ALBA SECOM Nota Premiada

NOTÍCIAS

BARREIRAS: SEMATUR faz paisagismo no canteiro central da Rua das Turbinas com mudas de Acácia Amarela

Sábado, 16 de Fevereiro de 2019 / Região

Durante a manhã de sexta-feira (15), uma equipe da SEMATUR (Secretaria do Meio Ambiente e Turismo) fez mais um trabalho de paisagismo na cidade. Desta feita foi no canteiro central da Rua das Turbinas desde o Posto de Combustíveis Turbina até a Rua Joana Angélica (Rua do Hospital do Oeste).

De acordo com Ronaldo Ursulino, Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Barreiras é uma cidade muito carente de arborização. Através do ‘Viveiro do Parque’ da SEMATUR, o cenário está mudando, pois um grande projeto paisagístico está sendo colocado em prática nas ruas, avenidas e praças.

O projeto de arborização paisagística realizado na Rua das Turbinas, visa um melhor conforto térmico para a população, pois além de oferecer sombra, a Acácia Amarela (também conhecida como Acácia do Cerrado), produz lindas flores e vagens com sementes que propiciarão novas mudas e plantios em outras localidades.

Um termo de compromisso “adote uma muda”, foi firmado com os moradores e comerciantes para que no período seco façam a manutenção regando as plantas além é claro da participação da Secretaria de Infraestrutura com o uso de caminhão Pipa para a regagem.

Parabenizamos a Secretaria do Meio Ambiente por este projeto paisagístico em nosso município!

Acácia Amarela:


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Ladrão é morto por comerciante durante tentativa de furto em estabelecimento comercial

Sábado, 16 de Fevereiro de 2019 / Região

O indivíduo morreu 

Um rapaz de 22 anos foi morto durante uma tentativa de furto a um estabelecimento comercial localizado na rua Canário, na madrugada deste sábado (16), por volta de 01h, em Irecê.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito identificado por Cristiano Oliveira Ventura, o “Tripa”, invadiu pelos telhados a Panificadora e Mercadinho Sodré, de propriedade de Valter Rui Mendes Sodré e, quando o dono foi verificar o que estava ocorrendo, foi atacado à golpes de faca pelo ladrão.

Ainda de acordo com a PC, Valter se apoderou de um facão e passou a defender a si e a sua família, quando desferiu alguns golpes que atingiram o suspeito, que teve uma mão decepada.

Conforme a polícia, Valter acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar que foram para o local, onde prestaram atendimento ao suspeito, que morreu logo em seguida.

No local foram recolhidas a faca e o facão. O corpo do suspeito foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O comerciante se apresentou de forma espontânea à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê onde foi interrogado e depois liberado.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GERENTE ADMINISTRATIVO DO BANCO BRADESCO E FAMÍLIA SÃO SEQUESTRADOS E CRIMINOSOS EXIGEM RESGATE

Sábado, 16 de Fevereiro de 2019 / Região

Na madrugada desta sexta-feira (15), por volta das 01:00h, cerca de cinco criminosos fortemente armados e encapuzados invadiram a residência de um gerente administrativo de uma das agências bancárias do Bradesco em Barreiras fazendo toda a família como reféns.

Durante a ação que pegou a família de surpresa, os criminosos tomaram todos os celulares das vítimas e sob ameaças mandaram que ficassem quietos. Em seguida os criminosos foram para a casa da cunhada do gerente e também os fizeram reféns, ao todo quatro pessoas.

Logo após, os sequestradores passaram instruções ao gerente - que foi colocado à parte -, de como o mesmo deveria agir e o que teria que fazer. Ao mesmo tempo disseram que se não colaborasse os membros da família iriam sofrer as consequências.

Por volta das 04:00h da madrugada, foram até a agência bancária e obrigaram sob muita ameaça o gerente abrir o cofre, e então todo o valor disponível, mais de R$ 300.000,00 foi subtraído pelos criminosos como pagamento do resgate da família.

Ao mesmo tempo em que os criminosos foram até a agência bancária, a família do gerente foi conduzida para um cativeiro em lugar ignorado, por outros membros da gangue.

O gerente recebeu instruções de dirigir seu veículo até determinado local sentido Salvador/BA na BR-242 onde os valores foram deixados. Na sua volta para casa apenas parte da família estava na residência e outra parte no cativeiro. Assim que o resgate foi confirmado, os criminosos soltaram o restante da família imediata do gerente.

Os membros da família (esposa e filhos) foram localizados andando perto do fim da manhã na BR-135 próximo à localidade do Rio Branco, conseguiram uma carona e se encontraram com uma viatura da Polícia Militar que já havia sido acionada e então os conduziram a salvo até sua residência.

Apesar do sofrimento psicológico e de toda pressão que TODOS passaram, não houve agressão física por parte dos criminosos indicando assim o profissionalismo dos mesmos.

De acordo com o Delegado Rivaldo Luz – Coordenador Regional da Polícia Civil, as investigações estão bastante adiantadas no sentido de identificar e localizar os criminosos. Uma grande força tarefa das Polícias Civil e Militar trabalham nesse intuito.  


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

WANDERLEY: MOTOQUEIRO VEM A ÓBITO APÓS QUEDA DE MOTO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

Sábado, 16 de Fevereiro de 2019 / Região

Joel Serafim dos Santos, 41 anos, natural de Serrolândia/BA, foi vítima de acidente de motocicleta quando ao passar por um quebra-molas perdeu o controle da sua moto Honda/CG 150 TITAN sofrendo uma queda vindo a óbito no local. Apesar de estar usando capacete, o mesmo saiu da cabeça em decorrência da queda que foi violenta.

