 anos que moram na região de Irecê. Na grande noite, 14 finalistas, que passaram dias ensaiando, desfilaram para um público formado por moradores, jurados e organizadores do concurso.

Os jurados levaram em conta critérios como desenvoltura, simpatia e beleza. Agora, a xiquexiquense representará o estado da Bahia no Miss Brasil Model’s Secret Teen, que acontecerá no dia 23 de novembro, na cidade de Barretos/SP.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DE PESAR DA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS

Domingo, 22 de Setembro de 2019 / Região

A Câmara de Vereadores de Barreiras lamenta o falecimento do ex-prefeito do município de São Desidéro, Felisberto Ferreira dos Anjos, ocorrido na noite deste sábado, 21, em sua residência.

Felisberto Ferreira dos Anjos, conhecido como Betim, tinha 75 anos e foi um dos maiores líderes políticos da cidade e muito reconhecido em toda a região Oeste. Foi prefeito de São Desidério por dois mandatos – de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996, e contribuiu bastante para o avanço das áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura, Esporte e Lazer.

Betim deixa a esposa, dona Carmecita Pereira dos Anjos e oito filhos, dentre eles, o ex-presidente da Câmara Municipal de São Desidério - Mauruzan Ferreira dos Anjos. O presidente da Câmara de Barreiras, Eurico Queiroz Filho e todos os vereadores, apresentam as mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Betim.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: PELO MENOS OITO FICAM FERIDOS E UMA MULHER MORTA APÓS COLISÃO ENTRE TRÊS VEÍCULOS NA BR-242 PRÓXIMO À ENTRADA DO AEROPORTO

Domingo, 22 de Setembro de 2019 / Região

Por volta do meio dia deste domingo (22), aconteceu um grave acidente na BR-242 próximo à entrada do aeroporto envolvendo três veículos deixando pelo menos oito pessoas feridas e uma mulher morta.

De acordo com informações, tudo começou após a condutora do veículo Hyundai/HB-20 que seguia sentido Barreiras, perdeu o controle após outro veículo tentar uma ultrapassagem e com isso colidiu frontalmente com um veículo VW/Gol que seguia no sentido contrário. Com o impacto uma mulher que estaria no carona do HB-20 foi projetada para fora do veículo que inclusive caiu numa ribanceira, e não resistiu vindo a óbito no local. Ainda não temos a identificação da vítima.

Seguiu-se daí uma outra colisão quando o motorista de um veículo Fiat/Uno que vinha logo atrás atingiu a traseira do VW/Gol.

O SAMU foi acionado e três ambulâncias deram o socorro às vítimas que foram encaminhadas para o Hospital do Oeste em Barreiras. Um dos feridos está em estado grave.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal - PRF esteve no local, registrou o acidente, organizou o tráfego sinalizando de forma segura a rodovia que ficou interditada durante o socorro!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: bombeiros são surpreendidos com tiros enquanto tentam controlar incêndio na Serra do Mimo

Domingo, 22 de Setembro de 2019 / Região

Situacão aconteceu na manhã da última sexta-feira (20), na altura do bairro Jardim Europa.

Na última sexta-feira (20), enquanto combatia um incêndio que atinge a Serra do Mimo, em Barreiras, uma equipe do 17º Grupamento de Bombeiros Militar foi surpreendida por disparos de arma de fogo.

A situação aconteceu por volta das 10h30, na altura do bairro Jardim Europa, onde os militares trabalhavam desde as 5h. Pelo menos dez tiros foram efetuados em direção à guarnição.

Diante da situação, os bombeiros se abrigaram no alto da serra e solicitaram apoio da Polícia Militar. Nenhum deles ficou ferido.

Guarnições da 83ª Companhia Independente de Polícia Militar foram até o local e, junto com os bombeiros, fizeram buscas pela mata. Ninguém foi preso.

Sob a escolta da PM, a operação continuou no local até por volta das 14h. Depois disso, diante das novas circunstâncias, as equipes se reuniram para replanejar a ação.