O fato aconteceu no começo da tarde desta sexta-feira (15), por volta das 13:30h, em uma estrada na entrada do Povoado da Aroeira do Oco, zona rural de Wanderley. Joel Serafim residia no Povoado das Filipinas no mesmo município.

A Polícia Militar esteve no local preservando o local do acidente e a Delegacia de Wanderley, solicitou a presença da equipe do Departamento de Polícia Técnica para a perícia que após os trabalhos, removeu o corpo para o necrotério do DPT em Barreiras.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Melhorias na educação marcam início do ano letivo em Morpará

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019 / Região

O ano letivo em Morpará começou cheio de novidades. A Prefeitura Municipal de Morpará através da Secretaria de Educação está priorizando investimento em capital humano e designou um coordenador pedagógico para cada escola na sede, e um por região na zona rural, com um total de sete coordenadores.

A medida visa suprir a demanda da regional do Riacho Grande, que compreende as escolas municipais Francisco de Novais, no povoado de Mocambo do Branco, Clemente Mariane, no povoado de Carnaúba Grande e Luiza Pereira da Cruz, no Povoado de Canabrava do Gomes, e a Regional do Paramirim, que contempla as escolas municipais Antônio Cardoso de Almeida, no Povoado de Capim de Raiz e Aprígio de Queiroz em Vila de Quixaba.

A pasta também adquiriu um veículo para dar suporte à secretaria e viabilizar visitas às unidades de ensino. Já para melhorar a comodidade dos alunos, um contrato foi firmado no valor de aproximadamente R$ 59 mil reais para a compra de 210 jogos de carteiras escolares.

O prefeito Lelei Barreto destacou algumas novidades no período. “Na região de Capim de Raiz, por exemplo, já estamos com o projeto de engenharia pronto, estimado em 300 mil reais, para a reforma e ampliação da Escola Antônio Cardoso, que receberá mais duas salas de aula, sala de informática, parque infantil, novos banheiros, acessibilidade, enfim, uma nova estrutura, que vai ajudar a melhorar a qualidade do ensino e proporcionar um ambiente adequado aos estudantes da região”, disse o gestor municipal, ao completar que a construção dos anexos serão iniciadas ainda este ano e em 2020 a escola estará bem melhor para os nossos estudantes. Por último, Lelei enfatizou que os professores são os protagonistas do processo de transformação social e aposta no fortalecimento da educação.

O secretário de educação, cultura, esporte e lazer, Humberto Cardoso destacou que vem apostando em uma gestão democrática pra resolver os conflitos de forma que todos fiquem satisfeitos. “Nosso foco é trabalhar com educação humanizada, pensando em longo prazo, afinal gestões e cargos passam, mas temos que pensar no futuro e com foco sempre no aluno, que é o protagonista da ação”, afirmou.

Jornada Pedagógica 2019 foi realizada com sucesso em Morpará

A Jornada Pedagógica 2019 em Morpará teve como tema ‘Diversidade, Inovação e Conhecimento: Educar com Sensibilidade e Excelência’. A Prefeitura Municipal de Morpará através da Secretaria de Educação deu início ao evento que marca o início do ano letivo vigente na última terça-feira (12) com oficinas e atividades finalizadas ontem, na Escola Municipal Vereador Joaquim Barbosa, na Urbis.

Durante os três dias de atividades, o encontro planejou ações na área de educação e na base curricular. No primeiro dia, ocorreu a abertura do evento, com a presença de diversas autoridades locais, a exemplo do prefeito Lelei Barreto, do Presidente da Câmara, Alcemir Torres, Vereador, Edenilton Magalhães (Sodré) e do titular da secretaria de educação, cultura, esporte e lazer, Humberto Cardoso.

No segundo dia, na quarta-feira (14) os educadores municipais participaram de oficinas, divididas em 3 eixos: Ensino Infantil; Fundamental I, Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), ministradas por quatro palestrantes que discursaram sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Avaliação Processual Contínua e demais temas de interesse dos educadores municipais.

Finalizando as atividades, ontem, no último dia, as equipes realizaram o planejamento das atividades escolares para o período.


Blogbraga/Foto: Ascom/Governo Um Novo Tempo

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Centralense de 19 anos é aprovado para cursar medicina na Universidade Federal do Oeste Baiano

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019 / Região

Após uma programação diária de várias horas de estudos, José dos Santos Martins, de 19 anos, passou em terceiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vai cursar medicina na Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB), no Campus de Barreiras.

O centralense obteve 940 pontos  na redação e 781,02 no geral. O jovem é filho do professor Adalberto Martins, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Central, na região de Irecê.

A família o parabeniza pelo esforço e dedicação.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

SORVETES FRUTABELA – FÁBRICA DE SORVETES ARTESANAIS – SEJA UM REVENDEDOR EM SEU PONTO COMERCIAL!!

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019 / Região

Com muita experiência na fabricação de sorvetes artesanais da própria fruta a marca Frutabela vai te surpreender.

SORVETES em potes de 220 ml, 500 ml, potes de 1 e 2 litros nossos potes são reutilizáveis e de qualidade.

PICOLÉS: Também temos 20 sabores de picolés Frutabela.

AÇAÍ: Experimente o Açaí Frutabela! Sua massa é cremosa e não cristaliza, pois usamos um açaí de qualidade superior – Temos potes de 220 ml; 500 ml; 1; 2 e 10 litros!

Seja um revendedor Frutabela em seu ponto comercial – vendas no atacado!

Contato comercial: (77) 9 9190-7437 // (77) 9 9905-4433 zap

Email: sorvetesfrutabella@hotmail.com

Disk entrega no varejo para Barreiras: (77) 9 9905-4433 zap


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTORISTA PERDE O CONTROLE E COLIDE CONTRA UMA ÁRVORE NO CENTRO DA CIDADE

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019 / Região

Uma forte colisão de um veículo Fiat/Strada contra uma árvore no centro da cidade, mais especificamente na Rua Marechal Hermes, ao lado do Banco Itaú, na manhã desta sexta-feira (15), chamou a atenção de muitas pessoas que se deslocavam para o trabalho.

Não se sabe o que teria provocado a perda do controle do carro. Ainda segundo informações, o motorista teria tido ferimentos leves e mesmo sentindo dores, não aceitou ajuda e fugiu do local.

Diante da situação, uma equipe da COOTRANS foi acionada e registrou o acidente além de sinalizar a via. Um guincho foi acionado para a remoção do veículo.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: ÓLEO NA PISTA PROVOCA DERRAPAGENS NO CENTRO DA CIDADE

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019 / Região

Uma equipe da COOTRANS desviou o tráfego...

Uma carreta que trafegava pelo centro da cidade, muito provavelmente com o tanque cheio, derramou óleo diesel na pista, mais especificamente na Avenida Severino Vieira, fato acontecido na tarde desta quinta-feira (14).

Com o derramamento de óleo, pelo menos três veículos derraparam na pista, não há informações sobre feridos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e imediatamente iniciou o processo de limpeza que envolveu também a colocação de serragem para absorção do óleo. Durante a operação parte da pista ficou interditada. Uma equipe da COOTRANS desviou parte do tráfego.

O Corpo de Bombeiros recomenda que os condutores de veículos em geral que busquem vias alternativas para evitar acidentes.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Gazeta 5

Compartilhar no Whatsapp

Aos 17 anos, estudante de Xique-Xique passa em 3 universidades federais para medicina

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019 / Região

O adolescente Rick Rodrigues, de 17 anos, natural de Xique-Xique, mas que mora com os pais desde os 7 anos de idade em Governador Valadares, em Minais Gerais, estudou em média 12 horas por dia e abriu mão de todas as atividades de lazer durante a semana para se dedicar aos estudos. O esforço rendeu a ele a aprovação em medicina em três universidades federais do país.

“A ficha nem caiu ainda, sabe? Aí você olha pra trás e vê que tudo valeu a pena, é uma emoção muito grande”, conta Rick.

Rick fez o terceiro ano do ensino médio no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG e ajudava aos outros alunos com mais dificuldades. Com foco e determinação, o estudante também conseguiu uma bolsa de estudos em um cursinho particular.

“Procure pessoas, professores que te apoiam, porque eu tive professores que foram muito importantes pra minha formação; e nunca desistir, pois se você lutar vai conseguir”.

O xiquexiquense está animado e vai seguir carreira na medicina. Ele vai estudar na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Abapa garante recursos para manutenção de projetos para o biênio 2019/2020

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019 / Região

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) garantiu recursos para a manutenção de importantes projetos que serão executados no biênio 2019/2020, em prol do crescimento da cotonicultura na Bahia. Com vigência desta nova etapa, desde janeiro passado, o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) aprovou a renovação de recursos para a execução de projetos desenvolvidos pela entidade como o Centro de Apoio à Regularização Ambiental, em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e Diagnóstico de Fitonematoides e Avaliação e Difusão de Cultivares de Algodão, juntamente com a Fundação Bahia.

O conselho gestor do IBA também aprovou o aporte de mais recursos para a aquisição de máquinas, insumos e veículos para a conservação de estradas por meio do Programa Patrulha Mecanizada. Executado pela própria Abapa, o projeto já recuperou desde 2013 cerca de 1780 quilômetros de estradas localizadas em importantes áreas produtivas do Oeste da Bahia. O IBA também renovou a parceria para as ações de fortalecimento do Marketing Institucional para a promoção do algodão baiano, que abrangem a organização de eventos como: Missão Compradores, Dia de Campo do Algodão, Conhecendo o Campo, Corrida do Algodão e Cotton Bike.

Para o presidente da Abapa, Júlio Busato, a entidade vem se consolidando com projetos que estão, de maneira direta, garantindo suporte aos agricultores e impactando positivamente na rentabilidade e no crescimento da produtividade pelos produtores. “Além dos projetos ligados à fitossanidade, qualidade da fibra e recuperação de estradas, também estamos, nos últimos anos, focados em estabelecer parcerias estratégicas com poder público e universidades, para incentivar pesquisa e tecnologia para o campo que se produzir de forma sustentável e ambientalmente correta. Nosso desafio é mostrar esta realidade para a sociedade”, afirma.