O trabalho na Serra do Mimo foi retomado na madrugada do último sábado (21). Ao longo do dia, a equipe de florestais atuou no trecho do povoado de Riachinho, onde as chamas ameaçavam alcançar propriedades.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Prefeito assina ordem de serviço para pavimentação de ruas em Angical

Sábado, 21 de Setembro de 2019 / Região

Os moradores do distrito de Angical, zona rural do município de Irecê, vão concretizar um sonho alimentado há várias décadas. Isto porque o prefeito Elmo Vaz assinou na noite desta sexta-feira (20), a ordem de serviço para início da pavimentação de duas ruas daquela comunidade.

Serão contempladas as ruas São Geraldo e a José Alberto. A ação faz parte do Programa Urbaniza Irecê, que já beneficiou mais de 150 ruas em todo o município com asfaltamento, construção de passeios e instalação de meios-fios, além de acessibilidade e arborização.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

IV CAMINHADA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO ACONTECE EM BARREIRAS

Sábado, 21 de Setembro de 2019 / Região

Uma multidão participou na tarde desta sexta-feira (20), da IV Caminhada de Prevenção ao Suicídio em Barreiras.

O encontro aconteceu em frente à Câmara de Vereadores terminando na Praça Landulfo Alves no centro histórico da cidade.

Na caminhada que contou com a presença do Psiquiatra Dr. Francisco Honorato, o secretário de saúde do município Anderson Vian, representantes de várias entidades que carregavam faixas de alertas sobre o suicídio.

A caminhada também faz parte do Setembro Amarelo mês de referência à campanha de conscientização de prevenção ao Suicídio.

A COOTRANS assegurou a segurança da caminhada que também contou com o apoio do SAMU.

Um show finalizou a campanha de conscientização!


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

VÍTIMA DE CAPOTAMENTO NÃO RESISTE AOS FERIMENTOS E VEM A ÓBITO NO HOSPITAL DO OESTE EM BARREIRAS

Sábado, 21 de Setembro de 2019 / Região

Antônio do Nascimento Félix, 61 anos, natural de Ilhéus/BA, residente em Itabuna/BA, sofreu acidente de trânsito tipo capotamento na última segunda-feira (16).

Na ocasião Antônio do Nascimento foi socorrido por uma ambulância do SAMU de Bom Jesus da Lapa e encaminhado para o Hospital do Oeste em Barreiras com quadro de traumatismo craniano grave. Apesar dos esforços da equipe médica, o paciente veio a óbito às 14h desta sexta-feira (20).

O corpo foi encaminhado para o necrotério do DPT de Barreiras onde passou por necropsia e liberação aos familiares para o sepultamento.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTORISTA PERDE O CONTROLE E SOFRE CAPOTAMENTO NO CENTRO DA CIDADE

Sábado, 21 de Setembro de 2019 / Região

Um motorista perdeu o controle de seu veículo um Renault/Logan com placa policial de Camaçari/BA e capotou na Avenida Cleriston de Andrade bem no centro de Barreiras. O acidente aconteceu durante a madrugada deste sábado (21).

Apesar do capotamento que impressiona, informações dão conta de que o motorista não teve sérios ferimentos. Não se sabe o que teria causado a perda do controle.

Uma equipe da COOTRANS esteve no local e registrou o acidente. A remoção do veículo foi providenciada.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Carro com restrição de roubo é recuperado pela CIPE em Ibipeba

Sábado, 21 de Setembro de 2019 / Região

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido durante patrulhamento abordou o veículo marca GM, modelo montana, cor Cinza, ano 2013/2014, placa FLV 9281, licença de SP.

Conforme a CIPE, durante averiguação, a equipe identificou sinais de adulteração no chassi, vidros e etiquetas, e após consulta via sistema, acusou restrição de roubo/furto, sendo aplaca original FQD-4329, licença DE SP.

O condutor identificado por Paulo Rogério Seixas Cardoso, foi apresentado juntamente com o veículo na Delegacia de Polícia Civil local.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Jovem é detido por divulgar blitz em redes sociais em Barreiras

Sábado, 21 de Setembro de 2019 / Região

Nesta sexta-feira (20), Guarnição do Peto em apoio a Operação Paz no Trânsito/Blitz Lei Seca realizada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca/Cais em Barreiras, por volta das 21h, vizualizou por meio de redes sociais a pessoa identificada como Carlos Junio de Brito, divulgando o local da blitz, como também difamando os integrantes da corporação da polícia militar da Bahia.

O mesmo foi localizado posteriormente conduzindo uma motocicleta Honda/CG 150 Fan de placa policial PJJ 5D16 de cor vermelha, sem possuir CNH; ao proceder com abordagem foi encontrado com o mesmo 3 celulares smartphone de procedência duvidosa, momento em que a pessoa citada informou ter mais aparelhos em sua residência, que no local foi encontrado mais 7 aparelhos sem nota fiscal. 

Diante dos fatos e evidências a pessoa envolvida foi conduzido à DP para medidas cabíveis.

Pessoa apresentada:
Carlos Junio de Brito, 24 anos.
 
Material Apresentado:

- 01 Celular LG prime cor prata;
- 01 Celular xiaome de cor prata;
- 01 Celular LG mine cor preto;
- 01 Celular Moto G 6 plus cor preto;
- 01 Celular Samsung J5 prime cor branca;
- 01 Celular moto G3 cor preto;
- 01 Celular moto G1 cor vermelho;
- 01 Celular J7 prime cor prata;
- 01 Celular moto G6;
- 01 Celular LG prime cor rosa.

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


Blogbraga/83CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: OPERAÇÃO PAZ NO TRÂNSITO - INTERIOR

Sábado, 21 de Setembro de 2019 / Região

Foto de arquivo: Blogbraga

Data: 20/09/2019
Horário: 16h às 00h
Local: Av. Cleriston Andrade e Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Centro). BARREIRAS/BA.

Coordenação PM: Cap PM Jorge
Coordenador Adjunto PM: Ten PM Mainart

Efetivo PM: 15
Faltas PM: 00
Viaturas á Disposição da PM: 02

Coordenador pelo DETRAN: Ten PM Eder
Efetivo DETRAN: 07
Faltas DETRAN: 00
Viaturas à Disposição DETRAN: 02

Local do briefing: 83 Cipm
Horário de chegada no local do briefing: 16h00
Horário de chegada no local da OPT: 16h45
Horário da suspensão da OPT para escrituração/estatística: 23h00
Horário de retorno ao DETRAN: 00h00

PRODUTIVIDADE

Abordagens

Pessoas: 371
Veículos 4 rodas: 114
Veículos 2 rodas: 185
Veículos pesados: 00
Total  de veículos: 299

Documentos Recolhidos

CRLV: 00
CNH: 04
PPD: 00
ACC: 00
LADV: 00

Veículos Autuados

Veículos 4 rodas: 44
Total : 47 autos: 
Veículos 2 rodas: 46
Total: 49 autos:
Veículos pesados: 00
Total: 00 autos
Total de veículos autuados: 90
Total autuações: 96

Remoções

Veículos 4 rodas: 10
Veículos 2 rodas: 10
Veículos pesados: 00
Total de veículos: 20
Liberado mediante pagamento do licenciamento: 20
Liberado PNE: 00

Etilômetro:

Quantidade de aparelhos: 02
Realizados: 123
Recusas: 06
Positivos: 08

Flagrantes: 01
TCO: 00
====================

Relato sucinto de situação relevante:

▶ 14 (quatorze) condutores autuados e retirados de circulação por situação de alcoolemia.

✔ 14 (quatorze) condutores retirados de circulação por não possuírem CNH .

✔ 06 (seis) condutores retirados de circulação com CNH vencida a mais de 30 dias.

✅ 01 (um) indivíduo/condutor preso em flagrante (Art. 265 do CP) por divulgar Blitz lei seca em rede social (grupo Whatsapp).


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Produção de Conteúdo é tema de oficina no Colégio Estadual Annibal Alves Barbosa

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

O Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), nos seus 20 anos de educação superior na região Oeste da Bahia sempre teve como objetivo promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas e com a sua proposta pedagógica inovadora e humanizada entende que a educação é o caminho para a transformação, qualificação e realização pessoal. Por isso, desenvolve ações sociais que contribuem para a construção da cidadania.