No final do último ano, os consultores do IBA realizaram, ao longo de uma semana, uma consultores realizaram, em conjunto com os técnicos da Abapa,  a estruturação e matriz de projetos que foram renovados. Os técnicos do Instituto também focaram nos indicadores de resultados de todos os projetos desenvolvidos pela entidade por meio de seis programas institucionais: Centro de Análise de Fibra, Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, Fitossanitário, Marketing Institucional, Patrulha Mecanizada e Sustentabilidade. Para saber mais, acesse: www.abapa.com.br


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Cerca de 30 mil pessoas passaram a receber água da Embasa no oeste baiano, em 2018

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019 / Região

Em 2018, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) executou 7.322 novas ligações de água nas cidades do Oeste da Bahia, levando água tratada e de qualidade para cerca de 30 mil pessoas. Com 2.546 novas ligações de água, Luís Eduardo Magalhães lidera entre as cidades da região com maior quantidade de acréscimos de ligações; seguido de Barreiras, com 1.361 novos imóveis atendidos. Na zona rural, destaque para o atendimento da empresa às localidades do Javi, distrito de Muquém do São Francisco; Taguá, de Cotegipe, e Santo Antônio, de Canápolis.

O gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, explica que a empresa vem mantendo a média no avanço de atendimento a novos imóveis nas cidades atendidas pela empresa na região. “Houve um incremento de novas ligações de água, ao absorver novos loteamentos e residenciais, o que garantiu um maior acréscimo de ligações de água em Luís Eduardo Magalhães, por causa dos residenciais Luar do Cerrado e Jardim das Oliveiras", afirma. Nos últimos cinco anos - de 2013 a 2018 - a Embasa executou 34.711 novas ligações de água na região.

Em andamento – Com recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep), a Embasa está investindo cerca de R$ 5.336 milhões para beneficiar cerca de 3,3 mil moradores das localidades do Barrocão de Cima e de Baixo, Gameleira, Bebedouro e Passagem Funda. Para 2019, também deverão ser entregues a construção de um sistema de abastecimento no distrito do Sítio do Rio Grande, em São Desidério, um investimento de R$ 1,1 milhão que vai beneficiar 1,8 mil habitantes, e a extensão de rede para atender as localidades de São José, Juaí e Poço do Meio, na zona rural de Mansidão, um investimento de R$ 1,6 milhão que vai garantir água tratada para 2 mil pessoas. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso acusado de estupro de menor de idade em Central, na região de Irecê

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019 / Região

Um homem de 35 anos foi preso por uma equipe da Polícia Civil, em Central, na região de Irecê, suspeito de ter cometido estupro de vulnerável. A vítima tem 13 anos.

O suspeito identificado por Carleone Antônio do Nascimento, o Carlos, está com um mandado de prisão preventiva em aberto. Carlos foi preso na manhã desta quinta-feira (14), às 9h30, na Rua XV de Novembro.

Segundo a Polícia Civil, além de ser acusado da prática de crime sexual, Carleone também teria entregado uma arma de fogo à vitima.

O suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia Civil onde está preso à disposição da Justiça.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=regiao-de-irece-policia-divulga-foto-de-suspeito-de-estupro-de-vulneravel-em-central&Id=58295


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduos são presos por tráfico de drogas, posse de arma de fogo em Barreiras

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019 / Região

Por volta das 12h10min desta quarta-feira (13), duas equipes da RONDESP OESTE que realizavam patrulhamento tático na cidade de Barreiras- Bahia, receberam denúncia via aplicativo "zap denúncia" de que na Rua Osvaldo Dias, no local conhecido como "Beco do Cemitério", no Bairro Barreirinhas, alguns indivíduos estariam traficando entorpecentes.

Chegando ao local indicado as equipes realizaram abordagens e constataram a veracidade da denúncia. Com os nacionais Romário de Santos de Sena, 29 anos; Tiago Ferreira da Silva Macedo, 36 anos; Ítalo Wendley Ferreira dos Santos, 20 anos e Rafael de Jesus Santos, 19 anos, foram encontrados: 01 Revólver calibre 38, marca Taurus carregado com 05 munições; 18 munições reservas intactas; 257 gramas de substância análoga à maconha; 37 gramas de substância análoga à crack; R$ 791,00 em espécie e 01 Aparelho celular J7 Prime.

Os indivíduos acima qualificados e todo material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras,  para adoção das medidas cabíveis.

RONDESP OESTE
"Braço forte do Oeste baiano"


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Santa Maria da Vitória/BA: Homem morre durante intervenção policial

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019 / Região

Alvo: Marcelo Pereira de Magalhães Farias.

Quarta-feira (13/02)

Antecedentes do Alvo: Roubos a residências, roubos a comércio, tráfico de drogas, cárcere privado, porte ilegal de arma de fogo e ameaças.

Após o registros de várias ocorrências policiais relacionadas a roubos e outros delitos algumas vítimas reconheceram por registro fotográfico a pessoa de MARCELO PEREIRA DE MAGALHÃES FARIAS vulgo Marcelo Negão, como autor de diversos crimes.

A equipe da Polícia Civil com base em informações de inteligência e com intuito de cumprir 02 (dois) Mandados de Prisões,  em aberto, saiu em diligência a fim de localizar o Marcelo.

Na altura do Bairro Morada do Sol, o alvo estava estava na rua praticando o comércio de substância de entorpecente e ao ver os policiais civis sacou uma arma de fogo da cintura e efetuou um disparo em direção a equipe. 

Em seguida a equipe desembarcou das viaturas no intuito de se proteger e de forma imediata repeliu a injusta agressão sofrida. O alvo correu para o mato e efetuou mais 3 disparos, momento em que, novamente, os policiais civis reagiram a agressão, revidando os tiros.