Nesta sexta-feira, 20 de setembro o curso de Produção Audiovisual do UNIFASB realizou no colégio Estadual Annibal Alves Barbosa uma oficina de produção de conteúdo para redes sociais, com foco principal na produção de Vídeos.

Durante a oficina os participantes conheceram as principais etapas necessárias para uma boa produção de vídeo, a exemplo da Pré-produção, produção e pós-produção e o que se requer em cada etapa para se chegar ao produto final. Outro aspecto importante da oficina foram os exercícios realizados para estimular a criatividade dos estudantes.

Para o professor do curso de Produção Audiovisual do UNIFASB, José Carlos Silva, que ministrou a oficina “ tratar desse tema com estudantes do ensino médio é proporcionar uma experiência diferenciada na forma de fazer educação, pois, a todo momento nós nos deparamos com o uso das novas tecnologias, sendo necessário conhecimentos técnicos para utilização de tais ferramentas, e, acima de tudo, entender onde e como a aplicar tais conhecimentos”.

O coordenado do curso de Produção Audiovisual do UNIFASB, Vandré Vilela desta que: “ A Oficina do Audiovisual é um projeto de extensão do curso de Produção Audiovisual cujo objetivo é capacitar estudantes de escolas públicas e particulares para temáticas emergentes a exemplo da utilização dos recursos audiovisuais no contexto pedagógico. Neste sentido, o curso tem se colocado à disposição das instituições estudantis, para que possamos ampliar esta discussão dentro das escolas”.

O curso de Produção Audiovisual do Centro Universitário São Francisco de Barreiras busca formar um profissional que possa atuar em diferentes atividades relacionadas aos processos de produção de conteúdo para os meios audiovisuais, incluindo cinema, televisão, rádio, vídeo e internet. O curso tem duração de 2 anos.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Grupo é flagrado pela PRF com quase 7kg de maconha na Chapada Diamantina

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

No momento da abordagem policial, dois homens, duas mulheres e uma criança estavam no interior do veículo, que seguia de Salvador com destino a Itaberaba (BA).

Na noite de ontem(19), Policiais Rodoviários Federais apreenderam 12 tabletes de substância análoga a maconha. A ação foi registrada por volta das 23h, no KM 172 da BR 242, trecho do município baiano de Itaberaba.

Durante fiscalização rodoviária, os PRFs abordaram um Ford Fiesta para verificação e, no decorrer dos procedimentos, perceberam que os ocupantes do veículo apresentavam inquietude e nervosismo.

Posteriormente, a equipe encontrou no interior de uma mochila, aproximadamente 6,8 quilos do entorpecente. Um dos suspeitos pela posse do material, evadiu-se do local adentrando o matagal, não sendo possível alcançá-lo.

Após questionamento, uma das mulheres, que se identificou como mãe da criança, confessou a propriedade e responsabilidade do ilícito, informando que o fugitivo em questão seria seu marido.

O homem que conduzia o veículo por sua vez, informou ser motorista profissional de um aplicativo, tendo sido contratado para transportar o casal de Salvador para o município de Itaberaba, desconhecendo o conteúdo das bagagens. Ele relatou também que a segunda mulher presente, era sua irmã, a qual estaria no automóvel apenas para fazer companhia no retorno da viagem.

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à delegacia de polícia judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis. A criança foi acolhida pelo Conselho Tutelar  para os devidos procedimentos.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia atuam em conjunto com o 17º Grupamento de Bombeiros Militar em queimada que atinge a Serra do Mimo

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

Trabalho foi retomado na madrugada desta sexta-feira (20), e equipes já percorreram mais de 5 km de serra

Desde a madrugada desta sexta-feira (20), equipes especializadas em combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia atuam em conjunto com bombeiros militares do 17º grupamento na queimada que atinge a Serra do Mimo, em Barreiras.

Mais de quinze homens deslocaram para o local, na madrugada desta sexta-feira (20), e iniciaram os trabalhos na altura do bairro Jardim Europa. 

Até as 9h, os militares já haviam percorrido mais de 5 km de serra no controle às chamas. O local é de difícil acesso, e os bombeiros utilizam ferramentas de sapa para adentrar a mata.

De acordo com o Capitão Florinato Sertão, que comanda a operação no local, não há nenhum risco iminente a casas ou pessoas. A linha de fogo está na parte alta da serra e queima vegetação seca.

Ainda segundo o capitão, a estratégia utilizada pelas equipes será a de isolamento, típica do revelo e vegetação encontrados na área, que consiste em afastar o material queimado daquele que ainda não queimou para evitar a propagação das chamas.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Com a posse de anfetamina, motorista profissional é flagrado pela PRF em Seabra com caminhão adulterado

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

 

O homem conduzia o veículo sob efeito de um inibidor de sono, conhecido popularmente como “rebite”. Os agentes federais encontraram com ele, 8 comprimidos da substância, que além de não deixar dormir, diminui a concentração, fator que pode acarretar grandes desastres no trânsito.

Na noite de ontem (19), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um veículo de carga adulterado, durante fiscalização realizada na região da Chapada Diamantina. O flagrante foi registrado no KM 408 da BR 242, trecho do município baiano de Seabra, distante 473 quilômetros da capital, Salvador.

Ao abordar o caminhão e realizar minuciosa averiguação, os agentes federais perceberam que algumas etiquetas possuíam indícios de adulteração, estando fora dos padrões utilizados pelas fábricas. Além disso, a numeração do motor também apresentava sinais de uso de substâncias abrasivas.

Diante dos fatos, o motorista de 34 anos, foi encaminhado juntamente com o veículo apreendido à delegacia de polícia judiciária local para as demais as medidas cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Líder de grupo criminoso e comparsa são presos em trabalho conjunto com a Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa e do Rio Grande do Norte

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

Policiais civis da 24ª COORPIN/Bom Jesus da Lapa, em trabalho conjunto de investigação com policiais civis do Rio Grande do Norte, através da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR, na manhã desta quinta-feira, 19/09/2019, prenderam em flagrante os baianos Décio Douglas Silva Oliveira, de 24 anos de idade, natural de Bom Jesus da Lapa/BA e Roberto Silva Hora, de 32 anos de idade, natural de Bom Jesus da Lapa/BA. 

As referidas prisões são oriundas pós desdobramentos da Operação Drug Trail, realizada pela Polícia Civil da Bahia, no dia 13/09/2019, na cidade de Bom Jesus da Lapa. Em posse das informações necessárias, foi realizado contato com policiais civis do Rio Grande Norte, onde se chegou a localização dos dois flagranteados, ambos foragidos da Bahia e com uma vasta ficha criminal, sendo Décio Douglas chefe da Organização Criminosa que se denomina BDZ(“Bonde do Zoológico”), ligada a facção BDM(Bonde do Maluco), indivíduo de alta periculosidade, com mandados de prisão expedidos na Comarca de Bom Jesus da Lapa – BA, Porto Alegre do Norte – MT e São Felix do Araguaia – MT. Ele  é apontado como mandante de diversos homicídios ocorridos na cidade de Bom Jesus da Lapa - BA e região.

Os policiais da DEICOR empreenderam diligências e conseguiram prender os dois, ambos com documentos falsos, por tal motivo, foram autuados em flagrante.

A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.


Blogbraga/Fonte: DPC MARCOS AURÉLIO E EQUIPE DO SI DA DT DE BOM JESUS DA LAPA

Compartilhar no Whatsapp

Veículo roubado é apreendido pela polícia em Irecê

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

No começo da tarde desta quinta-feira (19), uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido durante patrulhamento abordou o veículo marca Fiat, modelo Uno Mille, cor azul, ano 2008/2009, placa EDV-6836, licença de SP.

A corporação informou, em nota, que após averiguação, a equipe identificou sinais de adulteração no chassi, vidros e etiquetas. Na consulta via sistema, acusou restrição de roubo/furto, sendo a placa original JRZ-1321, licença de Ipirá/BA.

Ainda segundo a nota, o condutor identificado por José Remilson Oliveira e o veículo foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Bahia entra na reta final da colheita do algodão

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

Produtores devem finalizar a safra até o final de setembro, quando terá início o vazio sanitário. O período foi prolongado por mais dez dias por causa das chuvas que prolongaram o ciclo do algodão.