Com Marcelo ao solo e a recuperação da arma de fogo tipo revólver, calibre 38, numeração raspada os policiais iniciaram socorro para o mesmo. Na chegada da Unidade de Pronto Atendimento o alvo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.


Blogbraga/Fonte: Policia Civil.

Compartilhar no Whatsapp

Lava a jato clandestinos são alvo de operação da Embasa na região do Paralela Park

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019 / Região

Em mais uma operação de combate às fraudes na rede de água, equipes da Embasa identificaram e retiraram ontem (13) um ramal clandestino utilizado para abastecer quatro lava a jato irregulares localizados na Rua Procurador Nelson Castro, no Trobogy, nas proximidades do condomínio Paralela Park. Os lava a jato estavam desviando muita água, dado o grande movimento de carros de clientes no local. A ação foi acompanhada por integrantes da Polícia Militar. 

“Após a retirada, colocamos uma cápsula para dificultar o restabelecimento da ligação clandestina, pois é muito comum, nestes casos, a tentativa de reabertura da ligação indevida”, contou Luzivane Cunha, gerente comercial da Embasa. A empresa registrou um boletim de ocorrência na 10ª Delegacia Territorial, situada em Pau da Lima, para a identificação e punição dos responsáveis.

O combate aos desvios de água causados por lava a jatos têm sido um foco das operações de combate a fraude realizadas pela empresa em Salvador. Na última quarta-feira (6), um lava a jato foi flagrado com ligação clandestina na rede distribuidora de água no bairro de São Cristóvão. Após receber uma denúncia anônima, a Embasa retirou a fraude e a Polícia Civil abriu inquérito para investigação do crime de furto de água fez a oitiva dos funcionários da Embasa e policiais militares presentes na ação.

De acordo com o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, sujeita a pena de reclusão, além de multa. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas e corte no abastecimento do imóvel.

RISCO DE CONTAMINAÇÃO | Ações fraudulentas envolvendo a utilização da água distribuída pela Embasa são responsáveis pelo desvio de cerca de dois bilhões de litros de água por mês, em Salvador e Região Metropolitana (RMS). Além das perdas físicas e financeiras e do risco de contaminação da água devido à manipulação indevida das redes, o furto de água prejudica o abastecimento de quem paga em dia a conta, já que o volume de água projetado para abastecimento destina-se aos imóveis com ligações devidamente cadastradas e cujo consumo pode ser medido. Além dos casos suspeitos identificados por meio das análises de consumo e do cruzamento de dados no sistema comercial da Embasa, a empresa conta com o apoio da população, que pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo teleatendimento 0800 0555 195 ou na agência virtual, no site www.embasa.ba.gov.br


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Região da Chapada Diamantina: 29ª CIPM apreende 850 kg de explosivos desviados para quadrilhas

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019 / Região

Material foi encontrado no povoado de Palmeirinha, município de Novo Horizonte, no início da noite de terça-feira (12).

Cerca de 850 kg de explosivos destinados a quadrilhas de roubos a instituições financeiras (bancos e carros-fortes) foram apreendidos, na noite de terça-feira (12), pela 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Seabra). O flagrante aconteceu no povoado de Palmeirinha, município de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina.

Equipes dos 4° Pelotão de Novo Horizonte e Ibitiara chegaram ao esconderijo usado pelos contrabandistas, após denúncias anônimas. Como existe atividade de mineração, na região, as ações preventivas são intensificadas para impedir os desvios.

Na casa usada pelos criminosos que acabaram fugindo foram encontrados 400 kg de emulsão (popularmente denominadas bananas de dinamite), 315 kg de explosivos granulados, pouco mais de 100 kg de substância usadas para confecção de artefatos, 1.500 espoletas, cordel, entre outros materiais. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Seabra.

"Excelente apreensão da 29ª CIPM. Infelizmente esses explosivos são desviados para atividades ilícitas. Estamos atentos", afirmou o comandante de Operações da PM, coronel Paulo Uzêda.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Sindicato dos Delegados rechaça o posicionamento do comandante da Polícia Militar de Ibotirama

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019 / Região

O Sindicato dos Delegados de Polícia (ADPEB/Sindicato) vem a público rechaçar veementemente o posicionamento do comandante da Polícia Militar da região de Ibotirama(BA), Cap. Josinaldo dos Santos Silva, externado publicamente através do jornal Correio da Bahia.  

Diferentemente do que foi noticiado, o delegado de polícia Geraldo Sergio Silva de Almeida atuou dentro da mais absoluta legalidade ao cumprir o mandado de prisão expedido no bojo de um inquérito policial que apura crime de homicídio qualificado.  

Ressalte-se que profissional delegado de polícia é um dos pilares do sistema de justiça criminal no Brasil e que sua atuação, em todas as investigações criminais, tem como supedâneo a CF e a lei processual penal em vigor. No presente caso, apura-se, em tese, crime de homicídio, e após vários atos investigatórios realizados pela Polícia Judiciária concluiu-se pela necessidade de efetuar a prisão de agentes públicos ligados à PM. A representação pela prisão preventiva foi formulada pelo delegado de polícia, e seguindo o quanto determina o sistema de justiça criminal, foi submetida à análise de mais dois órgãos desse sistema, o Ministério Público e o Poder Judiciário, ambos favoráveis à medida de encarceramento diante das provas colhidas pela Polícia Judiciária. 