Com 97% da colheita concluída, a Bahia entra na reta final da atual safra de algodão 2018/2019. A perspectiva se mantém otimista no segundo maior produtor do Brasil. A última projeção garante a colheita recorde de 1,5 milhão de toneladas (caroço e pluma), superando em 300 mil toneladas a última safra de algodão. O vazio sanitário, que se iniciaria nesta sexta-feira (20) foi prorrogado por mais dez dias. Diante do pleito dos produtores, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) emitiu no dia 12 de setembro a portaria Nº 206 com o novo período do vazio sanitário, que terá início no dia 30 de setembro. A prorrogação aconteceu por conta do ciclo prolongado que sofreu interferência das chuvas que caíram no final de abril.

Apesar de uma leve queda da produtividade, provocada por uma estiagem em janeiro, os agricultores ainda avaliam como positiva a produtividade de 302 arrobas de pluma/hectare, ao invés das 315 arrobas da safra passada. A manutenção do incremento de de 15% da safra de algodão em relação ao ano passado está baseado no incremento de 25,5% de área cultivada, principalmente na região Oeste da Bahia, alcançando os 331.028 mil hectares. Recém chegado de uma missão internacional para divulgar a qualidade do algodão brasileiro na Ásia, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, acredita no ciclo de investimento na cultura por parte dos produtores da região.

“Por conta da briga comercial entre a China e os Estados Unidos, houve uma queda acentuada de 30% no valor do preço da pluma. Essa mesma disputa pode aumentar o comércio internacional com os países asiáticos, que compram 85% da pluma brasileira, e que podem pagar mais pela nossa qualidade e pela confiabilidade no processo de classificação e análise. Apesar da baixa dos preços do algodão, os produtores baianos não querem perder o espaço que já conquistaram ao longo dos anos”, afirma Busato.

Para atingir bons níveis de produtividade, os produtores deverão respeitar o período do vazio sanitário, que ocorrerá entre os dias 30 de setembro a 30 de novembro, com a destruição prévia das soqueiras e tigueras. “Além do respeito à portaria emitida pela ADAB, esta janela de dois meses prevê a eliminação de qualquer tipo de resto culturais de algodão no solo, sendo fundamental para garantir uma redução dos níveis de bicudo do algodoeiro que atacam a qualidade da pluma e a rentabilidade do produtor”, afirma. Atualmente, cerca de 40% do algodão baiano são exportados para países asiáticos, como China, Indonésia, Bangladesh e Vietnã e 60% são comercializados junto à indústrias têxtis no Brasil.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Aiba e Abapa destinam apoio ao “Setembro Amarelo”

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

Entidades do Agronegócio abraçam a Campanha de prevenção ao suicídio

Vamos falar de suicídio? Esse é o lema da campanha que visa quebrar o tabu contra um dos assuntos mais difíceis de serem abordados pela mídia. A ideia é trazer o tema para o centro do debate, a fim de conscientizar as pessoas sobre os dados preocupantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking dos países com maior número de suicídios. Estima-se que, por ano, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida, o equivalente a um caso a cada 45 minutos. Diante desta triste estatística, este mês é dedicado à prevenção do suicídio, simbolizada pela campanha “Setembro Amarelo”, cujo objetivo é esclarecer e também combater as motivações das potenciais vítimas.

Sensibilizados com a causa, os produtores rurais do Oeste da Bahia, por meio das associações de classe como Aiba e Abapa, vão apoiar, pela primeira vez, a iniciativa. As entidades doarão camisas para que sejam vendidas e o valor revertido para a implantação do Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida, em Barreiras. A unidade prestará atendimentos psicológico e psiquiátrico gratuitos aos pacientes, ajudando a reduzir drasticamente o número de tentativas e até mesmo de suicídio concretizados.

“Fomos procurados pelos organizadores da campanha aqui em Barreiras e não pensamos duas vezes antes de anunciar a nossa contribuição. Este é o tipo de ação que não podemos ficar de fora, pois trata-se de apoio à vida. Por isso, destinamos apoio irrestrito não só para a aquisição das camisas, mas, sobretudo, ideológico”, defende o presidente da Aiba, Celestino Zanella.

De acordo com o idealizador da campanha, o psiquiatra Francisco Honorato Leite, a ação não é isolada e agrega outras atividades, a exemplo de capacitação profissional e palestras motivacionais em escolas, empresas, órgãos públicos e estabelecimentos parceiros.

“A escola é o grande pilar, onde começamos a saber lidar com o problema, por isso é fundamental o apoio da Secretaria de Educação. Depois da escola, é fundamental levar a discussão para outros centros. É preciso falar sobre o assunto para que possamos ajudar a quem precisa”, pontuou, ressaltando que que a unidade atenderá pacientes de Barreiras e de toda região Oeste.


Blogbraga/Ascom Aiba

Compartilhar no Whatsapp

OPERAÇÃO PENTE FINO NAS ÁREAS PÚBLICAS DO CENTRO DA CIDADE.DE BARREIRAS

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

Nesta quinta-feira (19), por volta das 16h, foi desencadeda à Operação Pente Fino, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Civil Municipal e Centro Pop, visando coibir a prática de comercialização e uso de drogas por indivíduos que vivem em situação de rua, inclusive alguns com nacionalidade estrangeira (argentinos/colombianos), nos logradouros públicos do centro da cidade: Praça Castro Alves (das corujas), Praça São João Batista e Praça ao lado da Ponte de Cimento.

Após diversas abordagens foi encontrado durante a busca pessoal um certa quantidade de substância entorpecente análoga à maconha totalizando 25g da mesma, com os indivíduos também foi encontrado 04 armas brancas do tipo facão, sendo 3 tramontina, 01 collins, 01  triturador de maconha e 01 réplica de arma de fogo.

Todos os envolvidos e todo material encontrado foram apresentados na delegacia de polícia civil para adoção das medidas cabíveis. Foi realizada a checagem de toda documentação e consultas ao sistema da central de mandados, bem como, inclusive dos estrangeiros.

Pessoas apresentadas:
-Weider dos Santos;
-Guido Ignacio Sandobal (Argentino);
-Enio Joaquin Bisceglia Pontussi (Argentino).

Material Apresentado:

- 25g de substância entorpecente análoga à maconha;
-04 armas brancas do tipo facão;
-01 simulacro de arma de fogo.

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


Blogbraga/83CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: bombeiros militares encontram crianças que estavam perdidas há mais de oito horas em mata fechada

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

Regate aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), em uma área do bairro Vila Brasil.

Depois de mais de uma hora de busca, bombeiros militares do 17º grupamento encontraram, no final da tarde desta quinta-feira (19), três crianças que estavam desaparecidas há mais de 8h.

Segundo informações, dois meninos, de 7 e 9 anos, e a irmã deles, de 5 anos, se afastaram do local onde moram enquanto brincavam e não voltaram mais para casa. A situação aconteceu por volta das 9h, no bairro Vila Brasil.

Preocupados e com ajuda de vizinhos, os pais fizeram buscas por conta própria, mas não conseguiram encontrar as crianças. Depois disso, eles decidiram acionar o Corpo de Bombeiros, que deslocou uma equipe até o local. 

De acordo com os militares, os irmãos foram encontrados em um local de difícil acesso, em uma região de mata, distante de onde haviam desaparecido. Os três, que retornaram para casa com os familiares, estavam assustados e aparentemente famintos, entretanto não havia sinais de ferimentos.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Em Barra do Mendes, suspeito de tráfico é preso pela CIPE

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

Um homem identificado por Jordan Souza Coelho foi preso por uma equipe da equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido na noite desta quarta-feira (18), por volta das 23h30.

Segundo a corporação, o suspeito foi abordado pelos militares no centro da cidade de Barra do Mendes, região de Irecê. Com ele, a polícia encontrou 17 invólucros de cocaína.