Em que pese o respeito e a deferência que nós, delegados de polícia da Bahia, nutrimos por todos os órgãos deste estado, no caso, principalmente, pela PM, temos a importante atribuição constitucional de apurar infrações penais perpetradas por seus agentes e não vamos nos intimidar com pronunciamentos midiáticos pontuais ou quaisquer outras formas de pressão que visem macular ou impedir o descortinamento de ações delituosas.

A ADPEB/Sindicato atuará com o rigor que o caso requer e já solicitou à Policia Civil que apure toda e qualquer ação ou omissão praticada por agentes públicos no intuito de impedir o exercício pleno das atribuições constitucionais dos delegados de polícia da Bahia.


Blogbraga/Assessora de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Polícia divulga foto de suspeito de estupro de vulnerável, em Central

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019 / Região

Carleone Antônio Nascimento, conhecido por Carlos é apontado pela Polícia Civil como suspeito de crime de estupro de vulnerável ocorrido em Central, na região de Irecê.

Os policiais conseguiram fotos do homem e passaram a divulgar para tentar localizá-lo. Não foram divulgados detalhes do crime.

Em nota, o delegado Michael Alves, responsável pelo caso, disse que o mandado de prisão contra Carleone  já foi expedido pela Justiça local. ‘É provável que ele esteja na cidade de Presidente Dutra’.

A polícia tenta obter pistas a partir de denúncias pelo telefone (74) 3655-1272. Quem tiver informações, pode dar detalhes pelo número acima e a identidade será preservada.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Presidente Eurico Queiroz dá celeridade à votação de projetos

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019 / Região

 

A terceira sessão de 2019, realizada pela Câmara de Vereadores de Barreiras, aconteceu nesta terça-feira, 12. Foi uma noite proveitosa onde a Mesa Diretora colocou em votação projetos que já estavam com parecer favorável, e também houve aprovação da criação das Comissões Permanentes para o Biênio 2019/2020.
O objetivo da Mesa Diretora que tem à frente o presidente Eurico Queiroz, é dar celeridade aos projetos, e por isso a formação das Comissões, criadas pelo Regimento Interno e constituídas por vereadores com a finalidade de discutir e votar as propostas de leis que são apresentadas. Em relação a determinadas proposições ou projeto, as Comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres, antes de ir a plenário. Em relação a outras proposições, elas decidem, aprovando-as ou rejeitando-as, sem a necessidade de serem levadas a plenário.     

“O nosso objetivo, enquanto Mesa Diretora é valorizar os vereadores, dando principalmente, atenção aos projetos de cada um, e desta forma beneficiar diretamente a sociedade barreirense. Fizemos o levantamento dos projetos que estão com parecer favorável e vamos leva-los a plenário, bem como as novas  demandas. A Casa precisa dar celeridade aos trabalhos”, afirmou o presidente Eurico Queiroz.      

A Câmara de Vereadores tem cinco Comissões Permanentes, são elas: Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final; Finanças, Orçamento, Contas e Fiscalização; Defesa dos Direitos da Mulher, Humanos, Defesa do Consumidor e Meio Ambiente; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Transporte, Trânsito e Obras.  


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Câmara de Vereadores de Irecê retorna do recesso nesta sexta-feira (15)

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019 / Região

A Câmara de Vereadores de Irecê, no Centro Norte Baiano, vai retomar as atividades nesta sexta-feira (15), após o período de recesso legislativo.

Na primeira sessão ordinária de 2019, legislativo ireceense será presidido pelo vereador Paulo Joaquim de Souza, conhecido por Paulinho do Destak (Podemos), eleito presidente da Mesa Diretora para o (biênio 2019/2020).

A Mesa Diretora é composta também pelo vereador Leonardo da Silva (Léo da Unibel), na vice-presidência, Antônio de Jesus (Toinho do Judô), primeiro secretário e a vereadora Valdereis Lopes, segunda secretária.

 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Policial civil que já atuou em Irecê é agredido por advogado; Veja o vídeo

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019 / Região

Um policial civil identificado por Sérgio Roberto Souza Oliveira, que já atuou na 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Irecê, foi espancado por um advogado após uma discussão, na noite do último  domingo (10), na cidade de Feira de Santana.

Segundo a Polícia Civil, as agressões ocorreram no estacionamento de uma casa de shows, onde ocorria uma festa que os dois participavam. Ainda conforme a PC, a briga teria começado durante o evento.

Advogado está foragido

Imagens gravadas por câmeras de monitoramento da área externa mostram o momento que o agente é atacado pelo suspeito que ainda apodera de sua arma. O advogado ainda usa a arma do policial para atirar contra um homem que tentou intervir na briga.

Ainda nas imagens é possível ver o agente sendo agredido, parecendo estar desacordado. A vítima foi levada para uma unidade hospitalar local. O suspeito que não teve o nome divulgado está sendo procurado pela polícia. 

 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

CIPT OESTE PRENDE INDIVÍDUOS COM ARMAS DE FOGO E DROGAS EM BARREIRAS

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019 / Região

Nesta terça-feira (12/02), por voltas das 12h, as guarnições da RONDESP, realizando patrulhamento em comboio no Bairro Vila Amorin em Barreiras, quando recebeu informação que indivíduos estavam traficando nas redondezas. A guarnição abordou Dimi Mercoris Barros da Paixão de 23 anos que estava ameaçando populares com uma arma de fogo.