A droga e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes – DTE, em Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Presidente Dutra/BA está entre os cinco municípios pré-selecionados para acesso a financiamentos do Avançar Cidades; investimentos podem chegar até R$ 48 milhões

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 / Região

O município de Presidente Dutra/BA, na região de Irecê, está na lista de projetos pré-selecionados no âmbito do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Foram contemplados também, Aparecida do Taboado (MS), Barra do Piraí (RJ), Bodocó (PE) e Montenegro (RS).

Segundo o MDR, os cinco municípios que integram o Grupo 1, poderão receber até R$ 48 milhões para investimentos. Cada município receberá um valor, de acordo com informações da assessoria de comunicação do MDR repassadas ao Central Notícia.

Ainda conforme o ministério, até agora, a iniciativa já pré-selecionou 908 propostas, que somam aproximadamente 5,85 bilhões para o financiamento de obras de mobilidade urbana em todo o País.

O MDR informou ainda que os recursos disponibilizados poderão ser utilizados em obras de pavimentação de vias urbanas, implantação de abrigos para sistemas de transporte público coletivo, calçadas com acessibilidade, ciclovias, ciclofaixas, paraciclos e bicicletários, sinalização viária, iluminação, drenagem, arborização e paisagismo, pontes com calçadas acessíveis, além da elaboração de estudos, projetos e Planos Municipais de Mobilidade Urbana.

O Programa está dividido em dois Grupos, conforme o porte do município. O Grupo 1 é composto por cidades com até 250 mil habitantes, enquanto o Grupo 2 inclui os centros urbanos com população superior a 250 mil habitantes.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

OPERAÇÃO PAZ NO TRÂNSITO - INTERIOR

Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019 / Região

Arquivo/ Blogbraga

Data: 18/09/2019
Horário: 16h às 00h
Local: Av. Cleriston Andrade e Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Centro). BARREIRAS/BA.

Coordenação PM: Cap PM Jorge
Coordenador Adjunto PM: Ten PM Mainart

Efetivo PM: 15
Faltas PM: 00
Viaturas á Disposição da PM: 02

Coordenador pelo DETRAN: Ten PM Eder
Efetivo DETRAN: 07
Faltas DETRAN: 00
Viaturas à Disposição DETRAN: 02

Local do briefing: 84 Cipm
Horário de chegada no local do briefing: 16h00
Horário de chegada no local da OPT: 16h40
Horário da suspensão da OPT para escrituração/estatística: 22h00
Horário de retorno ao DETRAN: 00h00

PRODUTIVIDADE

Abordagens

Pessoas: 301
Veículos 4 rodas: 80
Veículos 2 rodas: 205
Veículos pesados: 00
Total  de veículos: 285

Documentos Recolhidos

CRLV: 01
CNH: 02
PPD: 00
ACC: 00
LADV: 00

Veículos Autuados

Veículos 4 rodas: 22
Total : 25 autos: 
Veículos 2 rodas: 65
Total: 71 autos:
Veículos pesados: 00
Total: 00 autos
Total de veículos autuados: 87
Total autuações: 96

Remoções

Veículos 4 rodas: 11
Veículos 2 rodas: 25
Veículos pesados: 00
Total de veículos: 36
Liberado mediante pagamento do licenciamento: 17
Liberado PNE: 01

Etilômetro:

Quantidade de aparelhos: 02
Realizados: 89
Recusas: 01
Positivos: 06

Flagrantes: 01
TCO: 00
====================

Relato sucinto de situação relevante:

▶ 07 (sete) condutores autuados e retirados de circulação por situação de alcoolemia, sendo 01 (um) preso em flagrante e apresentado à DP:

Blogbraga/PM/BA

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Casa da Ferramenta Dique Denuncia Imperial Forte Grãos CMO DM Reparos Global Contabilidade Rondon Grupo Marabá Extreme PM Sutrans Oeste Manutenção Delicia DBT Neli G7 Guarda Municipal Bem Brasil Pastel Sportime Unopar Polícia Civil Click Tec Dr. Márcio Rogério Dupará Açaí Epis BA Mimoaço DPVAT Barreiras Coyote Vida Farma Rabelo CISO P&F Fashion Work Elo Aço Luz motos MaxCar Paraíba Capital Imóveis Jaú Mineiros Kenni Henke Evolucao Fontana Silvano Santos