As guarnições deslocaram até a residência do mesmo que afirmou ter uma arma de fogo, tipo revolver. Ao realizar a busca a guarnição localizou no quarto um revolver calibre .38, com 07 (sete) munições intactas e 01 (uma) deflagrada, que foi dada voz de prisão.

Durante o deslocamento a guarnição recebeu um informe que durante a passagem das guarnições pelo morro do Salsicha, vários indivíduos evadiram e que o indivíduo de nome Valter, vulgo "Choque" deixou uma mochila com Edmilson Pereira da Silva de 32 anos que é vigilante e trabalha em uma obra do Governo Federal (CEU).

A guarnição realizou a abordagem policial e o Edmilson afirmou que a mochila era do "choque" e que dentro tinha um revolver calibre .32, desmuniciado. Além da arma foi encontrada uma certa quantidade de droga.  De imediato todos os envolvidos e o material ilícito encontrados foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para serem tomadas as medidas cabíveis.

MATERIAL APREENDIDO:

✅01 Revolver calibre 38 nºN06726, taurus ;

✅01 Revolver calibre 32 nº N73467, taurus;

✅01 trouxinha de maconha;

✅07 pinos de cocaína;

✅R$ 400,00 (quatrocentos) reais;

✅ 07 munições intactas e 01 deflagrada.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Em atuação conjunta, PRF e PC apreendem cocaína em Ibotirama (BA)

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019 / Região

Os agentes encontraram os 17 tabletes do entorpecente escondidos no interior de um veículo VW/Fox.

Na noite de ontem (11), uma ação conjunta entra a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil apreendeu 11 kg de cocaína, durante fiscalização realizada em Ibotirama, município localizado na região oeste da Bahia.

O registro foi feito por volta das 18h, no KM 582 da BR 242, quando os policiais abordaram para fiscalização um VW/Fox, com placas de Pernambuco.

Durante o procedimento verificatório, as equipes notaram certo nervosismo do condutor ao responder questionamento sobre o seu itinerário.

Após averiguação veicular minuciosa, os agentes encontraram 17 tabletes de pasta base de cocaína, escondidos em compartimentos do interior do automóvel.

O homem, a droga e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Ibotirama (BA),onde serão adotadas as medidas cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO: Polícia Militar apreende arma de fogo e moto

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019 / Região

Nesta segunda-feira (11), por volta das 23h30, durante ronda no Bairro Davi Santana, em São Desidério, a Guarnição avistou um casal ao lado de uma motocicleta marca Honda, cor preta, Placa policial DPU/8387 Itanhém-SP. 

Quando a Polícia se aproximou para proceder com a abordagem, o indivíduo saiu em alta velocidade a bordo da referida moto. Foi feito o acompanhamento  tático, e ao trafegar numa estrada vicinal de barro, o condutor perdeu o controle da direção e veio a cair, com a queda, a arma um revolver cal .22, marca L&C, com numeração RE615, com 5 munições intactas e 2 deflagradas caiu e foi abandonada junto com a moto. 

O indivíduo conseguiu fugir e adentrou num matagal. Foi feito buscas intensas, mas não foi localizado. 

Todo material apreendido foi apresentado na DP para medidas cabíveis e a moto será encaminhada ao Pátio de Barreiras.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Mutirão de cirurgias será realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro na Policlínica da Região de Irecê

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019 / Região

O primeiro mutirão de saúde acontecerá está semana, nos dias 15 e 16, próxima sexta e sábado, na Policlínica Regional de Irecê, com a previsão de realizar mais 1500 atendimentos na área de ortopedia. Procure a Secretaria de Saúde do seu município e não perca esta oportunidade.

A informação sobre a realização do mutirão foi confirmada pelo prefeito de Lapão, Ricardo Rodrigues, presidente do Consórcio Regional de Saúde de Irecê (CRS Irecê), em um post nas redes sociais.

O projeto é desenvolvido pelo Consórcio Regional de Saúde de Irecê por meio da Policlínica da Regional de Saúde.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Semana pedagógica dá ênfase ao ensino humanizado na FASB

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019 / Região

A semana pedagógica 2019 da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), ocorreu entre os dias 04 e 08 de fevereiro, com uma vasta programação. O tema “A orientação e o embasamento da Práxis Educativo-Coletiva para a consideração da pessoa do estudante”, trouxe diversas oportunidades para a discussão, entre professores e diretores, sobre humanização no processo aprendizagem-ensino.  O evento destacou também o debate sobre o que é coletivo no âmbito educacional, produção e apropriação do conhecimento e dos rumos que o ensino superior tem tomado nos últimos anos.

“A FASB se mantém, desde a fundação, que completa 20 anos, em um processo de evolução permanente, tanto na parte física, quanto na pedagógica. Além do trabalho contínuo da construção de novos laboratórios, inovamos com a construção de um espaço apropriado para conversas individualizadas sobre o aprendizado, relações interpessoais e institucionais, onde o estudante poderá receber um apoio ainda maior da instituição. A FASB nasceu pequena, mas à medida que as demandas foram aparecendo, nós procuramos atender a esse fluxo e, hoje, estamos antecipando as soluções. É um trabalho de vanguarda na região”, disse Tadeu Sérgio Bergamo, diretor-presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras – Iaesb, entidade mantenedora da FASB em um dos encontros da Jornada.

Um dos organizadores da Semana Pedagógica, o coordenador do Programa de Acompanhamento ao Docente (PAD), Vandré Vilela, enfatizou a importância do tema da Jornada na preparação dos alunos para os desafios da profissão. “O nosso trabalho pedagógico é baseado na temática da humanização, no qual nós temos uma instrumentalização, com algumas fases. O aluno vai se deparar com instrumentos que vão facilitar o entendimento dele sobre essa maturidade cultural, no ambiente do ensino superior. É uma preparação para melhor desenvolvimento no âmbito acadêmico, que vai se refletir no mercado de trabalho, onde o egresso, já formado, poderá aplicar todo o conteúdo que aprendeu aqui na faculdade”.

Marden Lucena, assessor especial da Iaesb, falou dos sinais positivos que tem recebido, relacionados à aplicação do método que confere ao método de ensino um caráter humanizador. “Esse aspecto tem nos guiado, dentro da proposta pedagógica da FASB, e torna-se mais claro devido ao feedback que temos recebido. Estamos propondo, há algum tempo, um conteúdo ético e científico para a educação, e isso se condensa numa perspectiva de humanização. Nós estamos desenvolvendo conteúdos próprios, como a Mina de Saberes. Estamos provocando os professores, no bom sentido, para que, a partir do conhecimento que eles têm, se sintam encorajados a elaborar esses conteúdos. Não podemos medir o conhecimento dos nossos alunos apenas por meio de provas”, opinou.

Ano Letivo: O início das aulas em 2019 na Faculdade do Oeste Baiano acontece nesta segunda-feira (11), com o uma programação especial de acolhimento de novos e antigos acadêmicos. Completando 20 anos de atuação neste ano, a FASB é referência em qualidade de ensino superior em todo o Oeste da Bahia.  Todos os anos, os cursos da instituição entram na lista dos melhores do País, segundo ranking do Guia do Estudante, da Editora Abril. Os cursos da instituição são autorizados e credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e disponibilizam modernos laboratórios e salas de aulas climatizadas com acesso aos recursos audiovisuais. 


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Após denúncia, casal é preso por tráfico com drogas em Formosa do Rio Preto

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019 / Região

 

Nesta segunda-feira (11/02), por volta das 17h50, após denúncia anônima, as guarnições da Polícia Militar do Serviço Ordinário e do PETO, deslocaram até o Bairro Morada Nova popularmente conhecido como Babilônia, em Formosa do Rio Preto, onde avistaram duas pessoas de frente à uma residência em atitude suspeita. 

Procedendo com a abordagem, encontraram com o casal substâncias análogas à maconha e a quantia de R$ 182,00 em espécie. 

Prontamente foi realizado buscas no interior da moradia dos mesmos, onde as equipes policiais localizaram mais substâncias entorpecentes, totalizando 62g de maconha, 14g de cocaína, 80g de crack e uma caderneta contendo anotações da movimentação financeira do comércio ilegal.

Os suspeitos Renildo Batista de Souza, vulgo "caça manga", 23 anos e Taniele Nascimento Santana, 18 anos, foram presos em flagrante pela prática do tráfico de drogas.

"A GUARDIÃ DO VALE DO RIO PRETO."


Blogbraga/86ª CIPM FORMOSA DO RIO PRETO

Compartilhar no Whatsapp

Homem morre após auto de resistência em Brotas de Macaúbas/BA

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019 / Região

O ex-presidiário paulista Rodrigo Dourado da Silva, 26 anos, foi flagrado na tarde de sexta-feira (8) com arma e drogas, na cidade de Brotas de Macaúbas. Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada foram acionadas após denúncias de moradores. 

Rodrigo tinha chegado a poucos dias naquele município e, segundo relatos, andava sempre armado e xingava os vizinhos. Quando os PMs chegaram na localidade do Curralinho de Baixo, o ex-detento correu para um matagal e atirou. Depois do confronto ele ficou ferido, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Com o criminoso foram apreendidos um revólver calibre 32, munições e porções de maconha.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Campanha Solidária

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019 / Região

Braga Boa tarde,

Venho por meio do seu Blog pedir ajuda por meio da divulgação, pois meu irmão Vanderlei está com um nódulo na tireoide, precisa fazer uma cirurgia, me ajudem a salvar a vida dele por favor, que Deus toque no coração de vocês e nos ajudem.

Peço a cada um de vocês em oração e que nos ajudem com colaboração para ajudar meu irmão a fazer a cirurgia, não temos condições finaceiras.

Ele precisa fazer a cirurgia urgente.

Click no link e veja a campnha em prol de Vanderlei

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/cirurgia-da-tireoide-vanderlucia


Blogbraga/Campanha

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
àguia motos Coyote Click Tec Luz motos DPVAT Barreiras Delicia Mineiros Extreme MaxCar Elo Aço PM Online Celulares Guarda Municipal Gil Querência Máquinas Agrícolas Sportime Oeste Manutenção Dr. Márcio Rogério Pantanal AUTOCAR Floral Paraíso DBT Effect Global Casa da Ferramenta Silvano Santos Fontana G&G Magazine CISO Contabilidade Rondon Mimoaço Compre Bem Rabelo Mimogás Evolucao Mimoso Segurança Dique Denuncia G7 Polícia Civil P&F DM Reparos renda extra Cultura Grupo Marabá Unopar Digital Informatica Kenni Henke Casas Baiana Neli Dupará Açaí Paraíba Jaú Imperial Case